Home / Instalação / Para Instaladores / Caixas Acústicas – parte 1

Caixas Acústicas – parte 1

CX-ACUSTICA-PARTE01

Por: Serginho e Billa, da Stop Car Audio Design

Um assunto que é do nosso dia-a-dia e que nos parece corriqueiro, mas ainda causa muitas dúvidas nos instaladores de som automotivo em geral são as caixas acústicas. Como fazê-las, aproveitando melhor os falantes, este é o nosso assunto de hoje.
Os tipos de caixas mais utilizadas para sonorização automotiva são: caixa selada e caixa dutada. Nesta edição, vamos falar sobre a caixa selada (suspensão acústica). Este tipo de caixa é totalmente vedada, possuindo uma quantidade “X” de ar dentro dela. O ar, sendo bem vedado, trabalha como uma mola sobre o cone do alto-falante, controlando o excursionamento do mesmo. Quando o alto-falante se movimenta (produzindo ondas sonoras), o ar dentro da caixa fica mais comprimido, ou rarefeito. Este efeito de “mola” – fornecido pela compressão do ar – nós chamamos de QTC. Então, levando-se em conta esta questão, se modificarmos o tamanho da caixa, isso alterará seu volume de ar e – em conseqüência – o seu QTC.

CX-ACUSTICA-PARTE01-01

Normalmente, usamos o QTC entre 0,5 e 1,5 para um conjunto de caixa mais subwoofer, fixando nestes valores um bom parâmetro para se basear em seu projeto acústico. Em sistemas de áudio em que o objetivo for a qualidade do sistema, devemos usar um QTC entre 0,6 e 0,9. Se o objetivo for um SPL maior, devemos adotar um QTC entre 1,0 e 1,5. Um valor de QTC padrão utilizado é 0,7, pois proporciona uma curva de resposta mais plana. Está aí um bom começo de referência.
Estes dados do QTC são facilmente detectados com o auxilio de um software, mas se caso você não tiver como medi-lo, entre em contato com o fabricante do seu alto-falante e peça para calcular a “litragem” com o seu QTC escolhido. Devemos sempre levar em consideração a “litragem” do nosso alto-falante, pois ele também deve ser adicionado ao volume total da nossa caixa.
Uma coisa muito importante na escolha do tipo da sua caixa acústica é o EBP (eficiência da banda passante), fator que pode ser verificado no manual do seu alto falante ou mesmo junto ao fabricante.

CX-ACUSTICA-PARTE01-02

Note que:

– EBP menor que 70 : A caixa deve ser selada.

– EBP maior que 80 : A caixa deve ser dutada.

– EBP entre 70 a 80 : Fica livre a escolha do projeto.

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo