A Land Rover apresentou o novo SUV da marca, o modelo Range Rover Sports SVR durante um evento na Califórnia, Estados Unidos em meados do mês de agosto. O utilitário foi desenvolvido pelo time de operações da Jaguar Land Rover e já é conhecido como o SUV de produção mais veloz do circuito de velocidade alemão Nordschleife, no autódromo de Nürburgring. O automóvel atravessou o circuito em 8 minutos e 14 segundos.Fora das pistas o carro mantém a fama de veloz e pode alcançar os 100 km/h em 4,5 segundos, sendo capaz de atingir velocidade máxima de 260 km/h. E para os brasileiros que se impressionaram, há boas notícias, a super SUV desembarca no Brasil em 2015.
Para conseguir este desempenho, o Range Rover Sport SVR é equipado com motor V8 Supercharged 5.0 de 550 cv e 69,3 kgfm de torque e conta com câmbio automático de oito velocidades. Além disso, o veículo ficou 39% mais leve em relação ao Range Rover Sport padrão graças à sua carroceria feita de alumínio.
O novo SUV é equipado com um sistema de tração integral permanente com opção de marchas reduzidas, para terrenos com maior demanda de capacidade off-road, além de distribuição de torque 50/50 entre os eixos dianteiro e traseiro. A nova suspensão pneumática varia entre duas opções de altura, e o modelo ainda conta com sistema que seleciona automaticamente os melhores ajustes para o terreno em que o veículo trafega.
Entre as novidades estão ainda um escape ativo de dois estágios, que controla eletronicamente as válvulas de saída, novos bancos esportivos e rodas exclusivas de 22 polegadas com pneus 295/40 R22 de alta performance, que podem ser acrescentados ao veículo.
O Range Rover Sport SVR será o primeiro modelo da Land Rover a carregar a assinatura SVR, que será adotada para versões de alto desempenho da Jaguar e da Land Rover.
A nova designação SVR
O Range Rover Sport SVR será o primeiro modelo a usar a nova designação SVR, que será usado por todos os futuros modelos de alto desempenho. Um carro que foi desenvolvido para ser o mais rápido e ágil da categoria.
Depois do lançamento deste SUV, todos os futuros veículos da Jaguar Land Rover terão que cumprir critérios de desempenho rigorosos, a fim de usar o distintivo SVR.
O primeiro veículo a atender estes critérios foi projetado construído na Grã-Bretanha, o que para os responsáveis pelo projeto amplifica a integridade de engenharia, solidez e atenção aos detalhes que são características da marca Land Rover.
Mais sobre o circuito de velocidade alemão
As características de condução do SVR foram afinadas no exigente circuito de Nordschleife, em Nürburgring (Alemanha) porque a ondulação e o desafiante traçado são os maiores testes para veículos de alta performance.
Mike Cross, engenheiro-chefe de integridade de veículos disse: “Nürburgring é uma referência para o desenvolvimento e teste de veículos. Seus mais de 20 km e 154 curvas tornam o carro mais forte, durável e rápido. Nosso objetivo era ver se um SUV poderia se comportar como um carro esportivo no ambiente mais competitivo. Os resultados são espetaculares e o Range Rover Sport SVR demonstrou excelente desempenho e performance na pista”.
Por: Denise Andrade
Imagens: Divulgação