Durante décadas, ter um Alfa Romeo foi o mais perto que se podia chegar do sonho de ter um carrão italiano de design instigante, desempenho quase esportivo e preço que dava para encarar depois de algum sacrifício.
Durante um longo período de baixa inspiração, a marca do grupo Fiat quase sumiu, perdida numa luta contra os modelos das co-irmãs Fiat e Lancia, na qual as suas características quase foram canibalizadas.
Com as mudanças no Grupo Fiat-Chrysler (FCA) e a percepção de que a boa fama da marca no mercado norte-americano poderia resultar em vendas expressivas, a Alfa Romeo recebeu uma massiva injeção de recursos e agora volta com tudo.
O resultado mais visível da nova fase é o belo 4C, um modelo para dois ocupantes com motor central que equilibra com perfeição o aspecto agressivo ao desempenho de um esportivo, o tamanho compacto exigido pelo trânsito das grandes cidades, a economia exigida pelo mercado atual e um preço de tabela razoavelmente acessível.
Ou seja, exatamente o que um número apreciável de consumidores no mundo todo deseja e está disposto a pagar: um carro de visual muito atraente, ágil, arisco, compacto e que custe relativamente pouco – cerca de 60 mil euros na Europa.
Para dar um tempero ainda mais picante a essa combinação, o Alfa Romeo 4C é produzido nas modernas instalações da Maserati, em Modena, na Itália, cidade que também é o berço da Ferrari e fica a poucos quilômetros de distância de Sant’Agata Bolognese, sede da Lamborghini.
Por baixo da carroceria estilosa de apenas 3,99 metros de comprimento e pouco mais de 1 metro de altura, o 4C abusa da tecnologia. Sua estrutura é uma combinação de fibra de carbono e alumínio, garantindo um conjunto seguro resistente e muito leve.
O chassi propriamente dito, um monocoque em fibra de carbono, pesa apenas 65 quilos. A carroceria é estampada em chapas de composite de aço, material que tem o mesmo desempenho estrutural e permite uma economia de peso da ordem de 20%.
Graças a todo o esforço dedicado à utilização de materiais leves, o peso total do modelo é de apenas 895 kg na versão europeia, o que resulta numa relação de só 4 kg/cv. Na versão para os Estados Unidos, onde a severa legislação exige o uso de considerável quantidade de reforços estruturais, o peso total passa a ser de 995 kg.
Para levar o Alfa Romeo 4C até bons 258 km/h de velocidade máxima, a fábrica desenvolveu um motor de alumínio com quatro cilindros em linha de 1,7 litro que, com a ajuda de um turbo compressor, atinge 240 cv.
A transmissão de seis marchas Alfa TCT com dupla embreagem a seco, acionada por borboletas junto ao volante, ajuda o modelo a acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos.
O ajuste eletrônico, chamado pela Alfa Romeo de DNA, permite quatro setups diferentes, batizados de Dynamic, Natural, All Weather e Race. Eles atuam sobre motor, câmbio, suspensão e até componentes como os freios ABS e o controle eletrônico de estabilidade.
Os freios a disco nas quatro rodas são da marca Brembo, com 12 polegadas na dianteira e 11,5 na traseira. As rodas de liga leve são montadas em pneus Pirelli P-Zero e podem ser de diferentes medidas. As originais são 205/45 R17 na frente e 235/40 R18 atrás, com a opção de usar aros 18 na frente e 19 na traseira.
O interior é propositalmente espartano, com apenas um grande monitor digital multicolorido posicionado em frente ao motorista, para quem estão voltados todos os controles, característica marcante nos carros da marca.
Segundo muitos relatos, as chances do Alfa Romeo 4C ser importado são grandes, mas como no momento a FCA está concentrada na montagem da rede de concessionárias para revender o Jeep Renegade, não está claro se a montadora investirá também em revendas, técnicos treinados e estoques de peças Alfa Romeo. Os saudosistas da marca certamente agradeceriam.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação