“Todo mundo tem interesse em proteger a pintura do carro e embeleza-lo”. A frase é de Paulo Renato de Mello, que com o sócio Nilton Santana está à frente da fabricante de acessórios NP Adesivos e Resinagem. Baseada nessa premissa e focada em produtos inovadores e de alta qualidade, a empresa vem conquistando cada vez mais espaço junto a lojistas e concessionários autorizados.
“Queremos oferecer aos lojistas de acessórios uma nova opção para complementar as suas vendas. Nossos produtos são ideais para serem oferecidos para quem vai instalar um novo som, um engate ou outro acessório, aumentando o ticket médio da venda e ainda deixando o consumidor satisfeito com o resultado.”
Tudo começou quando chegou a Paulo o pedido por um membro de um fórum de entusiastas do modelo, o Volkswagen Polo Clube, que desejava ter no seu carro uma frente cromada diferenciada. O produto não existia no Brasil e precisava ser importado da Alemanha, o que era muito difícil.
Então ele pesquisou o que havia no Exterior, viu como era produzido e desenvolveu seu primeiro produto, ainda terceirizando a produção. Naquela época, o produto era recebido do fornecedor, embalado e depois revendido. Mais tarde, comprou a primeira plotter de recorte e, com maior facilidade de produção e testes, passou a criar novos produtos.
Em 2007 Paulo começou a trabalhar numa nova empresa, onde conheceu Nilton. Algum tempo depois os dois sairam da empresa e resolveram passar a trabalhar juntos, criando a a NP em março de 2009.
Estratégias para o crescimento
A primeira sede foi uma sala de apenas 22m2, construída com divisórias na garagem da casa de Nilton. Inicialmente os produtos eram apenas em adesivo recortado e produzidos fora da empresa, mas logo foram agregados equipamentos que também permitiram a produção de produtos resinados.
A partir dos protótipos de alguns frisos de porta-malas, surgiram os primeiros produtos da linha de resinados. O grande impulso veio com a participação em eventos. O primeiro foi o Salão do Carro e Acessórios, em 2010, mais conhecido como o “Salão do Emerson Fittipaldi”, que era sócio no evento.
Os produtos, inclusive os primeiros resinados cromados, foram expostos no carro do próprio Paulo, adesivado em fibra de carbono, ainda novidade na época. Um gerente da Honda viu os produtos no carro, fez contato e depois de seis meses de conversações a NP passou a fornecer para a montadora, apenas um ano e meio depois da criação da empresa.
O processo de homologação foi decisivo para o crescimento da NP Adesivos. A Honda exigiu a compra de todos os equipamentos necessários, barrando a possibilidade de terceirização. Então, a NP comprou mais máquinas, o que exigiu a ampliação da a área ocupada.Depois dessa primeira ampliação, em 2010, a empresa fez outras duas e hoje a sede própria ocupa uma área quase quinze vezes maior do que a original.
A partir de então, empresa passou a desenvolver novos produtos, com as primeiras soleiras, foram criadas novas embalagens, e ela começou a ganhar mercado. Além do fornecimento aos concessionários da montadora, a NP vendia para seus produtos diretamente para pequenas lojas de acessórios.
Foi quando os sócios decidiram montar uma área comercial e mudar a estratégia, deixando de lado a venda direta às lojas especializadas e passando a atender apenas distribuidores, que passaram a ser os respondáveis pelo atendimento do varejo. Todos os clientes diretos foram orientados a procurar as distribuidoras.
Novas certificações
A partir de então, a NP passou a trabalhar na certificação de seus produtos em outras montadoras para venda como acessórios certificados nas concessionárias autorizadas. A segunda cliente dessa área foi JAC Motors. A seguir veio a Hyundai, “depois de um namoro de dois anos”, que envolveu até o envio de produtos para homologação na Coréia.
A montadora mais recente é a Fiat, cujo processo de certificação exigiu quase dois anos, mais uma vez com envio de produtos para homologação no Exterior, agora na Itália, para fornecimento de seus acessórios para os concessionários da marca. Atualmente, os acessórios da NP estão sendo homologados em outras duas montadoras, uma das quais já em estágio final.
Segundo Nilton e Paulo, a maior dificuldade encontrada por eles desde que a empresa foi fundada foi desenvolver um processo e encontrar os melhores materiais para garantir a produção de acessórios de qualidade, de modo a eliminar as possibilidades de reclamações.
“O uso de matérias-primas cuidadosamente escolhidas e fornecidas por marcas de primeira linha pode ser um caminho mais custoso, mas foi a opção escolhida pela NP para garantir um produto premium, que mantenha a aparência original por muito tempo de longa e que tenha um índice de retorno em garantia praticamente zerado”, explica Nilton.
“O nosso grande diferencial é a qualidade dos nosspos produtos, que têm exatamente a mesma qualidade e especificações tanto para o mercado de peças e acessórios (P&A) das concessionárias autorizadas quanto para o de acessórios automotivos. O adesivo, a resina, os equipamentos utilizados são exatamente os mesmos; o que muda é só a embalagem. Os materiais que usamos são específicos para uso na linha automotiva, que não agridem a pintura do veículo, que resista à exposição aos raios solares, à chuva, à poeira, à lavagem frequente, tudo o que possa agredir o produto.”, complementa.
