Revista AutoMOTIVO testa a dupla equipada com motor 2.0 turbo de 307cv e lista completa por preço salgado de série
Há cerca de 15 anos carro esportivo era significado de motor V6, V8 ou V12 com duas turbinas e rendimento entre 300 e 400cv. Com a tecnologia passamos a nos acostumar com o chamado “downsizing” que significa o uso de motores menores e mais eficientes no consumo e desempenho. Fruto dessa expressão a Mercedes Benz lança no país os SUVs GLA e GLB 35 AMG que são versões esportivas dos seus modelos compactos em versões de cinco e sete lugares. Além do visual aprimorado pela proposta esportiva, a dupla chega com uma fórmula mecânica interessante. Até o momento os dois modelos eram oferecidos com o motor 1.3 turbo de 163cv e agora, melhores e bem mais caros, ganham o motor 2.0 turbo aliado a uma transmissão de dupla embreagem de oito marchas e tração integral 4Matic.
O anúncio foi feito no início de março e agora a marca da estrela começa a entregar as primeiras unidades. A revista AutoMOTIVO testou a dupla dias antes do lançamento em um autódromo no interior paulista.
Diferentes das versões com motor 1.3, os modelos com assinatura AMG tem sua identidade própria. No GLA a proposta do crossover de cinco lugares é mais esportiva com a grade de faixas verticais, a “asa A” do para-choque com novo desenho mais agressivo, dupla saída de escapamento, frisos laterais exclusivos e rodas raiadas de 21 polegadas que guardam os amplos discos de freio de 330mm na dianteira e 320mm na traseira.
Já o GLB mantém seu visual mais classudo com linhas mais retas e farois menos afilados. A grade vertical segue a mesma receita assim como os frisos laterais, os racks de teto e a traseira de corte retilíneo com lanternas maiores. Por dentro, além do volante AMG, tem bancos com assinatura exclusiva e painel com acabamento de alumínio repetindo o mesmo veludo e couro aplicados no GLA com bastante qualidade (esperada) e esmero na montagem. Por dentro, painel com aplique de cores, preto brilhante, alumínio e veludo numa combinação de proposta esportiva.
O acesso para a terceira fileira de bancos é facilitado pelo trilho e o rebatimento é feito por fitilhos de nylon que permitem usar cinco ou sete assentos de forma fácil. No primeiro contato com o GLB, o crossover se mostra adequado só para levar adultos de estatura reduzida ou crianças.
A Mercedes-Benz orgulha-se de oferecer em sua bancada os motores quatro cilindros mais fortes do mundo. A fórmula do GLA e do GLB 35 é composta pelo motor M260 2.0 turbo com injeção direta alimentado por gasolina. Desenvolve 306cv com elevados 40,7kgfm de torque com tração integral 4Matic e câmbio DCT de dupla embreagem e oito marchas desenvolvido especificamente pela AMG para os dois modelos. O zero a 100km/h surpreende na pista. O GLA cumpre a meta em 5,2s enquanto o GLB o faz em 5,3s.
No primeiro contato com a dupla, pudemos acelerar o motor M260 na pista do Haras Tuiuti com suas retas longas e curvas bem travadas com bons desníveis. Foi o suficiente para testar a aceleração de 0-100km/h onde o motor 2.0 turbo sobe de giro entregando potência incomum para um propulsor pequeno em um carro grande. Além da esperada qualidade do veículo, se nota a preocupação em deixá-lo jovial com a proposta esportiva. Com frenagem eficiente, bem como o trabalho do distribuidor de frenagem, mantém a conduta esportiva a contento, ao menos neste primeiro contato. Os modos de condução também se mostraram bem distintos entre si e também devem mudar bastante o parâmetro de consumo do GLA e GLB. Quem quer acelerar vai encontrar seu ajuste ideal e quem deseja usar o crossover somente na cidade com uma conduta “familiar”, terá um modelo bem ajustado para esse perfil. Essa inclusive é a intenção da Mercedes-Benz ao oferecer um dois em um com seus consagrados GLA e GLB nesta nova roupagem.
A bordo do GLA e GLB 35 AMG há itens como bancos esportivos com regulagem elétrica e memória, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de estacionamento, farois full LED, teto solar panorâmico, retrovisores rebatíveis e antiofuscamento, ar condicionado automático e digital com duas zonas além dos esperados controles de tração e estabilidade, conjunto de airbags, freios ABS com disco ventilado nas quatro rodas entre outros itens. O preço do GLA é R$ 494,9 mil e o GLB sai por R$ 504,9 mil ambos com oito cores a escolher incluindo duas sólidas, preto e branco, e sem pacotes de opcionais ou cobrança extra pela escolha de cores.
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