Não é uma receita mágica, mas pequenas ações podem ajudar bastante a sua loja a atrair clientes.
Atrair clientes é o sonho de toda empresa, seja de varejo ou serviços. E claro que esta não é uma tarefa fácil. Atrair clientes requer foco no mercado, profissionalismo e, além de tudo investimento.
O mercado muda constantemente, e as lojas precisam se adaptar a essas mudanças para continuar atraentes ao consumidor. Isso sem falar da concorrência que cresce constantemente com as lojas virtuais e magazines. Para se manter forte frente todas essas adversidades é preciso de foco no seu negócio.
Conhecer o seu produto, seu estabelecimento, seu cliente e criar um atendimento especializado que atenda a este cliente em todas as suas necessidades. Ele não terá porque procurar outro lugar se sentir totalmente satisfeito na sua loja. Conheça algumas ações que podem ajudá-lo:
Promova a loja
Promova ações de relacionamento, de entretenimento, faça eventos temáticos, chame o cliente para dentro da loja. Um exemplo é a loja Auto Kakos, que na inauguração da loja em novo endereço convidou fornecedores, parceiros e clientes para conhecer o novo espaço e lançamento de produtos. Segundo o gerente Gabriel Hoffmann, o evento deu bastante destaque à loja.
Identidade
Atualmente, aquelas lojas em fundo de garagem, com aspecto bagunçado, com caixas de papelão para todo lado já perderam espaço e tendem a sumir. O cliente hoje busca um espaço de conforto para cuidar do carro, até porque são serviços relativamente demorados e o tipo de consumidor gosta de acompanhar este trabalho.
Um exemplo de espaço limpo e aconchegante é a loja Leandrini, que tem duas lojas com a mesma identidade visual, privilegiando espaço clean e conforto do cliente.
“Nós conhecemos o nosso cliente e preparamos um espaço para que ele se sinta bem. Mas é preciso conhecer o seu cliente, não adianta ter uma loja bonita se você não o atender bem e com qualidade”, afirmou Thelly Leandrini, proprietário da loja.
Show room e Espaço de Conforto
Que tal eliminar as barreiras de acesso à loja e aos produtos? Diga não aos vendedores com ar de superioridade, aos balcões e, se for o caso, até à porta de entrada.
Quanto mais o produto puder ser tocado, maior será a chance de venda. As lojas que tem privilegiado a apresentação dos produtos num espaço “show room” também tem ganhado espaço.
O que o lojista precisa entender é que o público dele mudou, o consumidor conquistou um poder aquisitivo melhor nos últimos anos e também está mais exigente, por isso escolhe produto e atendimento melhores.
Para Nelson Jordão, gerente da Young Sound o cliente privilegia uma loja onde ele se sinta bem.
“O perfil do cliente que recebemos hoje mudou, apesar de a grande maioria ainda ser o homem, nós passamos a receber cada vez mais famílias e mulheres na loja e precisamos ter um espaço para que eles passem o tempo de maneira confortável, enquanto a venda e o serviço são executados”, afirmou.
Hoje a Young Sound tem um espaço de conforto completo e conexão Wi-fi para “a nova geração que já chega à loja com seus tablets e joguinhos”.
Conhecimento e profissionalização
Hoje o consumidor também está cada vez mais antenado. Ele chega à loja sabendo o que ele quer e como ele quer, mas às vezes ele “acha” que sabe e cabe ao vendedor/ instalador esclarecer ao cliente qual o produto mais adequado ao projeto. Nelson Jordão conta que é preciso conhecer a necessidade real do cliente para intervir e identificar a melhor solução!
Mas para isso é preciso conhecer bem os produtos e serviços que oferece e investir sempre em aprimoramento profissional. “Hoje o ponto forte das lojas é a mão de obra especializada. O dono da loja precisa ser um profissional, entender do que ele vende para não ficar na mão dos instaladores, que hoje estão cada vez mais raros, pelo menos os bons. Por isso nós fazemos questão de conhecer de tudo o que cerca o nosso negócio”, contou Thelly Leandrini.
Parcerias
Firmar parcerias com outros varejistas pode ser uma maneira de agregar valor a sua loja. A Top’s Hi Tech, por exemplo, abriu o leque e além de atender ao consumidor final, atende bem a outros lojistas com a distribuição de acessórios. “Hoje priorizamos o nosso cliente lojista, pois acreditamos que a venda hoje esta cada vez mais atrelada à mão de obra qualificada e atualmente existem lojas oferecendo os melhores serviços”, afirmou o proprietário Adilson Oshiro.
Mas as parcerias se tornaram importantes em outros setores também. Um exemplo de como elas podem ser rentáveis é mostrado por Nelson da Young Sound: “Muitos carros saem hoje das concessionárias com acessórios de fábrica e o cliente apesar de querer mudar fica temeroso de perder a garantia. Nós mantemos uma parceria com as concessionárias para manter a garantia dos produtos e dar segurança a este cliente”.
Solução completa.
Hoje o cliente não busca um produto, ele espera resolver um problema, seja a compra de um simples CD Player ou o projeto completo do automóvel. Os lojistas precisam cada vez mais identificar essa necessidade para o consumidor saber que na sua loja ele resolve o problema dele.
“Fazemos questão de conhecer o nosso fornecedor. Depois de apanhar muito do mercado, passamos a trazer nós mesmos muitos dos produtos que vendemos na loja. Hoje dominamos todos os processos, e serviços para garantir a segurança do nosso cliente, e ele sempre volta”, afirmou Thelly Leandrini.
Por: Denise Andrade
Fotos: Equipe AutoMOTIVO
Gostei muito das publicações. Faltava esse tipo de reportagem!
Obrigado pelo comentário e pelo estímulo, Djalma!
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