Home / Instalação / Para Instaladores / Caixa Acústicas – parte 2

Caixa Acústicas – parte 2

CX-ACUSTICA-PARTE02

Por: Serginho e Billa, da Stop Car Audio Design

Como citamos na edição anterior, vamos falar sobre caixas dutadas (ou bass-reflex). Antes de tudo, vamos relembrar o assunto sobre EBP (eficiência da banda passante), lembrando que as caixas dutadas o EBP tem que ser iguais ou maiores que 70, dado que você pode observar no manual do subwoofer escolhido, onde está escrito: “Nunca menor que 70!”
Algumas características da caixa dutada são:
– Redução da excursão do cone em torno da sintonia do duto.
– Redução no corte do F3.
– Graves com bastante definição quando se quer uma resposta plana ou mesmo respostas transientes, quando o subwofer precisa passar rapidamente de uma freqüência para outra.
– Uma marcante característica destas caixas é justamente a presença de uma abertura, a qual chamamos de duto, pelo qual o ar vai entrar e sair da caixa.
Estas caixas são muito parecidas com filtros do tipo passa alta, com atenuação em média de 20 db. Em freqüências baixas – em torno da freqüência de sintonia de duto – o duto contribui e muito para a saída sonora do sistema de áudio. É ele que sintoniza a caixa em uma determinada freqüência e controla o excursionamento do cone do subwoofer. Por isso, devemos levar em conta o diâmetro e comprimento do mesmo, sendo devidamente calculado. Tanto o volume interno da caixa quanto o comprimento do duto são calculados em em função de parâmetros e alinhamentos específicos, de modo a se obter uma resposta mais plana ( FLAT ) quando o projeto visa qualidade.
Qualquer parâmetro que atrapalhe na obtenção desta resposta plana como litragem incorreta ou mesmo duto inadequado causa o que chamamos de desalinhamento, em geral reproduzem graves muito retumbantes.
A freqüência de sintonia é determinada pelas características ressonantes do ar no interior do duto. Se quiser mudá-la basta alterar o diâmetro ou diâmetro do duto. pois isto modifica a quantidade de ar em seu interior, o que mudará o valor da sua resistência. Um erro muito freqüente é a utilização de dutos com diâmetros muito pequeno: isso acaba criando turbulência, e provocando o que chamamos de ruído de sopro. Para atenuar este ruído, podemos “chanfrar” os dutos e lixar as suas bordas isto costuma dar bons resultados.
Diâmetro do duto em relação ao tamanho
do subwofer:
– Sub de 8”: um duto de 3”
– Sub de 10”: um duto de 4”
– Sub de 12”: dois dutos de 4”
– Sub de 15”: um de 6” ou dois de 4”
Isto – é claro – visto do ponto de vista geral.

CX-ACUSTICA-PARTE02-01

gora, falaremos de picos de freqüência nestas caixas. Picos altos desfocam um sistema de qualidade, mas em contraproposta trazem um ótimo resultado em dB SPL no interior do automóvel. Quando nosso objetivo é este, usamos os picos como benefícios para o sistema. Estes picos devem ficar entre 50 a 70 Hz, dependendo do pico de ressonância do carro – pico que varia de um automóvel para outro! Nunca se esqueçam disso – principalmente se o projeto visar uma caixa de SPL para competição de som.
Um dado importante a ser notado é que não basta simplesmente colocar um duto em uma caixa que a primeira vez foi projetada para ser selada. É claro que, se você fizer isto, a caixa vai aceitar – mas a resposta será impossível de prever, pois as chances disto dar certo serão muito remotas.
Devemos nos lembrar que o duto sempre deve ser colocado próximo ao alto-falante, para que não possamos ter divergência entre fase e fonte, ou melhor dizendo: entre duto e falante. Devemos ressaltar que o duto pode ficar tanto do lado de dentro como do lado de fora da caixa, mas cuidado: quando ele estiver do lado de dentro, devemos computar o seu volume ao volume da caixa e, quando ele estiver para fora, devemos desconsiderar seu volume. Nunca se esqueçam disto!
Para finalizar esta matéria, apresentaremos as vantagens e desvantagens deste tipo de caixas:

Vantagens
– Resposta mais estendida;
– Facilidade de atingir grandes picos de
dB SPL;
– Baixo nível de distorção.

Desvantagens
– São maiores que a caixa selada;
– Maior dificuldade para projetar;
– Perda de controle do sub, caso mal
projetada.

Agora sim é só pegar e construir sua nova caixa…Boa sorte!

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo