Uma verdadeira revolução deve invadir o mercado americano de pick-ups médias, consequentemente o de grandes no Brasil, no próximo ano.
Em meados de 2016 deverá chegar às mãos dos motoristas americanos a Ford F-150 Raptor 2017, modelo apresentado em janeiro deste ano no Salão de Detroit, nos Estados Unidos.
A nova versão Ford F-150 Raptor promete ocupar um lugar de destaque no ranking das pick-ups com altíssimo desempenho on e off-road, até porque a performance do veículo não se mede apenas nas ruas ou pistas.
Líder de caminhões da América, a Ford projetou a F-150 Raptor munida de resistência e eficiência, de modo que ocupe um segmento ainda inexplorado: o de veículos mais rápidos do mundo, adequados a todos os tipos de terrenos, com a vantagem adicional de não consumir muito combustível.
De padrão militar
De acordo com a Ford, na fase de testes, a F-150 Raptor chegou a atingir a velocidade de 259 km/h, ou seja, 25% mais rápida que a sua antecessora.
A versão Raptor destaca-se pela rigidez estrutural, ou seja, tem chassis reforçado com aço de alta resistência e carroceria em liga de alumínio de nível militar.
Além disso, é 6 polegadas mais ampla do que o padrão F-150 para melhoria da estabilidade off-road.
A nova Raptor é alimentada pela geração do motor V6 Ecoboost, biturbo de 3,5 litros – o mesmo do Ford GT – com mais potência e eficiência do que o atual V8 de 6,2 litros (411 cv e 434 lb.-ft. de torque). Com potência estimada entre 450 e 500 cv, a pick-up vai consumir menos combustível do que o V8.
Topa qualquer terreno
A nova caixa de transferência oferece melhor tração nos mais diversos tipos de terrenos, tanto em baixa quanto em alta velocidade, on-road e off-road.
O conjunto de tração da versão apresenta novo sistema de gerenciamento, denominado Terrain Management System.
Através dele, o modelo se adapta às condições do terreno e intempéries. São seis versões:
- Modo Normal: para dirigir todos os dias;
- Modo Street: para maior desempenho;
- Modo Weather (Tempo): para a chuva, neve ou gelo;
- Modo Offroad: trilhas e terrenos lamacentos e arenosos;
- Modo Baja: para corrida em deserto em alta velocidade;
- Modo Rock: para dirigir em terrenos rochosos em baixa velocidade.
O sistema de tração Torsen aumenta a aderência da dianteira do veículo de forma significativa, permitindo que ele ultrapasse obstáculos em rampas íngremes.
A pick-up vem de fábrica com o novo Fox Racing Shox, com tecnologia bypass interno personalizado, que faz com que a suspensão se adapte em quaisquer circunstâncias, mesmo que o carro esteja percorrendo terrenos acidentados.
Ainda para melhorar o desempenho, o modelo dispõe de amortecedores dianteiros e traseiros que aumentaram de 2,5 polegadas para 3 polegadas de diâmetro. Eles apresentam maior curso da suspensão de 11,2 polegadas na dianteira e 12 polegadas na traseira.
Uma coisa é certa, se a pick-up Ford F-150 Raptor conquista o consumidor pelo desenho inovador e robusto, mais do que imponente, o design interno também exerce poder de sedução, uma vez que foi criado para que o motorista e os passageiros possam desfrutar de um amplo espaço com conforto e bem-estar.
Além do mais, equipamentos de última geração são destaques no interior do veículo. Exemplos são a iluminação LED e a avançada tecnologia da câmera instalada que contribuem para uma melhor visibilidade na pista ou rua, durante o dia ou noite.
Texto: Zulmira Felicio
Imagens: Divulgação
O artigo ficou bastante informativo, mas faltou estimar o preço para o mercado Brasileiro, bem como trazer uma estimativa de prazo para o veículo aportar no Brasil. Estamos no fim do 1/4 de 2018 e ainda não temos sequer notícias da chegada do veiculo no Brasil. Imagino que deva chegar com valor estimado próximo da Dodge RAM 3500 importada. É óbvio que não haverá interesse por parte da montadora em trazer o veículo para o país.