“Para garantir a manutenção do alto nível de qualidade de seus produtos, a NP Adesivos os submete a constantes avaliações de diversos parâmetros, ao mesmo tempo que os lotes de matérias-primas recebidos dos fornecedores são constantemente auditados”, finaliza
Alta qualidade, baixo retorno
Ele destaca: “Não temos um produto A para montadoras e um produto B para o mercado de acessórios. Onde quer que o consumidor compre o nosso produto ele vai ter só o melhor. O nosso índice de retorno de produtos em garantia é extremamente baixo, inferior a 1% e mesmo assim, 90% desses retornos são devidos a erros de instalação”.
Paulo faz questão de dizer que por causa disso, o grande desafio da empresa é fazer com que o instalador consulte as instruções de instalação no manual que acompanha cada produto. “Elas são bem detalhadas e ensinam passo a passo tudo o que precisa ser feito para garantir uma instalação impecável do produto. Se isso for feito, acaba o retorno de produtos”.
“É preciso que a pintura do local do veículo onde o acessório vai ser aplicado esteja bem limpa e limpa de cera. A cera tem silicone, que é um produto que diminui a aderência e se ele não for bem removido, com o tempo o nosso acessório vai acabar se soltando”, ensina.
A linha de produtos da empresa hoje abrange soleiras, protetores de porta, protetor de porta-malas, bumper, protetor de maçaneta, protetor de quina de porta, etc, num total de oito famílias de produtos que cobrem 100% dos modelos nacionais, inclusive alguns fora de linha, num total de pouco mais de 2.400 itens diferentes.
A variedade de produtos é bastante grande. As soleiras, que são as campeãs de vendas da NP, têm cinco diferentes versões de acabamento, do modelo mais simples ao Premium, lançamento mais recente da empresa, que tem uma base de vinil preto mais ampla, sobre a qual é aplicado complemento personalizado em resina.
Nilton justifica a necessidade do produto, que oferece maior proteção à pintura, explicando que como o adesivo resinado não faz curvas, só pode ser aplicado sobre superfícies lisas. Já o adesivo em vinil, que é a base das soleiras Premium, se molda à caixa dos veículo, se adaptando a todas as dobras e curvas, que são onde existe maior probabilidade de os usuários baterem os pés e riscarem a pintura. Desse modo, o acessório alinha a proteção da soleira com a base em vinil à estética proporcionada pela parte superior resinada.
Paulo conta que a empresa faz continuamente pesquisas no mercado, tanto no Brasil quanto no Exterior, procurando localizar oportunidades e novidades: “Estamos sempre em busca de inovações. É o caso do protetor de maçanetas, um produto que lançamos há mais de seis meses e só agora está sendo mais conhecido no mercado”.
Concorrência desleal
Depois de começar a vender seus acessórios para o varejo especializado exclusivamente através dos distribuidores, a NP Adesivos passou a sofrer com a concorrência de outros fornecedores, que utilizam matérias prima de qualidade inferior e adotam práticas como a venda sem nota fiscal, por exemplo. Outros chegam ao ponto de não terem nem mesmo a empresa formalizada.
“Nossas vendas são 100% com nota e isso automaticamente aumenta o preço do produto. Concorrentes que vendem sem nota ou com meia nota podem ter preços um pouco inferiores, mas além disso ser um risco de multas para quem compra, a qualidade é muito mais baixa”, afirma Nilton.
“O pior é que o lojista e o consumidor final só vão descobrir isso depois que o produto for instalado. Nas fotos de catálogos ou sites de distribuidores, os acessórios podem parecer iguais, mas ao vivo o produto é muito diferente. Como disse um lojista que passou por isso, “comprei o mais barato e acabei pagando duas vezes”, complementa.
Política comercial e Marketing
No que diz respeito à política comercial, Nilton ressalta que a NP tem uma tabela única para todo o Brasil e que procura manter os preços de seus produtos nivelados, seja qual for o volume de compras do cliente: “O distribuidor do Nordeste ou do Sul vai pagar exatamente a mesma coisa que o distribuidor de São Paulo”.
O Marketing da marca é um fator avaliado como muito importante pelos sócios, que ressaltam o investimento em publicidade para o trade com anúncios mensais na AutoMOTIVO e a participação em eventos como o ENAN e o Fórum do mercado de Som e Acessórios.
Nilton ressalta que o retorno obtido com o ENAN foi excepcional: “Havíamos feito uma previsão de retorno do nosso investimento em 12 a 18 meses e em cinco meses o retorno já pagou todo o investimento tanto no ENAN quanto na publicidade na AutoMOTIVO”.
“Queremos oferecer aos lojistas de acessórios uma nova opção para complementar as suas vendas. Nossos produtos são ideais para serem oferecidos para quem vai instalar um novo som, um engate ou outro acessório. Todo mundo tem interesse em proteger a pintura do carro e embeleza-lo”, explica Paulo.
“Nossa estratégia era de enfrentar a crise investindo para conquistar novos clientes e tornar o produto mais conhecido fora da nossa base de então e se mostrou muito acertada. Conquistamos muitos clientes e continuamos em negociação com diversos outros. O retorno foi tão bom que já garantimos nosso espaço no ENAN 2016 e ainda investimos no Fórum”, complementa Nilton.
O próximo passo da NP é passar a divulgar a sua marca e seus acessórios para os consumidores finais, o que deve ser feito a partior de 2016. “Nossa intenção é de transformar a marca NP em sinônimo de produtos resinados”, explica Nilton.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Fotos: Divulgação