Home / Revista / Edições Anteriores / Salão de Frankfurt, uma feira para fanático nenhum botar defeito

Salão de Frankfurt, uma feira para fanático nenhum botar defeito

salao-frankfurt

Poucos  eventos automotivos superam o tradicional Salão de Frankfurt, na Alemanha, em termos de expectativa e número de novidades. São tantos lançamentos, que este ano os jornalistas especializados tiveram de chegar quase uma semana antes para poderem dar conta da maratona de entrevistas coletivas e apresentações.

Porsche-918-Spyder-salao-frankfurt

Aguardado com entusiasmo pelos visitantes do Salão de Frankfurt, o Porsche 918 Spyder chega ao Brasil em 2014. Mas quem quiser comprar o seu precisará ter um bom dinheiro guardado. O esportivo virá em três modelos e os preços ficarão em torno dos R$ 3 milhões.

Afinal, foram 150 lançamentos (70 deles, estréias mundiais) e nada menos de 17 concepts, sem contar as novidades de personalizadoras e outros expositores. Os híbridos foram uma presença constante nos stands, mas o foco principal dos visitantes são os esportivos e os concepts, em quantidade e qualidade para fanático nenhum botar defeito.

alfa-romeo-4C-salao-frankfurt

Chamado de “pequeno puro-sangue” pela fábrica, o Alfa Romeo 4C foi projetado para oferecer em um pacote compacto emoções normalmente associdas a esportivos peso-pesado. Com só 2,4 de comprimento total e uma excelente relação peso-potência, o 4C acelera de 0 to 100 km/h em só 4,5 segndos e atinge 258 km/h. A produção, limitada a 3500 unidades, será feita na fábrica da Maserati.

Também conhecido como IAA, o Salão de Frankurt é superlativo em uma variedade de aspectos: ocupa uma área de 230.000m2 (cerca de vinte e três quarteirões), atrai quase um milhão de visitantes de todo o mundo, tem milhares de veículos em exposição e é também um dos mais antigos salões de  automóveis de todo o mundo, tendo estreado em 1897, na antiga capital da Alemanha, Berlim. Desde 1951, o evento se mudou para Frankfurt, de onde nunca mais saiu.

A nova 458 Speciale  foi destaque no stand da Ferrari. Seu motor 4.5 V8 foi retrabalhado para oferecer 605 cv de potência a 9.000 rpm e 55,06 kgfm de torque máximo a 6.000 rpm. Segundo a fabricante italiana, este é o propulsor V8 com aspiração natural mais potente já fabricado pela empresa. Confira vídeo no nosso Portal e matéria especial na próxima edição.

A nova 458 Speciale foi destaque no stand da Ferrari. Seu motor 4.5 V8 foi retrabalhado para oferecer 605 cv de potência a 9.000 rpm e 55,06 kgfm de torque máximo a 6.000 rpm. Segundo a fabricante italiana, este é o propulsor V8 com aspiração natural mais potente já fabricado pela empresa. Confira vídeo aqui no Portal e matéria especial na próxima edição.

O Sport Quattro da Audi comemora os 30 anos do antecessor de mesmo nome e traz como principal destaque os 700 cv com motorização híbrida  e câmbio Tiptronic de 8 velocidades. O torque é de impressionantes 81,63 kgfm. O estilo marcante do carro é inspirado no modelo de 1983. Infelizmente, é apenas um conceito e não deve ter produção em série.

O Sport Quattro da Audi comemora os 30 anos do antecessor de mesmo nome e traz como principal destaque os 700 cv com motorização híbrida e câmbio Tiptronic de 8 velocidades. O torque é de impressionantes 81,63 kgfm. O estilo marcante do carro é inspirado no modelo de 1983. Infelizmente, é apenas um conceito e não deve ter produção em série.

A Jaguar levou o C-X17 Concept, que aposta num visual agressivo, com faróis afilados, grelha e entradas de ar proeminentes. A traseira lembra o novo roadster F-Type.

A Jaguar levou o C-X17 Concept, que aposta num visual agressivo, com faróis afilados, grelha e entradas de ar proeminentes. A traseira lembra o novo roadster F-Type.

A Lamborghini Gallardo LP570-4 Squadra Corse pode ser a última versão da Gallardo,  que recebeu este nome inspirado uma tourada e já completou uma década de existência. Porém, ajustes no chassis, no motor e no estilo conseguiram manter o carro entre os mais desejados e inovadores.

A Lamborghini Gallardo LP570-4 Squadra Corse pode ser a última versão da Gallardo, que recebeu este nome inspirado uma tourada e já completou uma década de existência. Porém, ajustes no chassis, no motor e no estilo conseguiram manter o carro entre os mais desejados e inovadores.

A Daimler apresentou em Frankfurt o Mercedes-Benz Concept S-Class Coupe, proposta conceitual para substituição do conhecido CL por um novo Classe S Coupé. Possui linhas elegantes e sofisticadas, com uma frente bem mais agressiva, destacando-se mais o formato do para-choque, que possui grandes aberturas laterais.

A Daimler apresentou em Frankfurt o Mercedes-Benz Concept S-Class Coupe, proposta conceitual para substituição do conhecido CL por um novo Classe S Coupé. Possui linhas elegantes e sofisticadas, com uma frente bem mais agressiva, destacando-se mais o formato do para-choque, que possui grandes aberturas laterais.

 

Por Amadeu Castanho Neto e Denise Andrade

Fotos: Divulgação

 

 

 

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo