Home / Destaques / CES 2018 – Cada vez mais parecido com um Salão de Automóvel

CES 2018 – Cada vez mais parecido com um Salão de Automóvel

Embora o seu foco principal seja produtos eletrônicos de consumo, o CES – Consumer Electronics Show se parece cada vez mais com um Salão do Automóvel no qual as principais novidades têm um olho no futuro próximo e, por isso mesmo, ainda devem demorar um pouco para chegar às revendas.

Embora o seu foco principal seja produtos eletrônicos de consumo, o CES – Consumer Electronics Show se parece cada vez mais com um Salão do Automóvel no qual as principais novidades têm um olho no futuro próximo e, por isso mesmo, ainda devem demorar um pouco para chegar às revendas.

Para ter uma ideia aproximada do que é o CES, vamos traçar um paralelo: imagine um Salão do Automóvel três ou quatro vezes maior do que aquele que você conhece, no qual todos os produtos fossem concepts nos mais variados estágios de desenvolvimento.

Principal vitrine de tecnologia voltada para o consumidor, a feira que acontece todo começo de ano em Las Vegas, nos Estados Unidos, reúne desde empresas multinacionais bilionárias até pequenas “startups” de uma enorme variedade de países, apresentando as suas mais recentes pesquisas e produtos, numa mostra do que existe de mais avançado no mundo em termos de produtos eletrônicos voltados para adultos de todas as idades, crianças e animais de estimação.

Vale praticamente tudo: de roupas com sensores que podem desde corrigir a sua postura na hora de praticar um esporte até acionar um médico, a geladeiras que espelham o seu smartphone, tvs de ultra-definição do tamanho de uma parede, relógios que são quase computadores, “gadgets” que parecem saídos de um filme de ficção científica e, claro, automóveis e som automotivo.

Novidades em tecnologia automotiva

A presença a cada ano maior de muitas das principais montadoras do mundo transformou o CES numa vitrine de tendências, pesquisas e lançamentos do universo automotivo, variando desde combustíveis alternativos, veículos elétricos e de condução autônoma até conceitos inovadores apresentados por montadoras que há dois anos só existiam no papel.

Em nenhum outro evento, mesmo nos Salões mais importantes do mundo, é possível ver uma variedade tão grande de empresas do universo automotivo – de montadoras a fabricantes de acessório e equipanentos de som automotivo – apresentando suas novidades tecnológicas e lançamentos.

Uma dessas novatas é a Byton, empresa de capital chinês fundada por ex-executivos oriundos de empresas como Nissan, Tesla, Apple e Google, liderados por Carston Breitfeld, que foi responsável pela criativa Divisão i da BMW.

A Byton apresentou em Las Vegas diversos protótipos de pré-produção de seu primeiro modelo, um estiloso SUV elétrico com uma enorme tela multifunção de 1,25 m de largura substituindo o painel, controles concentrados num tablet instalado no centro do volante, amplo espaço interno, autonomia comparável à de um carro movido a gasolina e preço de tabela abaixo da média para veículos elétricos. O modelo, que o público já pôde testar durante a feira, deve começar a ser vendido no ano que vem.

Outra a apresentar um concept de veículo elétrico foi a preparadora americana Fisker, que exibiu no stand de sua parceira tecnológica Quanergy o atraente sedan esportivo Emotion, que tem previsão de chegar às ruas em 2020. Seus motores elétricos geram o equivalente a 780 cv, permitindo que ele chegue a 256 km/h e acelere de 0-100 km/h em menos de 3 segundos. Além de as quatro portas que abrem para cima, o modelo se destaca pela autonomia, superior a 500 km.

Entre as diversas montadoras tradicionais que marcaram presença na feira, foram poucas as que apresentaram novidades em concepts. A Hyundai levou a Las Vegas o concept Nexo, SUV movido a célula de combustível 30% mais potentes que a geração anterior.

Já a Kia mostrou o Niro EV Concept, que incorpora diversos avanços tecnológicos, a exemplo do Sistema Ativo de Aviso de Pedestre (APWS), que combina câmeras de visão frontal, tecnologia de reconhecimento de objetos e alto-falantes frontais.

Ao detectar a passagem de pedestres ou ciclistas na frente do carro, os alto-falantes tocam um alerta direcionado especificamente a essa pessoa, avisando-os da presença do carro. Além disso, o APWS interage com um sistema de iluminação interativa, que oferece aos usuários e pedestres uma comunicação visual altamente intuitiva com o veículo.

Além do concept elétrico Nissan IMx, a montadora japonesa apresentou uma tecnologia inovadora capaz de interpretar sinais do cérebro do motorista para interagir tanto com os sistemas de direção autônoma quanto manual. Batizada de “Brain-to-Vehicle” (B2V), além de aprender com o comportamento do motorista, ela promete reduzir o tempo de reação e promover adaptações que maximizem o prazer de dirigir.

Já a Mercedes-Benz preferiu destacar o seu novo sistema de infotainment com inteligência artificial, batizado MBUX (Mercedes-Benz User Experience), que já equipar os modelos da marca, começando pelo novo Classe A, a partir deste ano. Reunindo em uma grande tela colorida de alta definição sensível ao toque variadas funções e controles, o MBUX tem como grande diferencial a rapidez e a sensibilidade do comando de voz inteligente.

Mesmo assim, a montadora alemã levou ao CES concepts já mostrados durante o ano passado em Salões do Automóvel, como o EQA e o Smart Vision EQ fortwo, além do belo Mercedes-AMG Project ONE.

Som automotivo

As fabricantes de som automotivo também apresentaram muitas novidades no Consumer Electronics Show. A Pioneer, a JVC, a Sony, a Alpine e a Panasonic, entre outras, apresentaram novos produtos e anunciaram a incorporação de novas tecnologias.

Consolidando o que já podia ser percebido no CES no ano passado, a grande tendência nos novos equipamentos desse segmento foi a incorporação dos assistentes virtuais Amazon Alexa e Google Assistant, permitindo que eles respondam a comandos de voz para acionar comandos dos veículos ou acessar conteúdos externos.

Entre outros acessórios automotivos, podiam ser vistos também detetores térmicos, que permitem que pessoas, animais e outros obstáculos possam ser “enxergados” à noite; gravadores de vídeo digitais (DVR) de altíssima definição e outras novidades agregando cada vez mais tecnologia. Mais uma vez, a feira serve como prova que mesmo nos mercados mais desenvolvidos, onde os veículos saem cada vez mais equipados de fábrica, ainda existe muito espaço para os acessórios.

No CES, as novidades estão por todos os lados e vão desde um concept car inteiro até detalhes muitas vezes não percebidos, como faróis com iluminação laser ou lanternas traseiras com LEDs de alto rendimento. As propostas de painéis de instrumentos e de infotainment com resolução e tamanho cada vez maiores estavam presentes nos stands de diversas empresas, mostrando que esse deve ser um foco importante de inovação daqui para a frente.

FAcebook-Revista-Curta
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

 

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo