Conheça MAIS ações que ajudam a atrair clientes à sua loja.
Depois da repercussão e comentários recebidos sobre a matéria de PDV da edição anterior, decidimos continuar a série, falando sobre novas e mais ações que ajudam a atrair o cliente à loja. Afinal, com tanta concorrência, as lojas precisam encontrar maneiras de manter a clientela fiel e atraente ao novo consumidor.
Atendimento ao cliente
Uma das ações mais importantes para seguir este caminho é ‘Valorizar o atendimento ao cliente’. Essa é a grande vantagem da loja física frente às lojas virtuais – contato com o consumidor. O relacionamento com os clientes deve ser o investimento primordial do lojista, é no momento do contato com o consumidor que ele vencerá os concorrentes, pois todas as pessoas adoram ser bem tratadas e isso é ponto positivo e conta muito para um retorno do mesmo cliente, e a famosa propaganda ‘boca a boca’ que trará o novo comprador.
Pesquisas apontam que o que faz o cliente voltar à loja e indicá-la aos amigos é o fato do vendedor/instalador mostrar conhecimento do produto e serviço e ainda, o bom humor no atendimento, e isso o cliente só identifica ‘tête-à-tête’. Os produtos podem ser mais baratos pela internet ou pelo correio, mas conhecer os clientes e o que eles valorizam pode superar esses limites.
Se faça ver e conhecer
Promova eventos na sua loja, e eles podem ter qualquer motivo. Podem ser seminários, cursos, promoções especiais, lançamento de produtos. Todo evento é benéfico para atrair clientes à loja. Se for difícil investir, faça estes eventos em parceria com seu fornecedor, ele apresenta o produto novo ao consumidor e você fortalece o relacionamento com ambos os lados, assim todos saem ganhando e a loja estará sempre cheia.
Torne sua empresa digna de notícias. Ter clientes no dia de um evento é uma coisa. Atrair movimento depois desse dia é outra. Por isso é importante investir na mídia, sempre que for possível. E para atrair a atenção dos jornais locais você pode promover ações sociais, como divulgar entre os clientes, funcionários e passantes uma campanha do agasalho ou de doação de alimentos, por exemplo, você ajuda o próximo e ao seu negócio. É bem provável que os clientes leiam a respeito e queiram visitar.
Acompanhe o seu cliente
Faça um acompanhamento dos seus contatos. Até mesmo o evento promocional mais bem planejado não tem valor se você não aproveitar o contato inicial. Incentive a clientela mantendo contato com as pessoas. Avise-as sobre eventos que pretende promover na loja ou ainda de um produto novo que chegou. E melhor ainda: contate-o para conversarem sobre aquele projeto que o cliente mencionou, mas não tinha condições financeiras na ocasião, mesmo que ele ainda não possa concluir o projeto ficará satisfeito que você tenha se lembrado. Se você quiser um movimento constante de clientes, você tem que fazer um acompanhamento. Envie ofertas, anúncios especiais ou qualquer coisa que possa levá-los para a sua loja.
Utilize a internet a seu favor
Segundo Nelson Jordão, gerente da Young Sound, o cliente está cada vez mais informado, principalmente pela internet. “Como o acesso hoje é muito fácil e de qualquer lugar eles veem tudo por lá, qual produto, como funciona, e mesmo o cliente que privilegia a nossa loja física, gosta de pesquisar antes de vir”, afirmou. Por isso é importante se fazer presente na internet, com um site institucional ou mesmo uma rede social como o Facebook, por exemplo. Além da presença na rede, será possível incentivar, por meio de algumas promoções, os seus atuais seguidores a curtir e acompanhar a sua marca. Uma ação que dá resultado é aquela em que você oferece uma vantagem para um cliente atual, desde que ele atraia um consumidor novo. Por exemplo: “traga um amigo para curtir a nossa página, venham juntos à nossa loja e ganhem um desconto na compra de determinado produto”.
Tecnologia
Existem vários sistemas de controle hoje, para caixa, estoque, e há também uma ferramenta conhecida como CRM (Customer Relationship Management). Ela foi desenvolvida com o objetivo de ajudar as empresas a entender o perfil de seus clientes, suas necessidades e as tendências que apontarão para novas oportunidades de negócios. Assim, você poderá estruturar suas estratégias de compra, realização de eventos baseado na informação de quanto o fluxo de seus novos clientes é impactado pela indicação dos atuais que estão satisfeitos, por exemplo, ou ainda, na oferta de determinado produto novo, por identificar aí uma demanda.
Mas com a entrada no Facebook, também é possível fazer essa identificação, claro que não tão detalhada, mas quanto maior for o número de clientes ativos e potenciais, maior será a sua capacidade de conhecer o perfil dos seus consumidores. Sabendo o que eles pensam e do que gostam, você poderá iniciar um processo interativo. Essa estratégia permite desenvolver relações personalizadas e trabalhar melhor a sua imagem.
Por Denise Andrade
Fotos: Equipe RA