SUV médio ganha mudanças visuais e novos equipamentos mas perde potência e preço sobe na nova linha
O mercado de SUVs médios cresceu de forma exponencial desde que o Tiguan deixou de ser vendido por aqui em novembro de 2021. Três meses depois seria lançado o Taos importado da Argentina porém com nível de equipamentos inferior (além do menor porte) em relação ao Tiguan. Depois de uma mudança visual, o Tiguan R-Line está de volta já na linha 2024. Os concessionários já podem receber as encomendas e o preço em versão única é R$ 278,9 mil.
Há boas e más notícias com a volta do Tiguan ao Brasil. O visual mudou pouco, o SUV fica ainda mais equipado porém está uma geração atrás do Tiguan europeu que já é híbrido e o motor perdeu muita potência caindo de 220cv e 45kgfm (antigo 350TSi) para 186cv e 30kgfm de torque combinado com câmbio automático de oito velocidades e tração unicamente dianteira.
As mudanças visuais são praticamente tudo que há de novo no Tiguan 2024. Muda a dianteira com visual menos quadrado e novos faróis, novas rodas aro 19, um novo arranjo interno das lanternas em LED e por dentro mantém o mesmo desenho porém com muito mais itens de série.
Agora vem com controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego, alerta e frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, park assist, câmera de ré e sensores, freio eletrônico de estacionamento e carregador sem fio para celulares. A multimídia não é a Volksplay mas sim a Discovery Média de 8 polegadas mas com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Trata-de de um pacote bem mais completo que a anterior e tem como opcional o teto solar por R$ 10 mil.
O preço de R$ 278,9 mil já mostrar que recolocar o Tiguan no Brasil não é questão de estratégia de volume. Ele custa mais caro que todas as versões mais caras de modelos médios como Jeep Compass, Mitsubishi Eclipse Cross e Ford Territory sendo mais caro até mesmo que o conterrâneo Chevrolet Equinox e também Caoa Chery Tiggo 8, Haval H6 HEV e Toyota Corolla Cross, estes últimos já com motorização híbrida.