Por: Serginho e Billa, da Stop Car Audio Design
A configuração mais simples e com menos risco de qualquer eventualidade de perda de garantia é quando o carro vem com pré disposição de som, isso significa que o veículo já possui cabeamento distribuído para todo o sistema, ou seja, possui fiação pré disposta para os quatro alto-falantes, fios de alimentação (positivo, negativo, pós chave). Tudo isso disposto em um conector no centro do painel do veiculo.
Visualizar este fato torna muito fácil a instalação de um sistema de som básico contendo um CD player e quatro alto-falantes. Um fato muito importante é que em uma instalação original nunca devemos cortar em nenhuma hipótese nenhum fio original do veículo, devendo assim, sempre utilizar adaptadores ou mesmo conectores originais para o plugamento do sistema.
Caso precisar utilizar um módulo de amplificação neste sistema, utilize o cabeamento de interligação de saídas e entradas do módulo paralelo ao sistema original com o mesmo uso de adaptadores originais.
A alimentação do módulo deve ser efetuada off board (fora de qualquer sistema operacional do automóvel), ou seja, a alimentação deve ser feita diretamente do borne da bateria com um porta fusível de segurança.
Este tipo de instalação infelizmente aplica-se a uma pequena parcela dos veículos fabricados atualmente pelas montadoras nacionais.
A maioria da nossa frota automobilística é de carros populares, tornando assim a pré disposição de som como um acessório e não um item obrigatório do veiculo.
Como construir uma preparação de som em um veículo Okm (quando não disponível).
Quando falamos em construir uma plataforma de preparação de som em um veiculo zero quilômetro temos que imaginar a construção e a distribuição de toda a fiação a ser utilizada no sistema de sonorização do veiculo, ou seja, temos que imaginar desde fios de alimentação e passagem até os fios de alto-falante.
O ideal seria que todo lojista tivesse fácil acesso aos diagramas elétricos dos veículos para que pudéssemos visualizar o local de passagem dos fios de distribuição e os bornes de conexão de alimentação junto a caixa de fusível e borne de aterramento.
Porém, este fato é real apenas para uma pequena parcela dos profissionais do ramo de sonorização automotiva. Então vamos agora falar da verdadeira realidade da maioria dos instaladores.
Primeiramente devemos imaginar um sistema o mais próximo possível do sistema de preparação de som original do veiculo visando preservar a integridade da sua empresa e a satisfação do seu cliente que nada mais é que a garantia de fábrica do seu veículo não ser afetada.
Alimentação do sistema
O sinal positivo e o negativo devem ser sempre muito bem analisados, pois serão a fonte de alimentação do nosso sistema.
O sinal negativo nada mais é que um bom fio na bitola necessária de alimentação com um terminal redondo fixado a um parafuso na parte estrutural do veiculo (metálica) facilmente encontrada na parte interna do painel.
O sinal positivo pode ser construído de duas maneiras, em ambas o sistema trabalhará condicionado a um fusível de segurança para que qualquer curto circuito no sistema o desarme seja imediato.
Conexão via borne da caixa de fusível
Este plugamento é feito quando possuímos uma janela vaga na caixa de fusível, ou seja, possuímos um borne de sinal positivo continuo em uma das extremidades e acoplamos um terminal com fio na outra extremidade construindo assim um sinal de alimentação condicionado a um fusível de segurança.
A outra forma e mais utilizada é puxar o positivo direto do borne de distribuição da bateria do veiculo, nunca esquecendo da utilização do porta fusível.
Distribuição dos fios de alto – falantes.
Quanto à distribuição da fiação de alto falante devemos nos atentar primeiramente a um fato muito importante, que é a verificação da passagem do fio da coluna para a porta, visualizando assim se o veiculo possui conexão doors off (tomada de conexão de fios com engate rápido).
Caso possua este dispositivo devemos mantê-lo original, ou seja, não podemos furá-lo nem muito menos inutilizá-lo para a passagem do nosso fio do auto falante, fato que acontece com muita freqüência nas lojas e instaladoras de som automotivo.
Este simples ato ocasiona a perda da plataforma original do veiculo e por inércia a perda da garantia de fábrica do veiculo. Então o que fazer para evitar isto?
O fato é simples: devemos sempre utilizar os conectores machos e fêmeas e conectá-los ao sistema de conexão doors off da porta mantendo assim o engate rápido do plugue, sistema que é o equivalente ao que vem de fábrica (este conectores já existem disponíveis em seus fornecedores).
Tirando o sistema de doors off , como por exemplo a linha Celta, que na maioria das vezes não possui esta conexão, basta simplesmente passar os fios das colunas para as portas com conduite flexível de proteção e continue a passagem dos fios traseiros de auto falante por lugares seguros do veículo e bem fixados com cintas plásticas e as conexões dos alto falantes com terminais.
Fazendo isto não tem como dar errado.
A configuração de fábrica é mantida e a satisfação do seu cliente é garantida.
“Boa instalação”