Destaque da AutoMOTIVO no ano passado, o Peugeot 3008 vai ganhar um reforço de peso, aumentando a linha de SUVs oferecida pela montadora francesa no Brasil. Para aproveitar a nítida preferência dos consumidores brasileiros por utilitários esportivos, a empresa vai passar a oferecer a partir do primeiro semestre de 2018 um SUV de maior porte, o Peugeot 5008.
O modelo é baseado na plataforma modular EMP2 (Efficient Modular Platform) para veículos de médio porte, a mesma usada no modelo 3008.Com a plataforma alongada em 19 centímetros, o 5008 pode acomodar até sete passageiros e chega para competir com outros SUVs de porte maior, como o Toyota SW4, os Mitsubishi Pajero Dakar e Pajero Full, o Hyundai Santa Fé e o Chevrolet Trailblazer, entre outros.
O Peugeot 5008 mantém todas as principais características que fizeram do irmão menor um sucesso de vendas na Europa, a ponto de conquistar o prêmio europeu Car of the Year 2017 e acumular um volume de pedidos que chegou a ocupar toda a capacidade de produção da fábrica de Sochaux, na França.
Embora utilize a mesma plataforma do 3008, o 5008 não é uma mera cópia anabolizada. Maior e ligeiramente mais largo, ele também oferece uma terceira fila de assentos, com dois bancos dobráveis e removíveis, além de mais espaço de porta-malas, capaz de acomodar 952 litros de carga. No estilo, se diferencia pelas colunas.
Mas o que faz a diferença são os generosos 2,84m de distância entre-eixos, garantindo muito mais espaço e conforto para os ocupantes, um dos principais atrativos dos SUVs grandes. Essa distância supera em 16,5 cm. a oferecida pelo irmão menor; em 10 cm. a do Toyota HiLux SW4, o campeão de vendas do segmento de SUVs grandes; em 4 cm. a do Mitsubishi Pajero Full e do Hyundai Santa Fé e empata com a oferecida pelo Chevrolet Trailblazer.
O i-Cockpit, um dos pontos mais elogiados do Peugeot 3008 foi mantido, mas atualizado para a versão 2.0. Entre outras características esse conceito parte de um design que praticamente é centrado no motorista, limita o número de botões, teclas e seletores, e chega a detalhes como a iluminação variável e um botão no painel, batizado de i-Cockpit Amplify, que permite adaptar o ambiente interno ao humor do motorista ou à ocasião, com ajustes na iluminação, no volume do som, na ação de massagem dos bancos ou na fragrância usada para perfumar o ambiente.
O motorista conta com um volante menor que a média e tem à frente uma tela digital de alta resolução com 12,3’’, que substitui os instrumentos tradicionais e pode ser configurada de diversas maneiras.
Uma tela touchscreen multifunção de 8’’ concentra no centro do painel um grande número de informações e permite diversos ajustes, além de navegação em 3D, espelhamento de smartphones e as funções tradicionais.
Compatível com os protocolos MirrorLink (Android), Android Auto e Apple Carplay, ela também permite ativar a função de reconhecimento de voz via smartphone (S-Voice Android e Siri da Apple) com apenas um toque num botão no volante.
O sistema de som Hi-Fi Premium Focal inclui um amplificador digital de 515 W com 12 canais, quatro woofers nas portas, quatro tweeters nas colunas, um driver no centro do painel e um subwoofer com bobina tripla sob os bancos dianteiros.
Embora na Europa sejam oferecidas diversas opções de motores, é bastante provável que para o Brasil o novo SUV da linha Peugeot tenha um motor turbodiesel de quatro cilindros 2.0 BlueHD, que desenvolve 180 cv e faz dupla com um câmbio automático de 6 velocidades EAT6 (Efficient Automatic Transmission), equipado com a tecnologia Quickshift.
Com todos esses predicados, o Peugeot 5008 vai ajudar a ampliar ainda mais a participação dos utilitários esportivos no mercado brasileiro!
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação