Atração no stand da Chrysler no Salão de Chicago 2013, o segredo deste SUV são os acessórios e a customização
Ter um importado já deixou de ser diferencial há algum tempo por aqui. Antes privilégio de poucos, a posse de um carrão ou SUV importado agora está ao alcance de muitos.
Para quem tem muita “bala na agulha” isso não chega a ser um problemas, pois é só questão de gastar mais para ter menos concorrência.
Para quem não quer ou não pode investir tanto ou faz questão de um modelo específico, a solução é customizar.
Foi desse modo que surgiu o Jeep Compass “True North”, que a Mopar, divisão de acessórios da Chrysler, criou para o Salão de Chicago de 2012 para comemorar os seus 75 anos e que a montadora exibiu no final do ano passado no seu stand no nosso Salão do Automóvel.
Com o sucesso da idéia, a proposta virou um kit, já disponível nos Estados Unidos. Lá, o preço é de cerca de 600 dólares, mas caso a Mopar, que agora já opera no Brasil, resolva oferece-lo por aqui, o preço promete ser bem mais salgado.
Externamente, o Jeep Compass True North se destaca pelas discretas barras quebra-matos dianteira e traseira tipo “brush-bar”, pela suspensão mais alta 50mm. e pelos pneus off-road, e pode ser identificado pelos adesivos nas portas e na tampa do porta-malas.
Um detalhe externo de muito efeito é a aplicação de adesivo preto fosco envolvendo toda a grade frontal desde as extremidades externas dos faróis, mantendo os contornos dos “gomos” da entrada de ar na cor da pintura do carro.
Os faróis de neblina dianteiros e as lanternas traseiras também receberam aplicação de máscara em adesivo preto fosco, mesmo material usado na base das portas, ajudando a criar uma ilusão visual de maior altura livre do solo.
Rodas de liga leve de 16 polegadas, teto, extensores dos para-lamas e barras quebra-matos dianteira e traseira também são em preto fosco, numa bonita combinação com a pintura em dois tons laranja metálica.
Por dentro, a grande sacada é o revestimento dos bancos com neoprene, o mesmo material usado nas roupas de mergulhadores, complementado por acabamentos personalizados nos pedais, soleiras, bandeja de porta-malas e manopla do câmbio. Dois inclinômetros – ongitudinal e lateral – instalados no centro do painel dão um toque final off-road.
Por: Amadeu Castanho Neto
Fotos: Divulgação