Modelo tem motorização de 190 e 275 cv
A fábrica da Hyundai em Montgomery, no estado do Alabama, nos Estados Unidos, começou a produzir a picape Santa Cruz, que será vendida nas próximas semanas por lá. O modelo vem equipado com motores de 190 e 275 cv. Além disso, a novidade será concorrente direta do Ford Maverick, que foi lançado recentemente. Já se vier ao Brasil disputará com o líder do segmento, o Fiat Toro, que passou por uma atualização neste ano.
A nova picape da marca sul-coreana tem o mesmo padrão visual da nova geração do Tucson. Por isso, não é de se estranhar a ampla grade que parece estar entrelaçada com as luzes diurnas e com os faróis dianteiros: mesmo estilo do Crossover. Já a traseira tem lanternas com formato de “T” e estão dispostas sobre a tampa da caçamba. As rodas são de 20 polegadas.
O interior conta com uma central multimídia de 10 polegadas e o painel de instrumentos terá 10 polegadas e será 100% digital. Além disso, vem equipada com sistema de som Bose e com pacote ADAS+ de assistência ao condutor.
Em relação ao tamanho, o modelo tem 4,97 m de comprimento, 3,00 m de entre-eixos, 1,90 m de largura e 1,69 m de altura. O que o faz ser maior que a Fiat Toro em quase todos os requisitos, uma vez que a picape da marca italiana é mais alta por ter 49 mm a mais.
O Hyundai Santa Cruz será oferecido com motor Smartstream 2.5 GDi, que entrega 194 cv e tem torque de 24,8 kgfm. A transmissão é automática de oito velocidades. Além deste propulsor, o carro será equipado com o 2.5 T-GDi, que entrega 275 cv e tem torque de 42,7 kgfm. A transmissão é de dupla embreagem de oito velocidades. A novidade ainda conta com tração nas quatro rodas H-TRAC com variação de torque conforme o modo de condução.
Concorrentes no Brasil
Se o Hyundai Santa Cruz chegar ao Brasil enfrentará o líder do segmento no mercado, o Fiat Toro, que passou por alterações no visual e ganhou motorização turbo. A picape ainda de “brigar” com o novo Volkswagen Tarok desenvolvida na plataforma MQB, o novo Chevrolet Montana com base na Tracker, inclusive a marca já fez investimentos para começar a produção do modelo. Por fim, terá que competir com a nova Renault Duster Oroch, que terá motor 1.3 turbo desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz.
Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de maio, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.