Lançamentos e inovação em design são destaque em um dos salões mais visitados dos Estados Unidos
Realizado entre os dias 29 de março e 07 de abril, o Salão de Nova York esteve aberto ao público depois de dois dias fechados à imprensa. O local escolhido foi o Centro de Convenções Jacob Javits, e este ano as montadoras apresentaram muitas novidades. Veja os destaques nesta edição:
A Chevrolet levou a linha 2014 do esportivo Chevrolet Camaro. E o destaque foi a reedição da lendária série Z/28 (1967), com características pensadas para cravar recordes nas pistas. A principal mudança na dianteira é o destaque dado para o conjunto óptico, que perdeu o tema circular e saiu de trás da grade, num toque da escola oriental de design; o novo Impala passou por um processo semelhante.
A Toyota destacou dois modelos durante o salão: o novo conceito Corolla Fúria e o SUV Highlander. O conceito vem com visual arrojado com faróis estreitos e capô mais curto do que a geração atual. A expectativa é de que o propulsor seja de quatro cilindros e injeção direta ou então, um motor híbrido. O SUV passou por mudanças no visual, com faróis, grade dianteira e luzes de freio mais alongados. Serão oferecidas três opções de motorização: 2.7 de quatro cilindros, 3.5 V6 e um híbrido também 3.5 V6.
A Mercedes-Benz aproveita o evento para fazer a estreia mundial do CLA 45 AMG. O cupê de quatro portas é de tamanho médio e traz propulsor turbo de 2.0. Inspirado no CLS63 AMG, o modelo está previsto para ser vendido inicialmente apenas no Reino Unido com preço estimado de 40 mil euros. Na ocasião a montadora também apresentou ao público o nova versão totalmente elétrica do Mercedes Classe B.
Um dos modelos mais vendidos da Hyundai, o Equus recebeu uma repaginada. As novidades incluem fárois com luzes de LED, novos desenhos para as rodas de liga leve e uma ampla gama de cores exteriores. No interior, os instrumentos do painel são exibidos em uma tela de TFT. A montadora ainda equipou o Equus com bancos traseiros individuais reclináveis, que incluem também um apoio para os pés. Outro destaque da Hyundai foi o HCD-14 Gênesis. Modelo apresenta sob o capô, motor V8 com injeção direta. A transmissão é automática com oito marchas.
A BMW mostrou duas novas adições à sua gama Série 3. As novidades foram as versões 328D e o GT 3. No mercado norte-americano os preços do 328D serão na faixa de US$40 mil, já na Inglaterra o modelo vai ser vendido por 28.410 euros. O GT 3 apresenta tração nas quatro rodas. A montadora também não confirmou a motorização, mas se especula nas opções 2.0 de quatro cilindros turbo ou 3.0 V6.
A Volkswagen levou ao público o Golf GTI. Eleito carro do ano, traz opção de propulsores 1.8 com injeção direta e 2.0 turbo-diesel e não tem previsão para chegar ao Brasil. Além do Golf, a montadora também mostrou em Nova York o Beetle GSR.
A Chrysler marca presença em Nova York com um SUV de tamanho médio, o Jeep 4×4 tem transmissão automática com nove marchas, o que reduz o consumo de combustível em até 45% em relação ao modelo anterior, segundo a montadora.
A Subaru revela primeiro modelo híbrido no Salão – o XV Crosstrek. O utilitário é movido a gasolina, traz motor 2.0 e transmissão CVT. Pintado na cor verde, o modelo japonês vai chegar primeiramente ao mercado norte-americano.
A divisão SRT da Chrysler revelou uma versão inspirada nas pistas de corrida – o Viper SRT, que apresenta uma série de modificações para torná-lo mais capaz em circuitos. O motor V10 8,4 litros com 640 cavalos oferece velocidade nas corridas. Os freios foram desenvolvidos pela montadora com o aumento da capacidade térmica para melhorar o desempenho durante o uso da pista.
O destaque do estande da Jaguar em Nova York foi o RC XJR. O sedã é equipado com um motor V8 de 5,0 litros. O modelo traz transmissão automática com oito velocidades com um sistema stop-start integrado. O Jaguar XJR é esperado para lançamento ainda este ano na Alemanha com um preço de 92.500 euros. O modelo é o novo líder da gama XJ e, segundo a Jaguar, deverá atingir o desempenho de um super carro esportivo.
O destaque da Land Rover foi um modelo já considerado por alguns, o “Porsche 911 dos SUV”. A Land Rover afirma que o Range Rover Sport recém-revelado é o mais rápido e ágil já produzido pela marca. A eficiência aerodinâmica é outro ponto destacado.
A Kia Motors apresentou uma novidade para os fãs de super heróis, mais precisamente para os fãs da heroína Mulher Maravilha. Foi uma versão do Kia Sportage, chamado de Wonder Woman, que traz as cores do uniforme da Mulher-Maravilha, vermelho e azul, ao lado de estrelas prateadas. O visual fica completo com detalhes em dourado, presente na tiara e laço mágico da heroína. A grade dianteira do veículo tem o emblema da personagem. Os painéis laterais cromados, por sua vez, são interpretações do jato invisível usado pela heroína.
Por: Denise Andrade
Fotos: Divulgação