Home / Veículos / Carros / Sem peças, GM vai vender carro com multimídia sem bluetooth e Android

Sem peças, GM vai vender carro com multimídia sem bluetooth e Android

Montadora oferecerá no futuro módulo de conectividade para ativar funções na central multimídia MyLink

Tracker é produzida em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo

A Chevrolet informou aos concessionários que a partir de julho o Onix, Onix Plus e Tracker 2023 serão emplacados sem conexão com Bluetooth e com Android Auto . Além disso, a marca informou que oferecerá no futuro módulo de conectividade para ativar funções na central multimídia MyLink. Lojas procuradas pela AutoMOTIVO falaram que venderão os carros normalmente com todos os equipamentos e dizem desconhecer o comunicado da empresa.

Acessórios para o Onix Premier 2022: dá para melhorar a versão topo de linha? Veja o vídeo!

Em relação ao Android Auto, não haverá mais conexão via wireless ou via cabo. Também não terá suporte Wi-Fi via 4G. Já o Apple CarPlay terá conexão apenas por cabo e não mais sem fio. Não há informações sobre o OnStar e todos os equipamentos passam a ser opcionais, bem como, aconteceu com o ar-condicionado digital. Segundo a Chevrolet, essa medida foi tomada por causa da crise mundial dos semicondutores que tem afetado todo o mundo. Inclusive, a produção do Onix já chegou a ser paralisada diversas vezes no ano passado por falta de componentes eletrônicos.

Modelo também não terá suporte Wi-Fi via 4G

Vale lembrar que a crise mundial por falta de semicondutores começou com a pandemia de Covid-19, uma vez que a cadeia global de produção de componentes e chips eletrônicos mudou de estratégia para atender ao forte crescimento das vendas de eletrônicos no mundo nesse período. Desta forma, o setor automotivo, que esperava uma grave crise de demanda com os lockdowns, suspendeu encomendas desses equipamentos geralmente de origem asiática. No entanto, com o crescimento das vendas de veículos, as fábricas de componentes eletrônicos não conseguiram dar conta da demanda do segmento automotivo. Por isso, os componentes demoram a chegar às fabricantes de automóveis, o que tem comprometido a produção de carros.

Apple CarPlay terá conexão apenas por cabo e não mais sem fio

Em resposta à revista Quatro Rodas, a Chevrolet informou que busca mitigar os problemas na produção, além de buscar alternativas para otimizar o prazo de entrega dos veículos. “A cadeia global de suprimentos ainda tem demonstrado imprevisibilidade no fornecimento de componentes, com impactos pontuais na indústria automotiva mundial. Estamos trabalhando ativamente com nossos fornecedores para mitigar potenciais paralisações na produção e buscar alternativas no intuito de otimizar o prazo de entrega dos produtos aos nossos clientes. Por isto, temporariamente, versões dos modelos Onix, Onix Plus e Tracker terão novos pacotes de vendas, mais acessíveis, sem dispor de determinadas funcionalidades do multimídia. A GM informa ainda que será possível a aquisição futura pelo cliente de um novo módulo capaz de habilitar estas funcionalidades. Neste momento, porém, não temos previsão do prazo para a comercialização deste componente’’.

Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de junho, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo