Mais do que produtos, a Sensocar busca como empresa do setor de acessórios vender segurança. E isto não é pouco: focando na qualidade da linha de produtos com um pós-vendas dedicado e ao alcance de todos os seus clientes no território nacional (via 0800), a empresa agora vê sua marca crescer e se consolidar através de bem-sucedidas parcerias, como a feita com a equipe que monta os carros do Lata Velha (do Caldeirão do Huck), na TV Globo.
“Buscamos um relacionamento mais próximo com os lojistas – para troca de informações e suporte técnico na instalação, mas sem deixar de lado o contato com o consumidor final, que é o que leva no boca-a-boca nossa marca e consolida nossa imagem”, diz Silvia Bitente, diretora de marketing da empresa. Leia a entrevista abaixo:
Como nasceu a Sensocar?
Silvia Bitente: A empresa nasceu há 20 anos, depois que meu pai, Silvino Bitente, especialista em sistemas eletrônicos, saiu da então Philco (fabricante de TV’s) e juntou-se a outros colegas para fundar a Softest, uma empresa voltada para construir máquinas de medição e teste eletro-eletrônicos.
E como nasceu a idéia de fabricar alarmes?
Silvia Bitente: O início foi puramente casual: o primeiro produto foi oferecido para clientes como um “brinde”. A aceitação foi tão boa que a oportunidade saltou aos olhos de meu pai. Ele viu ali um oportunidade de negócios, e a partir daí criou-se a nova marca há 16 anos.
E este começou influenciou na história da empresa, desde então…
Silvia Bitente: Sem sombra de dúvida. O conhecimento e a vivência do Silvino – desde o chão da fábrica – permitiu que nós déssemos sempre os passos certos, sem erro nem desperdício de recursos ou esforços na direção certa, que nos levou até onde nos encontramos, hoje.
O que não é pouco: com um stand no Salão do Automóvel e duas plantas (uma em Guarulhos-SP e outra em Santa Rita do Sapucaí – MG), a empresa consolidou uma forte estrutura, que a permitiu crescer de forma significativa dentro do mercado, não?
Silvia Bitente: Sim, e de forma equilibrada: em MG a planta tem capacidade de produção para até 50 mil alarmes, e depois dela passamos a ter condição de atender às demandas de maior volume sem abrir mão de nosso zelo pela qualidade dos produtos. Temos um sistema muito focado…
Quais produtos a empresa hoje disponibiliza ao mercado? Silvia Bitente: É difícil colocar nestes termos, porque nós não encerramos a produção de um produto, mesmo depois de colocarmos um novo no mercado. Eu explico: há o aspecto da reposição a ser considerado, já que nós temos clientes com alarmes Sensocar de até sete anos atrás. Então, nós não podemos deixá-los desassistidos.
Muitas vezes uma linha pode ser descontinuada – mas não encerrada de vez, por respeito aos clientes que adquiriram nosso produto. Nós precisamos pensar na assistência que ele pode precisar, na eventualidade de precisar de nosso suporte técnico. Isso acontece às vezes, quando ele tira o alarme para colocá-lo em um outro carro.
E este tipo de situação é comum?
Silvia Bitente: Mais do que se pode imaginar. E nós temos um pós-vendas muito certinho, muito criterioso, para lidar com estas situações. Porque a satisfação do cliente com nosso produto não pode ser frustrada.
Voltando à questão anterior – das linhas de produtos -, então falemos das mais novas e em destaque…
Silvia Bitente: Temos produtos das linhas AL 5000 e suas variações (A, T, I) até a linha AL 9500, que começou há dois anos atrás. São cerca de 30 produtos comercializados hoje. São produtos para veículos e motos, e a diferenciação hoje se dá no estilo do produto: Steel, AP Steel, Steel Prisma, AP Pitch, Pitch e suas variações, bloqueadores e moto-bloqueadores (MotoBlock), além dos módulos de conforto, que são para levantamento de vidro e trava de portas. Só no Salão, temos 4 lançamentos.
E como você sente estar aqui, no principal evento automotivo da América Latina?
Silvia Bitente: Para uma empresa que quer – e precisa crescer – é uma exigência realizar ações que evidenciem a marca. Ficar num canto, escondido, não é bom para nenhuma empresa. Então, nosso investimento maior aqui é na marca, assim como outras ações de marketingt como a da parceria com a oficina que monta os carros do Lata Velha. A idéia é: se está na Globo, é porque é bom.
Então, 2008 tem sido um ano de visibilidade para a marca, não?
Silvia Bitente: Sim, e isso pra nós foi fundamental. Nós sempre investimos em propaganda, mas o resultado nunca foi tão bom quanto agora. Nós já começamos a ver a Sensocar ainda mais conhecida, e esperamos que o retorno de todo este investimento venha no mesmo ritmo.
Daqui pra frente, como você vê o futuro, como você enxerga a Sensocar e seus desafios daqui em diante?
Silvia Bitente: Nosso objetivo é o que toda empresa sonha: Eu queria que a pessoa entrasse na loja de instalação e dissesse: “Põe um Sensocar no meu carro”, frase que sintetiza a associação direta do público com a marca.