Existem empresas que marcam presença no segmento com uma estratégia específica, voltada para um determinado tipo de atendimento: tal é o caso da Comercial MS, distribuidora localizada em São José dos Campos (SP), que possui um site com forte volume de vendas, capaz de alavancar o crescimento da empresa e abrir um amplo horizonte de possibilidades para a distribuidora. Veja na reportagem:
Há quanto tempo a Comercial MS está no mercado?
Edson Montanari: Há 17 anos nós entramos no mercado de distribuição de som e acessórios automotivos, e demos início ao trabalho que nos trouxe até aqui.
A empresa sempre teve os mesmos donos?
E.M.: Sim, estou aqui desde a fundação da empresa, e prezo pelos princípios que regem sua atuação.
Qual era a intenção da empresa, em seu início?
E.M.: A empresa tinha como ramo de atividade primária a comercialização de embalagens. Com a terceirização de setores e mudança do mercado, passamos a trabalhar com lâmpadas e, a partir daí, fomos entrando no segmento de forma sólida, somando produtos e crescendo em volume – até chegar onde estamos hoje.
Hoje vocês possuem um foco grande no e-commerce (internet). Como isso se dá?
E.M.: Nós partimos de um princípio básico de que precisávamos atender o cliente em todos os níveis, todos os lugares, todas as esferas – entendendo seus hábitos de consumo, seu produtos preferidos e seus principais canais de comunicação. Por isso, vimos na internet um canal direto com esse cliente, já que nele podemos interagir e apresentar nossa empresa de forma plena. E a internet – que tanto para nós quanto para outras empresas era uma tendência, uma promessa – tornou-se algo definitivo, uma realidade que nos dava um campo de atuação comercial cheio de desafios, mas também cheio de possibilidades para qualquer ambiente empresarial.
Quais acessórios o site mais vende?
E.M.: Basicamente alarmes, CDs e mp3 players, falantes, amplificadores…
Mais som automotivo?
E.M.: Sim, e miudezas – fios, capacitores, telas, parafusos, e por aí vai. Porque o lojista faz as compras na internet para repor seu estoque, depois de um dia de trabalho.
Qual o perfil do cliente que compra via internet?
E.M.: Bem, eu costumo dizer que nós temos três tipos de clientes, aqui na distribuidora: 1. aquele que não compra via internet de jeito nenhum; 2. aquele que compra via representante e já faz algum pedido via internet; e 3. aquele que migrou de vez para o canal online e só compra via internet.
Qual a porcentagem de seus clientes já migrou para a internet?
E.M.: Creio que será algo em torno de 10%, até o final do ano.
De que forma a empresa busca seu crescimento, nos dias atuais?
E.M.: Diante de um cenário tão dinâmico, procuramos estar bem atentos em tudo que está relacionado aos nossos clientes e aos produtos que comercializamos. Isso vai desde preços de concorrência até desenvolvimento e ações de marketing, buscando aprimoramento constante. A internet fez parte disso, mas a busca pela excelência é uma constante.
Como vocês veem o mercado atualmente, e como vocês acreditam que ele reaja ao crescimento da Comercial MS e à atuação da empresa?
E.M.: Tudo está mudando de forma muito rápida: a quantidade de produtos e empresas do setor aumentou significativamente nos últimos anos, e a internet (sem dúvida) foi algo que mudou o comportamento do consumidor. Ou seja: ele deixou de ser um agente passivo e começou a questionar mais sobre o produto, sendo mais seletivo e exigente. Isso faz toda a diferença, porque obriga o comércio a mudar, se especializar, ter mais qualidade.
Por tudo isso, qual deve ser a estratégia de crescimento para os próximos anos, e com que dinâmica vocês esperam implementar ações para que esta trajetória de crescimento se consolide?
E.M.: Ampliar o foco em nossos clientes sem dúvida será o nosso carro-chefe. Estamos procurando estar bem presentes junto a nossos clientes, conhecendo-os cada vez mais para entender suas necessidades e desafios, buscando antecipar suas preocupações para que possamos atendê-los rápida e plenamente. Por isso, temos uma grande preocupação com relação à capacitação: investimos muito em treinamento técnico, palestras, cursos e participação em diversos eventos, sempre procurando trazer mais informação e conhecimento a eles. Pois o sucesso deles no mercado também é o nosso sucesso.
Boa Tarde , gostaria de saber qual o CNPJ da empresa , pois não estou conseguindo achar para fazer a consulta no sintegra . Fico no aguardo
Olá, Thatiane.
Para obter o CNPJ dessa distribuidora você precisa entrar em contato diretamente com ela, pois a AutoMOTIVO não disponibiliza dados sobre assinantes ou clientes.
Cordialmente,
Amadeu Castanho