Empresa havia investido R$ 600 milhões na linha de montagem
A Mercedes-Benz anunciou o fim da produção de veículos na fábrica de Iracemápolis, no interior do estado de São Paulo. Inaugurada em 2016, a unidade fabril recebeu investimentos de R$ 600 milhões. Atualmente, 370 funcionários montam os modelos Classe C e GLA. A montadora diz ter uma alternativa para os trabalhadores envolvidos na montagem dos dois modelos para reaproveitar estes postos de trabalho.
Em comunicado Jörg Burzer, membro do board da Mercedes-Benz AG, produção e cadeia de suprimentos, disse que situação econômica do país foi um dos motivos para o encerramento da produção.
“A situação econômica no Brasil tem sido difícil por muitos anos e se agravou devido à pandemia da Covid-19, causando uma queda significativa nas vendas de automóveis premium. Ao longo do nosso processo de transformação, continuamos a reestruturar a nossa rede de produção global. Aumentar nossa eficiência, otimizando a nossa capacidade de utilização é um facilitador importante. Por isso, decidimos encerrar a produção de automóveis premium no Brasil. Nosso primeiro objetivo agora é encontrar uma solução sustentável para os colaboradores dessa unidade, que contribuíram de forma decisiva para o sucesso da Mercedes-Benz no Brasil com seu comprometimento e expertise nos últimos anos”.
Opções para equipar o carro – Boletim – Mercado Som e Acessórios – revista AutoMOTIVO. Veja o vídeo!
Apesar do fechamento desta unidade a fábrica continua a manter operações no país. Seguirão funcionando a fábrica de São Bernardo do Campo (Caminhões e Chassis de Ônibus) e fábrica em Juiz de Fora (Cabines de Caminhões). Mesmo com o fechamento da planta, as concessionárias da marca seguem a funcionar normalmente sem nenhum problema no abastecimento da linha, segundo a marca.
PROGRAMA “AUTO IDÉIAS”. Veja o vídeo!
Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de dezembro, nas redes sociaise também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.