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Alfa Romeo 4C, o mito italiano retorna em grande estilo

Alfa-Romeo-4C

Durante décadas, ter um Alfa Romeo foi o mais perto que se podia chegar do sonho de ter um carrão italiano de design instigante, desempenho quase esportivo e preço que dava para encarar depois de algum sacrifício.

Durante um longo período de baixa inspiração, a marca do grupo Fiat quase sumiu, perdida numa luta contra os modelos das co-irmãs Fiat e Lancia, na qual as suas características quase foram canibalizadas.

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Com as mudanças no Grupo Fiat-Chrysler (FCA) e a percepção de que a boa fama da marca no mercado norte-americano poderia resultar em vendas expressivas, a Alfa Romeo recebeu uma massiva injeção de recursos e agora volta com tudo.

O resultado mais visível da nova fase é o belo 4C, um modelo para dois ocupantes com motor central que equilibra com perfeição o aspecto  agressivo ao desempenho de um esportivo, o tamanho compacto exigido pelo trânsito das grandes cidades, a economia exigida pelo mercado atual e um preço de tabela razoavelmente acessível.

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Ou seja, exatamente o que um número apreciável de consumidores no mundo todo deseja e está disposto a pagar: um carro de visual muito atraente, ágil, arisco, compacto e que custe relativamente pouco – cerca de 60 mil euros na Europa.

Para dar um tempero ainda mais picante a essa combinação, o Alfa Romeo 4C é produzido nas modernas instalações da Maserati, em Modena, na Itália, cidade que também é o berço da Ferrari e fica a poucos quilômetros de distância de Sant’Agata Bolognese, sede da Lamborghini.

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Por baixo da carroceria estilosa de apenas 3,99 metros de comprimento e pouco mais de 1 metro de altura, o 4C abusa da tecnologia. Sua estrutura é uma combinação de fibra de carbono e alumínio, garantindo um conjunto seguro resistente e muito leve.

O chassi propriamente dito, um monocoque em fibra de carbono, pesa apenas 65 quilos. A carroceria é estampada em chapas de composite de aço, material que tem o mesmo desempenho estrutural e permite uma economia de peso da ordem de 20%.

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Graças a todo o esforço dedicado à utilização de materiais leves, o peso total do modelo é de apenas 895 kg na versão europeia, o que resulta numa relação de só 4 kg/cv. Na versão para os Estados Unidos, onde a severa legislação exige o uso de considerável quantidade de reforços estruturais, o peso total passa a ser de 995 kg.

Para levar o Alfa Romeo 4C até bons 258 km/h de velocidade máxima, a fábrica desenvolveu um motor de alumínio com quatro cilindros em linha de 1,7 litro que, com a ajuda de um turbo compressor, atinge 240 cv.

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A transmissão de seis marchas Alfa TCT com dupla embreagem a seco, acionada por borboletas junto ao volante, ajuda o modelo a acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos.

O ajuste eletrônico, chamado pela Alfa Romeo de DNA, permite quatro setups diferentes, batizados de Dynamic, Natural, All Weather e Race. Eles atuam sobre motor, câmbio, suspensão e até componentes como os freios ABS e o controle eletrônico de estabilidade.

Painel de instrumentos da Alfa-Romeo-4C

Aspecto do painel de instrumentos

Os freios a disco nas quatro rodas são da marca Brembo, com 12 polegadas na dianteira e 11,5 na traseira. As rodas de liga leve são montadas em pneus Pirelli P-Zero e podem ser de diferentes medidas. As originais são 205/45 R17 na frente e 235/40 R18 atrás, com a opção de usar aros 18 na frente e 19 na traseira.

O interior é propositalmente espartano, com apenas um grande monitor digital multicolorido posicionado em frente ao motorista, para quem estão voltados todos os controles, característica marcante nos carros da marca.

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Chave com controle da trava personalizado e chaveiro. Será quwe a idéia pega no Brasil?

 

Segundo muitos relatos, as chances do Alfa Romeo 4C ser importado são grandes, mas como no momento a FCA está concentrada na montagem da rede de concessionárias para revender o Jeep Renegade, não está claro se a montadora investirá também em revendas, técnicos treinados e estoques de peças Alfa Romeo. Os saudosistas da marca certamente agradeceriam.

Alfa Romeo 4C (European-spec)

O segredo está nos detalhes!

 

 

Texto: Amadeu Castanho Neto

Imagens: Divulgação

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