Quanto maior o nível dos equipamentos empregados no projeto, maior deve ser a especialização do profissional para conseguir alcançar o resultado esperado pelo cliente.
Talvez o início de tudo esteja em entendermos, como profissionais do ramo, que não existe milagre em relação ao custo do projeto envolvendo som de qualidade. Existem variáveis, mas não discrepâncias.
Se o custo para desenvolvimento de um projeto de som de qualidade fosse o mesmo que o de um projeto qualquer, todos escolheriam a primeira opção, mas, na prática, não é assim que acontece.
Mão de obra especializada requer um profissional que tenha investido em capacitação e adquirido experiência na profissão, assim como equipamentos de ponta necessitam de grandes projetos para serem desenvolvidos e testados e, convenhamos, isso tudo tem um custo.
Bom, bonito e barato é ilusão, e nesse mercado atual, com clientes cada vez mais bem informados e exigentes, iludir o cliente é o caminho para o fracasso.
Hoje existem várias marcas de equipamentos disponíveis no mercado, para atendermos a todo perfil de cliente e, assim, construirmos um projeto que atenda aos seus objetivos, ou seja, não cabe a nós definirmos o que está ao alcance do nosso cliente investir.
Tratando-se de entretenimento, cada um estipula o que quer gastar e onde quer chegar.
Cabe a nós informarmos ao nosso cliente o que cada equipamento irá lhe oferecer e, assim, deixá-lo livre para escolher.
Mesmo dentro de um conceito de som de qualidade, podemos separar os níveis de equipamentos disponíveis no mercado em:
1 – SQ de entrada: equipamentos que, de um modo geral, melhoram o sistema original do carro;
2 – SQ: equipamentos que transmitem qualidade na reprodução sonora;
3 – SQ Hi-End ou Hi-Fi: equipamentos de altíssima fidelidade sonora, capazes de reproduzir a sensação de estar no ambiente da gravação.
Quanto maior o nível dos equipamentos empregados no projeto, maior deve ser a especialização do profissional para fazer com que seu cliente atinja o resultado esperado e, na melhor das hipóteses, se surpreenda, fazendo aquilo que, para o profissional lojista, é o maior benefício: a propaganda “boca a boca”.
Autor: Euclides da Costa / Style Imports
Ilustração: Divulgação