Uma análise dos dados relativos à frota do maior mercado automotivo do País pode revelar oportunidades de negócios e mostrar caminhos para vender mais equipamentos de som e acessórios automotivos.
Com 44.747.631 habitantes, o estado de São Paulo é o mais populoso do Brasil. Além disso, ele tem a segunda maior renda per capita do País. Portanto, parece lógico que que ele seja o maior mercado para produtos automotivos do Brasil.
Um exame de alguns dados relativos à frota de veículos do estado mostra números impressionantes. De acordo com dados de abril de 2016, São Paulo responde sozinho por um terço de toda a frota nacional!
De acordo com o DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito, circulam pelas ruas e estradas do estado 18.255.687 de automóveis, pick-ups, peruas e SUVs, além de 857.813 caminhões e 5.349.839 motocicletas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos.
O veículo mais comum na frota paulista é o Gol, que tem quase dois milhões de unidades emplacadas no estado. O segundo e o terceiro modelos mais emplacados são, respectivamente, o Uno e o Pálio, ambos com mais de 900 mil unidades. A lista dos dez modelos mais emplacados em São Paulo inclui ainda o Corsa, os veteranos Fusca e Kombi, o Fiesta, o Fox, o Celta e o Ka. Os dois veteranos da lista não fazem feio, com mais de 681 mil Fuscas e 387 mil Kombis.
Modelos mais populares
Capital e cidades do interior têm gosto diferente em termos de carros. Embora os primeiros quatro colocados sejam os mesmos nas listas dos 10 modelos mais licenciados na Capital e no Interior, do quinto lugar em diante a diferença aparece.
Na Capital o quinto modelo mais licenciado é o Fiesta, enquanto que no Interior quem ocupa essa posição ainda é o bom e velho Fusca. Na sexta posição esses mesmos dois modelos invertem as posições. O Fox é o sétimo colocado em ambas as listas. Na oitava e nona posições, Kombi e Celta se revezam.
A veterana Kombi é a oitava na frota da Capital, posição ocupada pelo Celta no Interior. Na nona posição, as coisas se invertem. Fechando a lista dos 10 modelos mais licenciados, em São Paulo o posto é do Fit, enquanto que no Interior o lugar fica com o Ka.
Números grandiosos, potencial impressionante
Em resumo, o estado tem um potencial impressionante no tocante ao mercado de som e acessórios automotivos, embora nem todos os veículos emplacados em São Paulo possam ser equipados, como é o caso do De Dion-Bouton, fabricado em 1902, que é o veículo mais antigo registrado no estado.
A maior frota do estado está baseada em São Paulo, a megalópole que é a capital dos paulistas. A frota do município engloba 5.875.885 carros, peruas e SUVs, 450.258 pick-ups, 149.028 caminhões e 1.019.542 motocicletas, motonetas e ciclomotores.
Se forem considerados os números das cidades da região metropolitana, como Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Santo André e Diadema, o resultado é ainda mais significativo.
São nada menos que 9.833.987 automóveis, 806.016 pick-ups, 333.169 caminhões e 2.042.461 motocicletas, motonetas e ciclomotores licenciados nessas cidades, cuja população frequentemente mora em uma cidade, trabalha em outra e faz a maior parte de suas compras em uma terceira.
Relação veículos X habitante revela poder aquisitivo
É interessante observar que nem sempre o número de veículos acompanha a quantidade de habitantes dos municípios. Considerando apenas veículos de passeio (carros, peruas, SUVs) e pick-ups, em algumas cidades do estado, a relação veículos x habitantes chega a atingir 0,578, ou seja, há um veículo para cada 1,73 morador.
Segundo referências internacionais, a relação de dois moradores por veículo já é considerada como indicador de alto desenvolvimento e também de proximidade de saturação, já que a cidade se aproxima de ter um veículo por habitante. É importante notar que nesse cálculo não consideramos motocicletas, motonetas e ciclomotores nem caminhões.
A cidade paulista com maior concentração de veículos em relação a moradores é Santo André, na região do ABC. Mauá, Santos, São Bernardo do Campo, São Paulo e Guarulhos completam a lista dos municípios com maior concentração de veículos em relação ao número de habitantes. Normalmente, uma maior concentração é considerada indicação de maior poder aquisitivo.
Relação frota X população
É interessante notar que nem sempre o número de moradores de uma cidade tem relação direta com o tamanho da frota. A tabela que compara frota e população mostra isso.
Enquanto São Paulo é maior tanto em frota quanto em população, no restante das cidades isso não acontece. Segunda maior cidade do estado em população, Guarulhos é só a terceira no que diz respeito ao tamanho da frota de veículos leves.
Campinas, que é a terceira colocada em população, é a segunda no quesito frota. Com 160.633 habitantes a mais que Guarulhos, tem 202.704 veículos a mais do que a cidade da Grande São Paulo.
São Bernardo do Campo e Santo André, que ficam na região do ABC, são a quarta e quinta colocadas tanto em população quanto em tamanho de frota. No entanto, Osasco, que é a cidade com a sexta maior população do estado, só tem a nona maior frota.
Maiores mercados de carros e pick-ups
Da mesma forma, nem sempre a cidade que tem a maior frota de veículos de passeio tem a maior frota de pick-ups. Embora São Paulo, Campinas e Guarulhos tenham a três maiores frotas tanto de veículos de passeio quanto de pick-ups, no resto do estado a relação não continua a mesma.
A quarta maior frota de veículos de passeio está em São Bernardo do Campo, que só ocupa o quinto lugar no ranking das maiores frotas de pick-ups. Ribeirão Preto, que tem a quarta maior frota de pick-ups, é só a sexta colocada no que tange a frota de veículos de passeio.
São José do Rio Preto, sétima do ranking de frotas de pick-ups, é a décima no de veículos leves. Presidente Prudente, que tem a décima-nona maior frota de pick-ups, nem sequer aparece entre as 25 maiores frotas de carros, peruas e SUVs.
Uma informação interessante que pode ser extraída dessa comparação é que nem sempre pick-up é sinônimo de cidade do Interior. A presença de São Paulo no topo do ranking de frotas de pick-ups no estado é um bom exemplo.
Campinas, a segunda colocada, tem mais de um milhão de habitantes e tem muito pouco das características que costumam ser relacionadas a cidades interioranas. Guarulhos, a terceira colocada, fica na Grande São Paulo, com economia majoritariamente industrial.
Em resumo: vale a pena deixar pré-conceitos de lado e examinar com calma as tabelas anexas, tentando correlacionar as informações contidas nelas com as da sua empresa. É bem provável que você descubra boas oportunidades de negócio e indicadores que podem aperfeiçoar a sua estratégia.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação