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Segundo Anfavea, a produção de carros se manteve estável, mas falta de semicondutores atrapalha

Foram produzidos 192,8 mil automóveis em maio, o que apresenta crescimento de 1% ante abril

Vendas registraram números mais sólidos, uma vez que teve 188,7 mil unidades licenciadas em maio

A produção de automóveis no Brasil fechou maio com 192,8 mil unidades produzidas, o que representa alta de 1% ante abril. Esse número não foge muito dos outros meses, que desde janeiro tem se mantido entre 190 e 200 mil carros fabricados. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea, a falta de demanda e a crise global de fornecimento de semicondutores, que tem fechado fábricas por todo mundo, não tem deixado a produção crescer. Contudo, também não há uma queda brusca.

“Esse problema, que deve se alongar até os primeiros meses de 2022, é o responsável pelas paralisações temporárias de parte de nossas fábricas, algumas por períodos curtos, outras mais longos”, explica o Presidente Luiz Carlos Moraes, ressaltando que essa questão atinge vários setores industriais, mas o automotivo em especial, já que um único veículo pode ter até 600 semicondutores em seus sistemas eletrônicos de motorização, câmbio, segurança, conforto, entretenimento etc.

Já as vendas registraram números mais sólidos, uma vez que teve 188,7 mil unidades licenciadas no mês passado, o que gerou alta de 7,7% em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, as vendas de automóveis chegaram a marca de 891,7 mil carros emplacados. O segmento de caminhões também foi bem com 11,5 mil unidades vendidas, o que é o melhor resultado para a categoria desde dezembro de 2014.

Foram levados para fora do país 37 mil veículos

Em relação à exportação, foram levados para fora do país 37 mil veículos. Com isso, o mês de maio cresceu 9,1% ante abril. No acumulado do ano a exportação de automóveis chegou à marca de 166,6 mil unidades.

Crise dos semicondutores
Além de apresentar os números do setor automotivo, a entidade emitiu a sua opinião sobre a crise dos semicondutores, que tem produção concentrada na Ásia, o que gera um desafio para quem produz no Brasil, que pode se inspirar no que foi feito nos Estados Unidos e Europa.

“Estados Unidos e países da Europa captaram o sinal de alerta e já estão desenvolvendo políticas industriais no sentido de produzir localmente esses componentes eletrônicos, que são a base de toda a revolução tecnológica do 5G, internet das coisas, automação e outras já em curso”, afirma o Presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes.

No acumulado do ano, as vendas de automóveis chegaram a marca de 891,7 mil carros emplacados

A Anfavea também destaca a importante no investimento em pesquisa e desenvolvimento destes componentes tão importantes para o segmento automotivo. “O setor automotivo e outras indústrias dependem cada vez mais desses insumos para dar um passo além em termos tecnológicos, atraindo para o país investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento, e na esteira disso gerando conhecimento técnico, acadêmico e empregos de altíssima qualidade. Já estamos atrasados, o que exige urgência e grande visão de futuro por parte dos nossos dirigentes”, conclui Moraes.

Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de maio, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.

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