Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella levaram a melhor sobre o Aston Martin de Darren Turner e Stefan Mucke. Na LMGTE-Am, Stuart Hall e Jamie Campbell-Walter foram os vencedores
Os italianos Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella venceram a categoria LMGTE-Pro da Le Mans 6 Horas de São Paulo, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC, disputada na tarde deste domingo (1º), no autódromo de Interlagos, na capital paulista.
A dupla, que pilotou uma Ferrari 458 Itália preparada pela equipe AF Course, foi melhor na disputa com o Aston Martin Vantage V8 de Darren Turner e Stefan Mucke, chegando a apenas 1s401 a frente dos segundos colocados. O pódio foi completado por Jörg Bergmeister e Patrick Pilet, terceiros melhores da categoria com um Porsche 911 RSR.
Bruni descreveu a corrida e lembrou do dinamarquês Alan Simonsen, morto em um acidente nas 24 Horas de Le Mans. “Foi uma corrida muito disputada, para quem assistiu foi muito interessante desde o começo. Largamos na quinta colocação e estávamos na liderança já na quarta volta. Depois disso sofremos pressão e fizemos todas as voltas em ritmo de classificação. Infelizmente perdemos o outro carro da equipe, mas a vitória veio e em boa hora, pois eu estive triste após Le Mans. Por isso além de dedicar a nossa vitória a todos de Maranello, dedico principalmente ao nosso falecido colega, Simonsen”, disse o piloto.
Fisichella elogiou o trabalho realizado por Bruni e lembrou a disputa limpa que teve com os segundos colocados durante a corrida. “A diferença no treino de classificação foi mínima, sabíamos que o nosso ritmo de corrida era muito forte e o nosso consumo de combustível nos daria vantagem. Gini fez um belo trabalho, nossos mecânicos foram rápidos e só posso agradecer a Ferrari, o nosso time AF Corse e os pilotos da Aston Martin por terem sido limpos e corretos na batalha conosco”, concluiu Fisichella.
A corrida da LMGTE-Pro teve ainda dois acidentes. O primeiro, ainda na parte inicial da prova, envolveu a Ferrari 458 Itália de Kamui Kobayashi e Toni Vilander, que pegou fogo na pista durante o turno de pilotagem do finlandês, obrigando a entrada do Safety Car. Já o brasileiro Bruno Senna, que dividiu a pilotagem de um Aston Martin Vantage V8 com Rob Bell, abandonou a corrida após receber um toque na volta 61.
Na categoria LMGTE-Am, a vitória ficou com Stuart Hall e Jamie Campbell-Walter. Os pilotos da Aston Martin chegaram com 45 segundos de frente para os segundos colocados Vicente Potolicchio, Rui Aguas e Davide Rigon, com uma Ferrari. Christian Ried, Gianluca Roda e Paolo Ruberti terminaram em terceiro lugar com uma Porsche 911 RSR.
“Acabei ficando uma volta atrás dos meus concorrentes por uma curva quando o carro de segurança apareceu. Depois continuei acelerando, estava forte quando o nosso outro carro teve problemas e assumimos a liderança. Dedico nossa vitória ao nosso companheiro falecido, mas temos que erguer a cabeça, continuar e deixar o que aconteceu para trás. A equipe foi ótima nas paradas de box e só posso agradecer. Agora vamos para Austin”, disse Campbell-Walter após a prova.
Fernando Rees, que dividiu a pilotagem de um Chevrolet Corvette com os franceses Patrick Bornahauser e Julien Canal terminaram na sexta posição da categoria LMGTE-Am, e na 19ª colocação geral. Por este motivo, o piloto da equipe Larbre Competition ganhou um prêmio especial. O de melhor brasileiro na Le Mans 6 Horas de São Paulo, que lhe rendeu um troféu, entregue pelas mãos do campeão de Emerson Fittipaldi.
A próxima etapa do Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC será a 6 Horas de Austin, que acontece entre os dias 20 e 22 de setembro, no Circuit of the Americas, nos Estados Unidos.
Veja a classificação final das categorias LMGTE-Pro e LMGTE-Am da Le Mans 6 Horas de São Paulo:
LMGTE-Pro:
1- Gianmaria Bruni/Giancarlo Fisichella (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Pro) – 212 voltas
2- Stefan Mucke/Darren Turner (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) – a 1s401
3- Jörg Bergmeister/Patrick Pilet (Porsche 911 RSR/LMGTE-Pro) – a 2 voltas
4- Marc Lieb/Richard Lietz (Porsche 911 RSR/LMGTE-Pro) – a 3 voltas
5- Paul Dalla Lana/Pedro Lamy/Richie Stanaway (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) – a 26 voltas
6- Bruno Senna/Rob Bell (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) – a 151 voltas
7- Kamui Kobayashi/Toni Vilander (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Pro) – a 161 voltas
LMGTE-Am:
1- Stuart Hall/Jamie Campbell-Walter (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Am) – 208 voltas
2- Vicente Potolicchio/Rui Aguas/Davide Rigon (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) – a 45s690
3- Christian Ried/Gianluca Roda/Paolo Ruberti (Porsche 911 GT3 RSR/LMGTE-Am) – a 1 volta
4- Raymond Narac/Jean-Karl Vernay/Christophe Bourret (Porsche 911 GT3 RSR/LMGTE-Am) – a 1 volta
5- Tracy Krohn/Nicolas Jönsson/Maurizio Mediani (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) – a 5 voltas
6- Patrick Borhauser/Julien Canal/Fernando Rees (Chevrolet Corvette CX6-ZR1/LMGTE-Am) – a 14 voltas
7- Christoffer Nygaard/Kristian Poulsen/Nicki Thiim (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Am) – a 46 voltas
8- Jack Gerber/Matt Griffin/Marco Cioci (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) – a 134 voltas