O ranking BrandZ revelou as marcas mais valiosas do setor automotivo em 2019.
Algumas tendências somadas ao resultado do ranking de mobilidade urbana da Kantar mostram porque as marcas alemãs se destacam dentre as de maior valor agregado.
Tendências
Esse é o ano em que as marcas de carros planejam aumentar o interesse do consumidor em veículos elétricos.
No entanto, os híbridos prevalecerão por um período intermediário, enquanto longos ciclos de produção, a falta de infraestrutura de carregamento e o suprimento insuficiente de bateria atrasam a transição para a eletricidade.
Leia também:
As marcas de carros foram particularmente afetadas pela queda de 4,1% nas vendas de automóveis de passageiros na China.
O declínio, relatado pela Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis, foi o primeiro em mais de duas décadas.
Nos EUA, as vendas de carros aumentaram menos de 1%. As vendas europeias, também estáveis, foram impactadas por novos regulamentos de emissões.
Carregados com tecnologia, os carros estão cada vez mais preparados para se tornarem outro dispositivo conectado e pronto para a Internet das Coisas.
A Amazon lançou uma versão Alexa para carros. E a superioridade digital está rapidamente se tornando um fator determinante para o sucesso da marca.
Ranking
Com esta tendência, a Kantar destaca as marcas mais valiosas do mundo de 2019, do ranking BrandZ, no segmento automotivo.
No ranking, apesar da marca Toyota, do Japão, está no topo, o destaque vai para as alemães, que, das 10 do ranking, cinco são do país germânico (Mercedez-Benz, BMW, Audi, Volkswagen e Porsche).
Leia também:
Em recente estudo da Kantar sobre Mobilidade Urbana (Mobility Futures), a Alemanha também ganhou notoriedade ao aparecer em 1º lugar da lista.
Berlim é líder mundial em mobilidade urbana, devido às suas viagens econômicas e facilidade de acesso a uma ampla variedade de infraestrutura de transporte público e serviços de compartilhamento de viagens.
Outra cidade alemã que se destaca no Top 10 é Munique, apontando em 5º lugar.
Quando o assunto é compartilhamento de carros, Berlim e Munique lideram a tabela no índice de mobilidade compartilhada com dois players locais, a BMW e a Daimler, oferecendo soluções eficazes e de baixo custo para o compartilhamento de carros.
A BMW, inclusive, está entre as marcas mais valiosas do mundo – no Brandz Global do Setor Automotivo, a marca aparece em 3º lugar, com um valor de 23,326 bilhões em 2019.
BrandZ Top 10 das Marcas Globais Mais Valiosas / Setor Automotivo
Ranking 2019 | Marca | País | Valor da marca 2019 (bilhões) | Variação |
1 | Toyota | Japão | 29,151 | -3% |
2 | Mercedez-Benz | Alemanha | 23,355 | -9% |
3 | BMW | Alemanha | 23,326 | -9% |
4 | Honda | Japão | 11,749 | -7% |
5 | Ford | Estados Unidos | 11,211 | -12% |
6 | Nissan | Japão | 10,554 | -8% |
7 | Tesla | Estados Unidos | 9,285 | -1% |
8 | Audi | Alemanha | 8,556 | -11% |
9 | Volkswagen | Alemanha | 6,707 | 12% |
10 | Porsche | Alemanha | 5,817 | NOVA |
Top 10 do ranking de Mobilidade Urbana Kantar
Ranking | Cidade | Pontuação |
1 | Berlim | 90.7 |
2 | Auckland | 90.0 |
3 | Moscou | 84.1 |
4 | Nova York | 82.9 |
5 | Munique | 79.5 |
6 | Milão | 79.0 |
7 | Montreal | 78.5 |
8 | Varsóvia | 78.4 |
9 | Londres | 75.1 |
10 | Paris | 74.7 |
30 | São Paulo | 29.7 |