A 19ª edição da Fenatran – Salão Internacional do Transporte, maior e mais significativa feira dedicada ao transporte rodoviário de carga da América do Sul, foi o destaque de outubro no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, e mostrou muitas novidades de caminhões de marcas tradicionais e estreantes no mercado brasileiro, como Agrale, DAF, Fiat, Hyundai, International, Iveco, MAN, Mercedes-Benz, Renault, Ford, Scania, Metro-Shacman, Sinotruck e Volvo.
Um dos destaques da feira foi o caminhão mais potente do mundo, o Volvo FH16 750 8X4, uma máquina com motor de 16 litros, 750 cv de potência e absurdos 362 kgfm de torque máximo.
Importado da Suécia, o cavalo mecânico é capaz de tracionar até 200 toneladas de peso bruto total, foi especialmente projetado para transportar cargas indivisíveis extremamente pesadas e custa no Brasil mais de R$1 milhão. Apesar do preço, já há várias empresas dispostas a ter um desses na sua frota.
Outra novidade foi o inédito lançamento mundial de um motor, que pela primeira vez aconteceu no Brasil. A Cummins aproveitou a feira para lançar um novo motor diesel, denominado de Série G, de 11,8 litros e de seis cilindros em linha, que começará a ser fabricado na China e depois em outras fábricas da empresa.
A Fenatran teve como uma das atrações um concorrido test drive de caminhões pesados, durante o qual os visitantes puderam testar vários modelos de caminhões das principais marcas do mercado numa pista criada no Sambódromo do Anhembi .
Fornecedores de acessórios
Fabricantes de implementos, acessórios e prestadores de serviço completaram o quadro de expositores, no qual chamava a atenção um grande número de empresas prestadoras de serviço de monitoramento de veículos e rastreamento de cargas.
Entre os fornecedores do mercado de som e acessórios automotivos, o único presente foi a PST Electronics – Pósitron, que apresentou num grande stand a sua linha de produtos para o mercado de transporte de cargas, como rastreadores de veículos, rastreadores de cargas e equipamentos de telemetria.
A tradicional linha de produtos da empresa para automóveis e veículos comerciais leves, também disponível em versões para 24 volts, mereceu uma vitrine dedicada na lateral do stand da Pósitron.
No entanto, alguns expositores que até agora focavam exclusivamente no mercado de caminhões revelaram à reportagem da AutoMOTIVO o interesse em passarem a oferecer seus produtos também para pick-ups, SUVs e automóveis.
Além disso, os executivos dessas empresas também revelaram interesse em se aproximarem de distribuidores especializados para ampliar a distribuição de seus produtos e melhorar a cobertura do território nacional.
A lista de produtos dessas empresas que pode ser aplicada em pick-ups, SUVs e automóveis não é ampla, se concentrando em segmentos como geladeiras de diversos tamanhos e caixas de ferramentas/multiuso em polipropileno, normais ou desmontáveis.
Veículos sofisticados
Embora à primeira vista um caminhão possa parecer menos sofisticado do que um veículo de passeio, atualmente os pesados costumam ter muito mais eletrônica embarcada do que um automóvel.
Acessórios encontrados nos carros, SUVs e pick-ups mais caros, tais como sensores de iluminação e de chuva, sensor de mudança de faixa e câmaras externas, entre outros, já são oferecidos em muitos modelos de caminhões como equipamento de série ou opcionais.
Uma tendência verificada durante a Fenatran que pode ser significativa para o mercado de acessórios foi a volta dos adesivos e faixas decorativas na personalização das cabinas, como já acontece há algum tempo no segmento de veículos leves. A Scania, por exemplo, foi uma montadora que destacou a tendência, aproveitando para apresentar diversas opções de grafismos e cores para os seus caminhões, inspirados em modelos clássicos admirados pelos usuários da marca.
Por: Amadeu Castanho Neto
fotos: Divulgação