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NK Acessórios Automotivos

Alípio Faustino da Costa Filho

 

Há 15 anos no mercado, a NK Brasil orgulha-se em ser uma das empresas mais inovadoras e preocupadas com a qualidade de seus produtos, assim seus produtos hoje são sinônimo de credibilidade

Nada mais gratificante a um empresário do que ter a certeza de que seu empreendimento prospera a cada dia e torna-se um referencial à concorrência pela qualidade incontestável, a excelência no atendimento e as inovações que movimentam todo o nicho atuante. Assim é a NK Brasil, uma empresa séria, confiável e empenhada em aquecer o setor de acessórios, e neste ano comemora 15 anos de existência – feito de louvor às empresas que conseguem este patamar.

Em uma conversa franca, um dos diretores da Empresa, o Sr. Alípio Faustino Filho, carinhosamente apelidado de Alipinho por seus funcionários e clientes, destacou a importância mercadológica da NK Brasil desde a fundação, além de apresentar algumas mudanças estruturais.

Quando e como deu-se a fundação da NK Brasil?

Alípio Faustino da Costa Filho: A NK Brasil surgiu em 1995 com o meu pai – Sr. Alípio. Ele sempre teve tino para a parte industrial e principalmente para a criação de novos produtos. No início era somente uma loja especializada em vendas de calotas e posteriormente ampliamos nosso comércio para a instalação de sons automotivos.

Nesta mesma época, os pequenos utilitários começavam a ganhar força no mercado, era a febre das “towners” para venda de cachorros quentes nas ruas e esta demanda nos fez especializar-se na fabricação das calotas para este modelo de veículo, entre outros utilitários como “topics” e “bestas”.

O advento dos demais produtos comercializados pela Empresa veio a partir de quando?
Alípio: Com a mudança de prédio e o aumento das exigências do mercado passamos a fabricar também calotas para veículos de passeio. Os centros de roda foram incorporados à NK Brasil a partir da compra de todos os centros de roda de um empresa que faliu, inicialmente compramos para revender e depois transformamos o produto em fabricação própria. E por fim, as calhas de chuva também passaram a fazer parte dos produtos que saem de nossa produção.

Nestes 15 anos no mercado, qual é a principal preocupação da NK Brasil?
Alípio: Nossa principal preocupação é manter a qualidade de nossa fabricação, por isso um de nossos lemas é “ Não copiar e sim desenvolver novidades”, para manter nossa qualidade não medimos esforços e sempre trazemos designs exclusivos com inovações visuais ou de melhor confortabilidade.

Como acontece a escolha dos produtos a serem desenvolvidos?
Alípio: Nestes 15 anos o sucesso de nossos produtos deve-se aos produtos diferenciados dos demais comercializados pela concorrência, para isso é feito um minuncioso trabalho de pesquisa, desenhos, testes e acabamento que duram em média de 20 a 90 dias, dependendo do tipo de produto. Após, definidas todas as características dos produtos há a parte em que patentiamos para garantir a exclusividade de fabricação.

Algumas mudanças estruturais começam a ser executadas na Empresa. Quais são elas?
Alípio: Sempre prezando pelo atendimento, a NK hoje amplia seus representantes. A intenção é que nos próximos dias tenhamos uma média de 50 representantes de nossos produtos espalhados por todo o território nacional, assim o poder de atuação no mercado nacional, que hoje já é muito forte em algumas regiões, será consideravelmente expandido. Entretanto, não paramos por aí, os lugares que a princípio não terão a cobertura de representantes serão atendidos por uma bem treinada equipe que telemarketing. Outro investimento que trará resultados benéficos aos nossos clientes e aos produtos finalizados é na área comercial da Empresa.

Existe algum lançamento para o ano de comemoração dos 15 anos da NK Brasil?
Alípio: Sim, temos as calhas injetadas, da linha Super. Esssas são, sem dúvida, as grandes novidades de 2010, já que um design bem peculiar e embora todas as outras do mercado sejam curvas e com a marca de junção visível, essas não possuem divisões tornando-as mais perfeitas visualmente. Para atender a maioria dos veículos comercializados no País, em pouco tempo expandiremos a linha Super de calhas para mais sete modelos de veículos.

Como são feitas as vendas dos produtos da Empresa?
Alípio: Como fabricante vendemos diretamente às distribuidoras, alguns produtos são bem sazonais, tais como as calhas em épocas de chuvas e/ou calotas para utilitários em férias escolares, quando os donos de veículos que transportam estudantes aproveitam para fazer revisões em seus carros. Obviamente que nestes períodos especifícos as vendas aumentam, todavia durante todo o ano temos uma procura grande por nossos produtos.

Além de todo o Brasil, quais outros países recebem produtos NK Brasil?
Alípio: Hoje exportamos nossos produtos para países que compõem o Mercosul e oferecemos um atendimento diferenciado a estes países, com um mailling próprio. Nossas exportações tendem a aumentar muito nos próximos meses, já que muitos contatos feitos na última Automec ainda estão em negociação.

Já que o Sr. citou o atendimento aos clientes, como funciona o serviço de pós-venda aos clientes brasileiros?
Alípio: Nosso serviço de pós-venda está sempre em constantes aprimoramentos. O serviço de telemarketing é muito atuante para dúvidas, sugestões e possíveis trocas de produtos não vendidos. Nenhuma outra fábrica do segmento consegue manter diariamente um promotor de vendas totalmente treinado para a visitação constante de seus clientes. Um dos diferenciais dessas visitas já agrada a clientes em geral, uma vez que ela conta sempre com um dos carros personalizados com produtos NK Brasil (Gol G4 e Gol G5).

Quais as projeções futuras da NK Brasil?
Alípio: Nossas projeções acontecem diariamente com o intuito de sempre obter a qualidade e excelência de nossos produtos.

Qual é a diferença da NK Brasil para os demais concorrentes?
Alípio: A qualidade de seus produtos, desde a idealização a embalagem final. Acreditamos que se “você fizer mal feito terá retrabalho e custará muito mais do que se empenhar-se em um bom trabalho!”

Por: Byanca Souza
Fotos: Arquivo AM

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