A região Centro-Oeste do Brasil tem mostrado nos últimos tempos o seu poder no mercado de acessórios automotivos, tanto que várias distribuidoras abriram filiais na região, já vislumbrando não só o poder de compra da região, mas o quão vantajosa logisticamente ela está localizada.
A região tem como limites os estados de Goiás a Nordeste, Minas Gerais a leste, Mato Grosso (Norte), Paraná (Sul) e São Paulo (Sudeste), além das fronteiras com Bolívia e Paraguai.
Trabalhando a 14 anos no segmento de autopeças e acessórios, a Recoma Repr. Com., aqui representada por Eraldo Padilha Machado Filho, atua com diversas marcas do setor, entre elas a Bepo. Com atuação freqüente no Estado do Mato Grosso do Sul, agora também está presente nas principais cidades do Estado do Mato Grosso.
“Atendemos todas as cidades de potencial nos dois estados”, afirmou Eraldo.
Para conhecer um pouco mais sobre o mercado destes dois importantes estados do centro-oeste do país, acompanhe a entrevista de Eraldo Padilha Machado Filho à equipe da AutoMOTIVO:
Quais os diferenciais da região do Centro-Oeste do país?
É uma região que está em grande desenvolvimento, pois tem regiões com economias distintas e que está prospectando grandes investimentos. O mercado é muito promissor e por isso, com um grande potencial de crescimento. Para que continue crescendo desta maneira, precisamos nos dedicar ao máximo e trabalhar com ainda mais dedicação.
De toda linha de acessórios e peças vendidas pela representação, qual acredita ser o campeão de vendas?
Um dos itens que mais vendemos é a linha de Tanques de Combustível, seguida da linha de Acessórios e Escapamentos.
Os grandes lançamentos, normalmente, acontecem em Feiras na cidade de São Paulo. Há uma preocupação dos fabricantes de levar o representante de outros estados a estes lançamentos?
Sim, sempre que acontecem essas feiras, a grande maioria dos representantes se faz presente para ver quais são as tendências do mercado e o que vem surgindo de novidades. Mas isso independente dos fabricantes levarem os representantes, precisamos estar antenados e por isso quando não há a interferência direta do parceiro, nós devemos procurar participar e nos atualizar.
Existem eventos regionais de importância para apresentar aos clientes locais os lançamentos. Como funciona esta questão?
Não, aqui na região as divulgações são feitas, principalmente, por nós representantes. O que também nos ajuda, é o anuncio dos fornecedores nos principais veículos de mídia especializada como a Revista AutoMOTIVO.
Há ainda alguma dificuldade, ou algo que os fabricantes poderiam fazer para tornar melhor o trabalho do seu representante?
Existem varias ações que podem ser feitas, e esperamos que os fabricantes utilizem de criatividade para realizá-las, já que hoje o que implica muito nisso é questão financeira, e entendemos que as empresas hoje trabalham com verbas muitos justas para lidar com essas ações.