A Ford está desenvolvendo um produto capaz de alertar motoristas que vêm atrás, mesmo que estejam com a visão obstruída por uma curva ou outros veículos. Em casos de emergência, o “Electronic Brake Light” emite um sinal que acende uma luz no painel dos carros de trás, permitindo aos motoristas frear mais cedo e evitar colisões.
Além do Brake Light, ainda existem outros dois projetos: o alerta de obstáculos, que indica a presença, posição e tipo de objetos potencialmente perigosos na pista, e o assistente de sinais de trânsito, que mantém contato com os centros de gerenciamento de tráfego para a atualização de informações. Os mecanismos de segurança podem ser conferidos nesses vídeos: Consciência de cruzamento, Consciência da situação, Curva Cega.
Os testes contaram com a participação de 500 motoristas e 120 veículos. No total, foram registradas mais de 41.000 horas de testes e rodados 1,6 milhão de quilômetros, em vias públicas e pistas fechadas. “A comunicação entre os carros e a infraestrutura viária representa um dos próximos grandes avanços na segurança veicular”, diz Paul Mascarenas, vice-presidente de Pesquisa e Inovação da Ford.
Por: Redação
Fotos: Divulgação