Um dos maiores mercados automobilísticos do mundo só poderia abrigar o maior evento de peças, som e acessórios do planeta. O SEMA
Show (sigla de Specialty Equipment Market Association (algo como Associação do Mercado de Equipamentos Personalizados), realizado todos os anos no Las Vegas Convention Center, o evento atrai cerca de 100 mil pessoas, de mais de 100 países.
É uma enorme feira de negócios, ou seja, é preciso estar envolvido nesse mercado para poder participar, o que explica o número de visitantes menor do que o Salão do Automóvel, por exemplo, ainda que num espaço absurdamente maior.
O que pudemos ver este ano pode ser considerada a melhor edição dos últimos seis anos, ou seja, do pós-crise de 2008. Um evento que cresce a cada ano, refletindo a recuperação da economia nos EUA. Recuperação percebida ao se verificar que os hotéis, já considerados caros, estavam com alto nível de ocupação, mesmo com preços mais salgados do que o normal.
O SEMA Show 2014 como sempre trouxe mais ovidades em produtos. Como tem acontecido há algumas edições, foi dedicada uma área somente para lançamentos, chamada de New Products Showcase. A Revista AutoMOTIVO foi convidada a participar da enquete que indica produtos com grande potencial de comercialização no mercado brasileiro.
A cidade onde “tudo pode” é o lugar perfeito para “delirar” nos projetos e na personalização dos carros mais incríveis do mundo. E quem estava na cidade apenas para se divertir nos cassinos foi presenteado com o SEMA IGNITED, um desfile dos carros expostos no evento, pelas ruas da cidade.
Você confere aqui um pouco do que vimos de melhor no SEMA Show 2014:
- As pick-ups ganham mais espaço no mundo todo, e nos EUA, boa parte da população possui uma. O SEMA dedica um pavilhão inteiro apenas para elas.
- Um dos pavilhões mais bonitos do SEMA, em todos os sentidos, é o de rodas e pneus. Aqui esse segmento também conta com um pavilhão exclusivo.
- A área de som automotivo e eletrônicos nunca foi o forte do SEMA, diferentemente da CES que acontece todos os meses de janeiro no mesmo local. Entretanto, vários produtos relacionados a segurança e iluminação foram destaque nesta edição. As centrais
multimídia também continuam sendo atração.
- Algumas montadoras também participam do evento com carros personalizados. É o caso da Ford, que este ano comemora os 50 anos do Mustang. O carro, que foi todo renovado, teve várias versões expostas no SEMA, muitas delas premiadas através das mãos de Chip Foose, já que a fábrica promoveu um concurso para premiar os 10 melhores. No stand da marca, várias gerações do carro, fazendo com que o espaço fosse um show à parte, principalmente para os milhões de apaixonados pelo carro. Há rumores de que o carro será vendido oficialmente no Brasil.
No SEMA, é possível encontrar várias marcas presentes no mercado brasileiro. É o caso da CEQUENT detentora das marcas ENGETRAN e DHF, a KEKO, THULE, XS, SCOSCHE, entre outras. A FAAFTECH e a STETSOM foram algumas das poucas genuinamente brasileiras a representar o Brasil no evento.
Para conferir as fotos exclusivas do SEMA Show 2014 na nossa galeria do Flikr, clique no botão abaixo: