Home / Revista / Edições Anteriores / Superando metas, a Tury investe para crescer e revela novidades

Superando metas, a Tury investe para crescer e revela novidades

Daniel Tury, Diretor Comercial da Tury Acessórios, fabricante de acessórios automotivos

A melhor defesa é o ataque. Usado muitas vezes no futebol, esse provérbio também pode descrever a estratégia de algumas empresas. Às vezes, em meio a cenários pouco animadores, enquanto alguns tratam de “botar o pé no freio”, outros aceleram. E isso faz a diferença.

É o que o que estamos vendo no mercado brasileiro de acessórios com empresas que, mesmo diante de um cenário de desaceleração do crescimento, investem pesado e se preparam para crescer. É o caso da Tury Acessórios, tradicional fabricante paulista situada em pleno “coração” da indústria automotiva brasileira, São Bernardo do Campo.

Depois de bater todas as metas traçadas para 2014, a empresa pretende continuar crescendo e se impôs metas que o próprio diretor, Daniel Tury, reconhece que são ambiciosas mas possíveis de serem atingidas, considerando o histórico de desempenho nos últimos anos e o investimento feito em equipamentos, processos e mão de obra altamente qualificada.

Como foi em 2014

 

Daniel Tury e Ari Pavezi, da Tury Acessórios, fabricante de acessórios automotivos

“No ano passado ficamos exatamente dentro das nossas metas, que eram audaciosas. No início do ano chegamos a pensar que não iríamos conseguir, mas conseguimos bater todas as metas. Foi um ano muito bom em todos os sentidos para nós. Tivemos uma série de novos lançamentos e aumentamos a participação de mercado em diversas regiões do País, que era algo que perseguíamos. De forma geral, foi um ano em que saímos com um saldo extremamente positivo,” resume Daniel.

Segundo ele, no ano passado a empresa se concentrou na melhoria de processos, na diminuição dos prazos de entrega, no aumento da disponibilidade de toda a gama de produtos, apostando no aperfeiçoamento da sua infraestrutura e, investindo em um novo sistema de ERP, novos equipamentos e assim por diante.

logo da Tury Acessórios, fabricante de acessórios automotivos

“Também criamos uma equipe de pós-venda, com promotores técnicos de venda que têm visitado os nossos distribuidores e o varejo, promovendo a nossa tecnologia, a nossa marca e os nossos produtos. Isso foi um ganho que tivemos e os resultados desse primeiro ano mostraram que devemos incentivar e incrementar esse tipo de trabalho,” conta o diretor da Tury.

“Por isso, em 2015 o serviço de pós-venda vai ser ampliado. Ele se mostrou algo muito bom para nós. São promotores uniformizados e com o crachá da empresa, que vão para o mercado em carros da empresa com uma única missão, que é ensinar todas as funções dos produtos, apresentar novas oportunidades de negócios, que muitas vezes antes não eram aproveitadas, como o anti-esmagamento, por exemplo. O varejo gosta muito disso, então vamos ajudar o varejista a ter um maior rendimento, ajudando a destacar a nossa marca e a fidelizar os clientes,” ele complementa.

Como será em 2015

 

Equipamentos de ponta na Tury Acessórios, fabricante de acessórios automotivos

Segundo Daniel, “a Tury vem para 2015 baseada no histórico dos últimos dois ou três anos, que foram anos de bastante crescimento; daí entramos em 2015 com a expectativa de que essa curva de crescimento continue. Temos também muitos planos, resultado do planejamento estratégico, que envolvem tanto a melhoria da infraestrutura, dos processos, das equipes e do portfólio de produtos. Temos a perspectiva de que este também seja um ano de forte crescimento, com muito investimento para que continuemos a crescer com qualidade,” complementa.

Ele explica que “está bem claro para nós que só conseguiremos crescer se continuarmos oferecendo um alto padrão de qualidade; então este será um ano de muito investimento em várias áreas da empresa e também na infraestrutura, com a expectativa de que isso também venha acompanhado de um grande crescimento em resultados.”

Nova embalagem dos produtos da Tury Acessórios, fabricante de acessórios automotivos“Estamos satisfeitos com o que temos, mas também sabemos que é possível melhorar bastante. O “Kaizen”, conceito de melhoria contínua, implica em admitir que sempre é possível melhorar. Por melhor que sejam os nossos produtos, nossos processos e nossas equipes, sempre é possível aperfeiçoá-los, então estamos continuamente buscando melhorar,” continua.

No entanto, o diretor da Tury deixa claro que não admite crescer a qualquer preço e que não abre mão dos princípios que nortearam a trajetória da empresa até agora: “Projetamos para 2015 um crescimento audacioso, mas o importante é garantir que esse crescimento seja feito com qualidade. Não adianta vender mais e atrasar entregas, saturar os sistemas de telefonia ou comprometer o padrão de qualidade.”

Uma das novidades para este ano será a mudança de toda a linha de embalagens, introduzindo uma embalagem de aparência mais moderna e sofisticada, a ser adotada para toda a linha, que deixará de ter submarcas, utilizando apenas a marca Tury.

Nova fábrica

 

Equipamentos de ponta na Tury Acessórios, fabricante de acessórios automotivos

Talvez o investimento mais significativo projetado para 2015 seja a construção de uma nova fábrica, muito maior e mais moderna que a atual. “Estamos na etapa final para começar esse projeto,”, revela Daniel. “Já temos um grande terreno, vizinho do nosso, e estamos muito perto de começar. Falta contratar projetos de engenharia e arquitetura.”

