Utilizando a mesma plataforma do Fit, se propõe a ser um SUV pequeno por fora, espaçoso por dentro e eficiente quanto ao consumo de combustível
CR-V é um sucesso para a Honda desde o lançamento, em 1995. O problema é que ele não se encaixa bem nas garagens e nos bolsos de muitos clientes, apesar de manter suas dimensões básicas desde a primeira geração, com cerca de 2,62 m de entre-eixos e comprimento médio de 4,50 m por todo este tempo.
O sucesso do Fit nos EUA e as necessidades de compradores mais jovens fizeram com que a marca japonesa escolhesse este país, mais especificamente a cidade de Detroit (EUA), para apresentar um conceito de utilitário feito sobre a mesma plataforma, a GSC. Sim, ele será vendido nos EUA, no Japão e provavelmente na Europa, mas o foco do futuro SUV são os países emergentes. Como o Brasil. O conceito é chamado de Urban Concept SUV.
O nome definitivo ainda é desconhecido. Ele pode ser batizado de HR-V, como o primeiro utilitário compacto da Honda, fabricado de 1999 a 2006, mas um nome totalmente novo é mais provável.
Com a desistência de fazer o compacto Brio no Brasil, a marca japonesa optou por produzir o novo utilitário-esportivo na fábrica de Sumaré, no interior de São Paulo.
Ao contrário da concorrente Toyota, que optou por fazer no Brasil o compacto Etios, a Honda resolveu abrir mão da produção nacional do Brio – modelo pequeno como o Etios e criado para mercados emergentes, para usar o mesmo espaço na linha de montagem de Sumaré (SP) para fabricar o seu novo utilitário-esportivo compacto.
A produção no Brasil deve ter início no ano que vem. Ele será lançado também no Japão, no fim deste ano, e nos Estados Unidos, em 2014. O modelo americano irá da fábrica que a Honda tem nos arredores de Celaya, no México.
Para a marca japonesa, o novo SUV é uma carta importante para os seus objetivos de dobrar a produção mundial de modelos compactos até o fim de 2016. A apresentação em Detroit foi estratégica, pois o mercado de utilitários compactos nos EUA vem vendendo muito bem.
Se o nome segue misterioso, seu design não mais
Embora tenha sido apresentado como conceito, o Urban SUV incorpora as linhas do modelo que entrará em breve na linha de produção. Nota-se que ele tem vários elementos de estilo do novo Accord. O modelo foi desenvolvido sobre a nova plataforma compacta da Honda, que também dará origem à nova geração do monovolume Fit.
Medindo 4,30m, ele é cerca de 22cm menor que o CR-V, o que lhe dá, segundo a marca japonesa, bastante agilidade no trânsito urbano. As linhas do teto são bastante curvas e se assemelham às de um cupê.
Também chamam à atenção as fileiras de luzes de LED nos faróis, que se unem à grade e parecem sustentados pela barra horizontal. Os vincos laterais lembram um pouco o Hyundai ix35. Já as lanternas traseiras incorporam um ar de modelos da Audi.
A julgar pelas dimensões e pela estratégia da Honda, o novo modelo deve competir no Brasil diretamente com Ford EcoSport, Renault Duster, Peugeot 2008 e o futuro Chevrolet Tracker.
De acordo com as primeiras informações da marca japonesa, ele terá a mesma mecânica do Fit, mas é provável que entre as opções também figure o novo motor 2.0 flex que equipa o Civic e estreia no CR-V em abril. Ele desenvolve 150cv com gasolina e 155cv com etanol.
O câmbio CVT e a tração integral certamente também farão parte do cardápio. Por dentro, o modelo terá um novo sistema multimídia da marca, que vai conjugar áudio, Bluetooth, navegação, entretenimento etc.
Também não foi revelado quanto este novo modelo custará, mas o valor ficará entre o que custa o FIT e a CRV.
Por: Denise Andrade
Fotos: Divulgação