Menos é mais: Enan inova com grande sucesso na geração de negócios
Inovar sempre causa alguma apreensão e expectativa. E talvez sejam essas as palavras que melhor descrevam o clima que cercou a abertura do primeiro ENAN – Encontro Nacional AutoMOTIVO de Negócios, que aconteceu em São Paulo nos dias 16 e 17 de maio.
Com um conceito radicalmente novo no setor, o evento reuniu executivos de quarenta marcas e os principais distribuidores de todo o país no Novotel Center Norte para dois dias de atividades focadas na geração de negócios e no fortalecimento de relacionamentos comerciais.
Ao final de dois dias, o clima era de euforia. Nos questionários pessoais de avaliação ou pessoalmente, fabricantes e distribuidores foram unânimes ao avaliar a iniciativa pioneira da revista AutoMOTIVO como extremamente positiva e um grande sucesso, destacando, conforme proposto, o ambiente descontraído, confortável e extremamente focado na geração de negócios.
Saiba como foi o ENAN
Ocupando uma área total de mais de 1.200 metros quadrados, o ENAN foi dividido em quatro ambientes distintos, cada qual especialmente pensado para uma função: espaço de exposição, onde os fabricantes puderam expor seus lançamentos e produtos de uma maneira prática e objetiva dentro do conceito “table top”, um salão para reuniões, montado com doze espaços privativos dotados de mesa e cadeiras, um salão de refeições para os almoços e um lounge com confortáveis sofás e poltronas de couro, onde os participantes podiam relaxar e eram servidos o café da manhã de boas vindas e dois cafés de relacionamento diários.
No espaço de exposição, dividido em duas áreas, não havia stands. Em vez de ostentação e distrações, a ordem do dia era objetividade e foco no essencial: mostrar lançamentos, estreitar relacionamentos e gerar negócios. Cada uma das quarenta marcas dispunha de um espaço idêntico à dos demais, para exibir seus lançamentos e produtos. Telões mostravam destaques de cada fabricante e ilustravam a programação.
Foco no relacionamento
Todos os detalhes do ENAN foram cuidadosamente pensados para favorecer o relacionamento entre os participantes. Até o salão para os almoços foi montado com esse objetivo, usando mesas redondas para doze pessoas, de forma a permitir que profissionais dos fabricantes e dos distribuidores compartilhassem a mesma mesa e interagissem, o que foi considerado muito positivo pelos participantes.
Além de um café da manhã de boas vindas nos dois dias do evento, também foram inseridos na programação intervalos para cafés de relacionamento de manhã e à tarde, de forma a oferecer mais oportunidades de contatos informais. No final do primeiro dia, um coquetel permitiu que os participantes terminassem o dia de trabalho de forma descontraída.
Sorteios premiam os participantes
Dezenas de produtos e brindes oferecidos pelos fabricantes foram sorteados em diversas oportunidades durante os dois dias do ENAN, gerando expectativas, animando ainda mais o ambiente e premiando os distribuidores e fabricantes presentes.
Fabricantes
Nesta primeira edição do ENAN, apenas os primeiros quarenta fabricantes a se inscreverem puderam participar, o que gerou uma fila de espera. Como prêmio pelo seu pioneirismo, essas empresas terão prioridade para garantir os seus espaços para a próxima edição do encontro de negócios.
Distribuidores
Oitenta distribuidores participaram da primeira edição do ENAN como convidados dos fabricantes. Vinte e um estados de todos os quadrantes do país, do Amazonas e Roraima ao Rio Grande do Sul, estiveram representados. São Paulo foi o estado que teve mais representantes no evento, seguido por Minas Gerais e pelo Espírito Santo.
Os distribuidores tiveram todas as despesas de transporte aéreo, deslocamentos terrestres e alimentação cobertas pelo evento, exceto no caso dos da Grande São Paulo e foram hospedados no próprio hotel do evento, o Novotel Center Norte, para maior conforto e praticidade.
Público qualificado
Um dos pontos destacados como muito importante por muitos dos participantes foi a presença no evento de um público altamente qualificado tanto de fabricantes quanto de distribuidores, oferecendo uma oportunidade única de contatos de alto nível.
Além de Diretores Comerciais e Gerentes de Vendas, Presidentes de diversos fabricantes também estiveram no ENAN, tendo oportunidade de interagir diretamente com os proprietários, sócios e diretores das empresas distribuidoras.
Volume de negócios
Embora nenhuma empresa tenha liberado informações sobre o volume de vendas fechados durante o encontro de negócios, a atividade nos espaços privativos reservados para reuniões foi intensa.
Até mesmo fabricantes que declararam só ter participado do ENAN com o objetivo de estreitar o relacionamento com os distribuidores declararam ter fechado bons negócios durante o evento.
Avaliação dos Promotores do ENAN
Os diretores da revista AutoMOTIVO e da Editora Universus, Regina Piza e Fabio Codellos, ficaram extremamente satisfeitos com as avaliações recebidas, que os estimulam a continuar investindo em novos eventos para o mercado de som e acessórios.
Segundo Regina, “o nosso objetivo de fazer um evento de alto nível, unindo o setor e fazendo com que fabricantes e distribuidores pudessem usar o evento para a geração de negócios, foi atingido. Essa mesma proposta, focada na geração de resultados concretos para todos os participantes, deve ser mantida e até melhorada para os nossos próximos eventos”.
O que vem por aí
Segundo os diretores da AutoMOTIVO, o grande sucesso da primeira edição do ENAN permite adiantar que muitas outras novidades serão apresentadas brevemente, sempre com o intuito de desenvolver e profissionalizar o mercado de som e acessórios, aproximar todos os seus “players” e gerar negócios.
Por: Amadeu Castanho Neto
Fotos: Divulgação