Home / Veículos / Carros / GM começa a produzir último Camaro a gasolina do mundo

GM começa a produzir último Camaro a gasolina do mundo

Despedida deve ser na próxima semana

fotos dessa matéria: GM Authority

São seis décadas quase ininterruptas de um clássico que agora está pronto para se despedir. O Chevrolet Camaro que fez sucesso nas últimas gerações (e nas antigas também) vai sair de linha e a GM já havia confirmado isso. Agora a data vai ficando mais próximas e os fãs terão que dar adeus ao pony car da Chevrolet.

GM Divulgação

Em sua sexta geração e produzido com sucesso e boa aceitação, o último Camaro a combustão já foi produzido. A GM já tinha falado no fim do clássico mas uma imagem que viralizou nas redes sociais mostra a linha de montagem do carro em Lansing Grand River, estado de Michigan, com a frase “último Camaro conversível feito em LGR” (sigla referencia à cidade). A imagem mostra na verdade uma parte da estrutura do Camaro cuja produção da última unidade em série foi iniciada.

Segundo o site GM Authority, especializado em segredos da linha Chevrolet, o registro é do dia 22 de novembro quando supostamente o Camaro teria mesmo sido descontinuado.

Há expectativa que a Chevrolet ainda produza algumas unidades especiais sob encomenda do Camaro conversível com cores e acabamentos específicos até o início de dezembro. A publicação ainda afirma que fornecedores já teriam sido avisados e a cadeia de fornecimento já teria sido interrompida.

A GM confirmou em março desse ano que graças aos planos de eletrificação do grupo. E suas vendas iam muito bem mas a própria GM já havia reduzido o ritmo de produção do Camaro a combustão sem ainda colocar outro veículo em seu lugar em um caminho diferente que fez a Ford lançando o Mustang Mach-E elétrico mas mantendo o modelo a gasolina em linha.

História de um ícone

O Camaro é um carro esportivo acessível que está em sua sexta geração com uma história de sucesso. Ele chegou para complementar a linha que já tinha o Corvette como esportivo “pony car”, compacto, em 1967. Suas versões mais potentes tinham motor V8 de 202cv além de versões especiais com motor V8 de 7,0 litros com 430cv.

Em 1970 veio uma segunda geração de grande sucesso sofrendo modificações em 1974 e depois em 1978. Foi nessa época que o Camaro ultrapassou o Mustang em vendas.

Em 1982 veio uma nova geração, mais moderna inspirada em modelos asiáticos. Foi a primeira a oferecer além do motor V8 a alimentação por injeção eletrônica e tinha versões especiais como a IROC-Z.

Em 1993 o Camaro é novamente atualizado sempre mantendo opções de seis cilindros e V8 com tração traseira e incorpora itens de segurança como airbags e freios do tipo ABS. Em 2002 ele saiu de linha para retornar em 2009 e seguia com importantes novidades a partir de 2016. A geração atual sofreu poucas atualizações deixando evidente a opção da GM por outros modelos como o próprio Corvette em detrimento do clássico Camaro.

Seja como for o Camaro é ainda um símbolo do estilo de vida norteamericano em um carro mais acessível e esportivo de sucesso de vendas ao longo de seis gerações.

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo