Esta marca não é fabricante de som ???
Barbear-se com gilete, tirar uma xerox, usar um bom bril e usar um cotonete são coisas comuns de se fazer ou ouvir dizer no cotidiano.
Nem sempre, no entanto, a barba é feita com lâminas Gillette, as fotocópias são obtidas através de uma máquina da Xerox, a palha de aço é BomBril ou são usadas hastes flexíveis da Johnson&Johnson.
Pode-se perfeitamente usar lâminas de barbear Bic; fazer cópias numa máquina Minolta; usar palhas de aço Assolan; e limpar as orelhas com palinetes York.
A explicação pra isso é que muitas marcas se sobressaem e se tornam sinônimos de categoria. Desse modo, tornaram-se referência para os consumidores, cedendo seu nome a uma categoria de produtos.
É a marca como sinônimo de categoria de produto. Parece o sonho de todas as empresas, seria mais ou menos como uma pessoa ficar famosa.
Mas no quesito faturamento, como fica uma empresa que tem sua marca tão fortemente ligada a um produto?
Esta é uma pergunta que tem sido feita frequentemente em nossos canais. E temos certeza que vamos ouvir ainda mais depois desta edição da AutoMOTIVO.
O que se vê é que foi-se o tempo em que associávamos uma marca a uma determinada linha de produtos. Com a economia cambaleando, concorrëncia acirrada, e divisão de mercados, gera-se a necessidade de abrir o leque, afinal a empresa, sobretudo a indústria, tem que trabalhar geralmente a todo o vapor. E nosso mercado não é diferente.
Exemplos não faltam nesta edição. Taramp’s investindo em sua linha de alarmes, PST ampliando sua linha de som, Permak com sua linha de cabos e falantes, entre outras.
Grande desafio é o de comunicar tudo isso de forma correta ao cliente, pois ele acaba se confundindo, e cabe a empresa trabalhar muito forte seu marketing e comunicação.
Se isso é bom ou ruim, não cabe a nós darmos nossa opinião. Veremos num futuro próximo.
O fato é que as empresas precisam de opções e utilizar-se de seu know how para expandir e você vai observar isto de forma muito forte nesta edição além das tradicionais matérias do nosso mercado!
Boa leitura!