Líder em vendas tem versão GR-S com acessórios a mais
Hoje este segmento tem poucos players e o Corolla lidera com folga a preferência por sedãs médios. Diante do Nissan Sentra e Caoa Chery Arrizo 6, a Toyota lidera com o Corolla em seis versões. A linha GR-Sport de apelo visual esportivo também ganhou melhorias da linha 2024. Veja exatamente o que mudou:
Estilo “Gazoo Racing”
O Corolla GR Sport difere muito das demais versões mas foi conservador também nas mudanças de linha 2024. Uma mudança importante é a adição do teto solar e as rodas trazem um novo acabamento. O Corolla GR-S mantém itens específicos da versão como os spoilers, defletor de ar e grade mais ampla em preto brilhante seguem por ali mas lembre que ele não tem proposta de desempenho como o GR Corolla. O sedã da Toyota é assumidamente esportivado. Veja aqui o guia de acessórios para essa geração do Toyota Corolla
Nova multimídia e painel
O Corolla GR-S 2024 mudou para melhor mantendo sua essência e repete melhorias importantes da linha atual. A principal novidade está no painel digital de 12” e a nova multimídia de 9 polegadas de estilo flutuante e com sistema Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Finalmente o Corolla 2024 ganhou saída de ar condicionado e pontos de carga USB-C. No restante, os bancos que mesclam couro e suede, o acabamento de toque suave com costura vermelha e o emblema numerado no console central dão o tom mais esportivo ao Corolla GR-S.
Motorização
O motor 2.0 Dynamic Force aspirado é um quatro cilindros flex que tem 175 cv e 21,3 kgfm e não mudou mas foi recalibrado e agora rende 2CV a mais, algo imperceptível na prática.
Consumo do Corolla GR-S
O consumo do Corolla GR-S é de 12,3 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada. Com etanol o consumo do Corolla é de 8,6 km/l a 10,7 km/l, números um pouco melhores que os da versão 2023. Apesar do motor não ter mudado no Corolla, foi incluído sistema de recirculação dos gases de escape. Os números de desempenho são bons: a aceleração de 0-100km/h é feita em 9,2s e a velocidade máxima de 205km/h com relação peso potência de 8,05kg/cv.
Gosta da linha Toyota? Veja aqui o GUIA COMPLETO de acessórios do Toyota Corolla Cross.
O pacote de segurança do Corolla segue referência com seus 7 airbags, pacote Toyota Safety Sense com controle de cruzeiro adaptativo e sistema de pré-colisão frontal, sensor de ponto cego e fluxo cruzado, assistente de permanência em faixa e faróis altos automáticos. A multimídia traz câmera de ré porém sem sensor.
Melhorias bem vindas e alguns sacrifícios
Mudanças bem vindas, o painel digital e a multimídia melhoraram a experiência a bordo. Mas existem pequenos penaltis. O carro vem bem equipado com ar digital mas não é dual zone, solução presente na versão Altis por exemplo.
O freio de estacionamento segue por alavanca no console enquanto em outros países a Toyota já oferece sistema eletrônico e auto hold. ponto positivo fica por conta do teto solar, algo pedido pelos clientes há anos mas cuja inclusão sacrificou alguns itens que poderiam ser oferecidos.
Análise e preços
Na prática o Corolla segue com a proposta conservadora de sempre mas com visual aprimorado e mais itens de série. Na linha 2024 ele ficou R$ 3.300 mais caro e agora custa R$ 181.590. É bem mais caro que o XEI de R$ 158 e cerca de R$ 1.300 mais barato que o Altis Premium que será um pouco mais equipado mas sem visual esportivo.
O Corolla segue com 5 anos de garantia e o preço médio do seguro é de R$ 3.900 para o perfil masculino de 40 anos residente em São Paulo e Distrito Federal e para mulheres com o mesmo perfil o valor é de R$ 3.490 podendo variar conforme a cobertura da apólice e da empresa escolhida.
Veja os preços e versões do Corolla 2024
Corolla GLi 2.0 CVT R$ 148.990-
Corolla XEi 2.0 CVT R$ 158.590
Corolla GR-Sport 2.0 CVT R$ 181.590
Corolla Altis Premium 2.0 CVT R$ 182.990
Corolla Altis Hybrid 1.8 CVT R$ 187.790
Corolla Altis Hybrid Premium 1.8 CVT R$ 198.890