Crossover será fabricado em uma linha de montagem exclusiva no Paraná
A Audi do Brasil informou hoje que produzirá carros novamente no Brasil. A marca alemã irá fabricar a atual geração do Q3 e Q3 Sportback em São José dos Pinhais, no Paraná. Inclusive, foi nesta unidade fabril que a empresa produziu a antiga geração do A3.
De acordo com Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil, “estamos muito felizes em anunciar a retomada da produção na fábrica de São José dos Pinhais, a única da marca na América do Sul. Mesmo em um momento desafiador, a empresa sempre trabalhou para viabilizar a fabricação nacional por acreditar no potencial do País e na credibilidade que a marca ganha na visão dos nossos clientes”. O evento de reinauguração da linha teve a presença de Carlos Massa Ratinho Junior, Governador do Estado do Paraná, Abílio Oliveira, presidente da Assoaudi, e demais autoridades e representantes da empresa.
Segundo a Audi a produção do Q3 com motor 2.0 em suas duas carrocerias será feita em uma linha de montagem exclusiva, a mesma que produziu a geração anterior do SUV até 2019. Os modelos chegarão no porto de Paranaguá divididos em conjuntos de peças e partes vindos da fábrica de Györ, na Hungria, para a montagem em solo brasileiro. Será a primeira vez que produtos com tração integral Quattro serão feitos no Brasil.
O motor 1.4 das unidades importadas não será produzido localmente e a Audi espera explorar faixas superiores dentro do crossover premium ao optar pelo 2.0 TFSi que oferece cerca de 230cv, o que deve sofrer diminuição em função do Proconve PL7. O RS Q3 seguirá como importado e com o motor 2.5 TFSi.
A Audi do Brasil também confirmou um investimento de R$ 20 milhões em instalação de pontos de recarga ultrarrápidos de 150kw. Nestes carregadores, o 100% elétrico Audi e-tron, por exemplo, recarrega a bateria de 0% a 80% em menos de 25 minutos.
Localmente a Audi iniciou a produção em 1999 onde foram feitos os Audi A3 da primeira geração até o ano de 2006. Em 2012 a Audi voltou a produzir o compacto no país dentro do programa Inovar-Auto com exclusivo motor flex além do Q3 até 2020, quando a produção foi suspensa pela segunda vez. A lista de equipamentos completa e os valores do Q3 e Q3 Sportback serão divulgados em breve em conjunto com o início da pré-venda.
Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de dezembro, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.