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Para a rua e para competições

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Projeto de Fox campeão em SPL é ideal para o dia-a-dia – e de custo acessível

Pensar em um projeto de som que seja ao mesmo tempo de ponta – capaz de encarar etapas das maiores entidades organizadoras de campeonatos de som e, ao mesmo tempo, ter um custo acessível a qualquer pessoa – além de ser discreto o suficiente para não comprometer a funcionalidade e o uso do carro no dia-a-dia do seu dono. Pois este foi o desafio – e a conquista – conseguida pelo estudante de Odontologia, Guilherme Bariani Fernandes, de 19 anos e seu VW Fox 1.6 flex ano 2007: aficionado por SPL e campeonatos de som automotivo, ele pensou em um projeto de som para o posicionar entre os campeões de competição nas principais entidades (como MTM, 101%Eventos e Velocidade Máxima) e, ao mesmo tempo, ter uma personalização discreta, quase imperceptível na aparência externa do carro, ideal para trafegar no dia-a-dia do trânsito caótico da capital paulista sem chamar a atenção e – mais importante – sem prejuízo do desempenho e funcionalidade no uso do carro.

O conceito

Ao desenvolvermos o projeto, Bila e eu (Serginho) tivemos alguns parâmetros dados pelo Guilherme, sendo que os principais eram de que ele não podia abrir mão do uso diário do veículo para ir à faculdade (sendo, portanto, absolutamente necessário que ele fosse pouco chamativo para quem olhasse de fora), além de não ser prejudicial ao desempenho do carro no trânsito.

Outro dado era que tinha que ser um projeto baseado em um custo específico, acessível para o padrão de seu dono. Tendo isto em mente, optamos por um kit de som que pudesse, ao mesmo tempo, dar qualidade e potência sonora sem modificações extremas na aparência original, bastando apenas um reforço de alimentação com uma bateria AGM XSPower, de maior amperagem. Um disjuntor também foi incorporado para dar mais segurança ao sistema e otimizar a alimentação.

Escolhemos dois amplificadores Stetsom, que dispensam apresentações (veja ficha técnica), além de um jogo de falantes (kit duas vias e subwoofers) da Digital Designs, adequados à reprodução sonora com alta fidelidade (leia descritivo na ficha técnica). A caixa (dutada) foi pensada para as dimensões do porta-malas do carro, sendo removível (em caso de uso para viagem ou bagagem, Guilherme poderia deixá-la em casa, e colocá-la somente nos dias de competição).

O conforto

Pensando na personalização e conforto de seu dono e no uso do carro para o dia-a-dia, foi instalado um multimídia Pioneer com tela de 7” retrátil e TV digital. No visual externo, pouquíssimas mudanças na aparência original, com insul film, um kit de luzes Xenon de 6000 K e rodas de ferro originais aro 15”, mas com calotas customizadas (pintadas em preto). A suspensão é a ar, de controle independente. Nada que denuncie o equipamento interno instalado e, ao mesmo tempo, garanta ao seu dono um nível de personalização mínimo e agradável. Conclusão: ficou tão bom que ele hoje, faz parte da nossa equipe de competição (StopCar), tendo se destacado nos campeonatos de som automotivo. E o histórico de vitórias mostra o acerto no projeto:
Recordista paulista de SPL pela Velocidade Máxima (na categoria um sub de 10”) em 2009, e também foi vencedor de várias etapas da MTM e 101%Eventos (na categoria dois sub de 12” e um de 15”) em 2010. E, para 2011, Guilherme planeja conosco um upgrade do projeto, com vistas a novos desafios. É só aguardar.

Ficha técnica

Sistema de Som
– Unidade de processamento Pioneer AVH-P5180DVD.
– Sintonizador de TV digital incorporado.
– Kit duas vias DD áudio nas portas dianteiras e traseiras.
– Dois subwoofers DD áudio 3512 de 1500 wrms cada um.
– Caixa dutada de alto rendimento com duto quadrado, atingindo 148db SPL no dia-a-dia.
– Amplificador Stetsom TH4150i da linha evolution com quatro canais de de 100 Wrms – por canal em 4 ohms para os kits duas vias.
– Amplificador Stetsom o digital Vulcan V 3K7 E módulo que atinge 4500 Wrms em dois Ohms a 13,8 V em um único canal.
– Disjuntor Tremo de 160 A para maior segurança do sistema.
– Cabos de alimentação de 70 mm no dia-a-dia e conectores banhados.
– Cabos de entrada RCA de tripla blindagem Stetsom.

Personalização
– Iluminação – kit de faróis de xenônio 6000K alto, baixo e milhas, bem como lanternas de led de 6000K.
– Suspensão a ar, com compressor com controle de altura independente e controle a distancia.
– Rodas: rodas de ferro, com calota aro 15 customizada.

Desempenho
– Incremento de alimentação do sistema elétrico, com troca da bateria original por uma AGM XSPower de maior amperagem (para dar conta dos sistemas essenciais do veículo e do sistema de som instalado).
– Motorização: adição de dispositivo de captação de ar no motor 1,6 flex original, o que incrementa em 15% o torque do motor.

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