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Mudança de nome da Volkswagen nos EUA era “fake news”: veja a história

Marca chegou a divulgar nas próprias redes sociais uma mudança de nome

Voltswagen seria o nome dado à divisão de modelos elétricos nos EUA

A Volkswagen recebeu uma série de críticas no mundo automotivo após anunciar de formar oficial, uma suposta troca de nome nos EUA, passando a se chamar Voltswagen. Nas redes sociais oficiais da marca, o novo logo seguido de uma identidade visual alterada, continha o nome validado pelos próprios executivos da montadora divulgado até mesmo em press release.

No entanto, no fim do dia, a própria marca se manifestou e desmentiu dizendo que a ideia era apenas uma campanha de marketing para chamar a atenção ao portfólio elétrico, especialmente o crossover ID.4 que chegará aos EUA no mês de abril. O The Wall Street Journal publicou uma notícia no início da noite de ontem (30) onde uma fonte da marca afirmou que a ideia era ‘apenas uma brincadeira de primeiro de abril”.

Marca prevê nove veículos elétricos na gama de produtos até de 2025

“Podemos estar trocando nosso K por um T, mas o que não estamos mudando é o compromisso desta marca em fazer os melhores veículos para motoristas e pessoas em todos os lugares”, chegou a dizer Scott Keogh, presidente e CEO da Voltswagen da América em um anúncio oficial. Na imprensa norteamericana fontes da própria marca falaram sobre a transição da marca.

Anúncio de 1980 prometia que a Volkswagen continuaria a fabricar os modelos Chrysler que saíram de linha em 1981

No entanto, para uma marca que tem no histórico problemas como a manipulação de números de emissões de poluentes, o que desencadeou no escândalo do Dieselgate a gigante alemã poderia ter evitado uma divulgação falsa. Até mesmo no Brasil os consumidores não esquecem de outros anúncios que não se concretizaram. Em 1967 a Volkswagen do Brasil comprou a Vemag e em 1979 adquiriu a Chrysler do Brasil. Nas duas ocasiões disse que não tiraria produtos de linha o que efetivamente não ocorreu. Em 1968 a linha DKW Belcar e Vemaguet bem como o jipe Candango foram descontinuados. Em 1981 foi a vez do Dodge Polara, Dart, Magnum e Le Baron deixarem de ser oferecidos ficando somente os caminhões produzidos pela Volkswagen até 1984.

Campanha foi repercutida pela imprensa automotiva no mundo inteiro

Na Alemanha a Volkswagen desmentiu a iniciativa dos norteamericanos: “A Volkswagen da América não mudará seu nome para Voltswagen. A renomeação foi projetada para ser um anúncio no espírito do Dia da Mentira, destacando o lançamento do SUV elétrico ID.4, sinalizando nosso compromisso de levar mobilidade elétrica a todos”, disse a montadora.

Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de março, nas redes sociaise também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.

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