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Audi Q3 – o SUV que vai ganhar passaporte brasileiro

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Não tem discussão: os SUVs vieram para ficar e se tornam um segmento cada vez mais forte no mercado automotivo no mundo todo. Montadoras de todo o mundo tratam de incluir nas suas linhas modelos que misturam características de utilitários a atributos de carros de passeio, como conforto, dirigibilidade e desempenho.

No Brasil não é diferente: a oferta de veículos desse tipo é cada vez mais ampla e os resultados de emplacamentos mostram que as montadoras não estão colocando suas fichas neles à toa. No que diz respeito ao mercado de som e acessórios, ignorar os SUVs é um jeito seguro de deixar de ganhar dinheiro.

Batizados no exterior de Sport Utility Vehicles, ou utilitários esportivos, os SUVs formam uma família cada vez maior e mais diversificada, que abrange desde os verdadeiros utilitários com toques mais esportivos até os veículos eminentemente urbanos e sem a menor vocação para uma estrada de terra, que ganham alguns retoques – na maioria estéticos – e o sufixo Cross para tirarem proveito dessa onda.

Na fila para ser brasileiro

Em função de todo o sucesso que os SUVs vêm fazendo no Brasil, não é de estranhar que o Q3 tenha sido escolhido pela Audi como um dos dois modelos a serem montados na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, a partir do próximo ano (o outro é o sedan A3). Importado no Brasil desde 2012, o Q3 é comercializado no mercado brasileiro por um preço médio de R$ 132 mil (modelo que já anda por aqui é o que abre a matéria).

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Anunciado pela montadora alemã como “o compacto multi tarefas da marca das quatro argolas”, o Q3 tem estética de utilitário, mas não abre mão do comportamento mais esportivo característico dos veículos da fábrica alemã. É o que a Audi chama de “esportividade urbana”.

Visto de frente, ele não deixa nenhuma dúvida do seu DNA, com a entrada de ar que chama a atenção pela altura, começando quase no limite do spoiler dianteiro e o marcante formato trapezoidal, ladeada por estreitos faróis bi-xenônio com luzes diurnas em LED.

O pacote mecânico do Q3 inclui duas opções de motor de dois litros, com 170 e 211 cv, respectivamente. A adoção da tecnologia Turbo FSI, que combina injeção de combustível FSI e um turbocompressor conferem ao motor mais potência e mais eficiência, ajudando na obtenção de marcas como um consumo médio de até 13,0 km/litro.

suv-audi-Q3-rodaO Q3 embute outras soluções tecnológicas, como o alternador com recuperação de energia, que permite que a energia cinética seja convertida em energia elétrica útil quando o veículo está em descidas ou em processo de frenagem. Por sua vez, essa energia é usada para ajudar o alternador em uma aceleração posterior, gerando até 3% de economia de combustível.

Outra é o opcional Audi Drive Select, que permite que o motorista use um botão para selecionar o ajuste que preferir para o seu SUV, privilegiando um dos quatro modos de condução disponíveis: conforto, dinâmica, auto ou eficiência.

Por trás do botão está um sofisticado sistema que combina a tração integral quattro® e a transmissão S tronic de 7 velocidades para encontrar a combinação ideal para oferecer o resultado desejado. No modo eficiência, por exemplo, a embreagem é desengatada pela transmissão S tronic quando o veículo está andando sem tração, o que se reflete na redução do consumo de combustível.

Equipamentos e acessórios

A Audi oferece o Q3 em três versões: Attraction, Ambiente e Ambition, que incluem equipamentos como assentos dianteiros com ajustes elétricos, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro ou dianteiro e traseiro, sensores crepuscular e de chuva, vidros e retrovisores com acionamento elétrico, alarme e trava com controle remoto, sistema de som com Bluetooth dotado de dez alto-falantes e outros. Conforme a versão, alguns equipamentos são opcionais.

suv-audi-Q3-painel suv-audi-Q3-porta-malas Equipamentos como acesso keyless (sem chaves), sistema automatizado de estacionamento com câmera de ré, computador de bordo com display colorido, sistema de som Bose de 465w com 14 alto-falantes e o Audi Drive Select só são oferecidos como opcionais.

Entre os acessórios originais, a fábrica oferece suporte para bicicleta escamoteável para fácil acesso ao porta-malas, berço para smartphone embutido no console central, cabide metálico cromado para paletós adaptável ao suporte dos encostos de cabeça.

Em outros mercados no Exterior a linha de acessórios é complementada por itens como rack, engate removível, lavador de faróis, detector com aviso de mudança de faixa, monitor de pressão de pneus e controle de descidas íngremes, além de muitos pacotes de acabamento.

Opção para quem gosta de esportivos

Para os consumidores exigentes a ponto de não se contentarem com o desempenho de um Audi normal, a empresa está incorporando à gama de modelos oferecida no Brasil o RS Q3, primeiro SUV esportivo do mercado.

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Apresentado no Salão Genebra do ano passado, o modelo é especialmente preparado pela divisão quattro da Audi, responsável pelos seus veículos de alto desempenho, como o RS 7 Sportback e a perua RS 6 Avant, que a empresa também comercializa no Brasil.

Uma das principais diferenças do RS Q3 em relação ao seu irmão mais comportado é o motor, que passa a ser um 2.5 de cinco cilindros, com 310 cavalos de potência e 42,8 kgfm de torque, que permite que ele acelere de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos e alcance 250 km/h, limitados eletronicamente. O câmbio de sete marchas é dotado de shift-paddles na direção, com alavanca opcional.

Outras são a suspensão rebaixada em 25mm, discos de freio trabalhados e dotados de pinças de oito pistões, a bateria deslocada para o porta-malas para melhor distribuição de peso e equipamentos exclusivos, como o Launch Control, similar ao controle de largada usado na Fórmula 1, que controla a aceleração do SUV da imobilidade até alcançar a tração ideal.

A lista de equipamentos inclui controle eletrônico de estabilização (ESC) desativável, sistema de estacionamento automático, sistema de som com 10 alto-falantes e sistema Star/Stop, que ajuda o motor a economizar combustível em trajetos urbanos.

Por: Amadeu Castanho Neto

Fotos: Divulgação

 

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