Dados das vendas de veículo, alta no índice de confiança do empresário e previsão de menor queda no PIB animam especialistas
Os dados de venda de veículos novos apontam para uma retomada mais rápida do mercado e da economia como um todo. Esta pode ser uma boa notícia após quase quatro meses completos de uma crise sem precedentes causada pela pandemia do novo coronavírus. Os últimos dados mostram que essa recuperação pode não ser apenas uma demanda reprimida.
No caso da venda de veículos, que impacta diretamente o mercado de acessórios, o crescimento das vendas já superou 80% em relação aos números de junho. O T-Cross foi o mais vendido com 4,6 mil unidades, seguido pelo Onix (4,2 mil) e HB20 (3,6 mil). As entregas de modelo PCD, no caso Volkswagen, representam uma oportunidade para o segmento de som e acessórios.
Em uma análise mais ampla, a economia se mostra positiva como apontam os dados de confiança, além dos relatórios do índice Focus. O índice de confiança dos empresários subiu 1,7 ponto em junho em relação ao mês anterior segundo dado divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), a terceira alta consecutiva do indicador.
Hoje, 27, dado do boletim Focus aponta que a expectativa de queda do PIB brasileiro em 2020 caiu de 5,95% para 5,77%, a quarta queda consecutiva com previsão de inflação abaixo dos 2%. O dólar, apesar da alta de 29% este ano, vem sofrendo quedas sensíveis desde o início do mês de julho o que também impulsiona o mercado de importação. Este pode ser um bom sinal de retomada consistente na indústria, que repercute no setor automotivo e pode mostrar uma recuperação mais vigorosa ou uma queda menor do que analistas esperavam para esse ano.
Fique sempre conectado com as novidades do setor com a revista AutoMOTIVO e leia a edição digital da nossa revista com guia de produtos, lançamentos e matérias exclusivas.