Segundo ele, com o crescimento na produção a empresa está chegando perto do limite. Alguns setores já trabalham em segundo turno e, embora seja possível pensar em operar com três turnos de produção, a ideia é de não chegar a esse nível de trabalho para não ter de correr o risco de abrir mão da qualidade.

“Nosso planejamento para 2015 e 2016 nos obriga a pensar na nova fábrica e já estamos bastante avançados nesse projeto. A disposição é de investirmos para nos prepararmos para o futuro que estamos buscando. Estamos em São Paulo e não queremos sair daqui. Isso é uma vantagem estratégica enorme para a empresa. Estamos no centro nervoso da capital econômica do País, o que é uma vantagem muito grande tanto em termos de abastecimento quanto de escoamento.

Um dos objetivos com o prédio novo é poder ter um layout otimizado, que melhore o fluxo de produção e permita aumentar a área de armazenagem, entre outros benefícios.

Estoque é benefício para o cliente

Estoque de placas eletrônicas na Tury Acessórios, fabricante de acessórios automotivos

Daniel explica que como os acessórios automotivos estão cada vez mais dedicados, os estoques se tornam cada vez mais caros para o distribuidor. “Se o fabricante não ajudar o distribuidor oferecendo produtos para pronta entrega, o distribuidor vai ter problemas, pois manter o estoque é muito caro e pode gerar um desequilíbrio (financeiro).”

“Então, uma prioridade que colocamos para nós mesmos é ajudar o distribuidor com um prazo de entrega ultracurto, que vai permitir que ele até faça uma venda casada que vai ter o suporte necessário da Tury,” continua.

Equipamentos de ponta na Tury Acessórios, fabricante de acessórios automotivos“O leque de produtos é muito grande e fica caro para o distribuidor ter tudo em estoque, então cabe à fábrica colaborar com seus distribuidores, oferecendo produtos para pronta entrega para que eles mantenham as prateleiras cheias. Uma das nossas obrigações é ajudá-los a não perder vendas,” emenda o Gerente Comercial Ari Pavezzi.

Ele explica que os produtos da Tury são dedicados, ou seja, específicos para cada modelo. Como o País tem uma grande diversidade de veículos e marcas, a empresa é obrigada a ter quase 500 modelos diferentes em linha. Por isso ela investe para manter cada produto disponível em estoque para pronta entrega, mesmo para modelos menos procurados, de modo a ajudar o distribuidor e o varejista quando houver demanda.

“A Tury busca ser parceira dos distribuidores também nesse sentindo, garantindo o abastecimento rápido, pois sabe que não é fácil para o distribuidor ficar gerenciando um grande estoque,” complementa Daniel.

Novo acessório promete ser novidade

Equipamentos de ponta na Tury Acessórios, fabricante de acessórios automotivos

Além da nova fábrica, outra grande novidade da Tury, que até agora trabalhava apenas na expansão da linha de produtos para novos modelos, mantendo as mesmas tecnologias, é um novo acessório automotivo, diferente de tudo o que ela produz até agora.

Segundo Daniel, “Esse produto faz parte das nossas perspectivas de crescimento e é uma tecnologia que devemos apresentar ao mercado em Abril ou Maio e que por isso, infelizmente, não poderá ser apresentado durante o ENAN.”

“Entendemos que se não sairmos da nossa zona de conforto poderemos ser engolidos pela onda. Temos de nos mexer muito e estamos nos mexendo,” explica Daniel.

Equipamentos de ponta na Tury Acessórios, fabricante de acessórios automotivos

“Acabamos de ampliar significativamente a nossa estrutura de Desenvolvimento, com a chegada de novos engenheiros; investimos no aperfeiçoamento do nosso laboratório e celebramos contratos com instituições de Pesquisa e Desenvolvimento, credenciadas pelo Ministério de Ciências e Tecnologia, ampliando – e muito – a nossa capacidade de Pesquisa e Desenvolvimento interno e externo, com o objetivo de aportar novas tecnologias para o nosso mercado, diferentes das que já vínhamos utilizando e, como sempre, inovadoras,” continua.

Sem revelar de que produto se trata, ele complementa: “Acima de tudo teremos um produto que não vai ter concorrente, pois é uma visão que tivemos que já foi devidamente testada e vamos trazer um novo tipo de tecnologia. Isso é muito importante ser dito.”

“Cada vez mais os carros saem mais completos. Temos de ser criativos, desenvolvendo novos tipos de acessórios para oferecer para os donos desses carros. Além de serem úteis, esses acessórios precisam despertar o interesse desses consumidores. Por isso, nossa missão é de sermos criativos, inovadores e competentes, oferecendo novas tecnologias para o mercado,” finaliza.

História e planejamento

Linha de produção de chicotes na Tury Acessórios, fabricante de acessórios automotivos

A Tury tem 26 anos e foi a primeira empresa a produzir alarmes e controles remotos no Brasil, com a marca Alarmes Naja. Com o fim dessa empresa, a sociedade passou a ser exclusivamente familiar e adotou o novo nome, Tury, passando os seus primeiros dez anos produzindo alarmes e antenas automotivas, módulos de potência de som usando a marca Taurus, que foi uma marca muito conhecida até que os resultados dos negócios deixaram a desejar.

Foi então que a empresa decidiu entrar no segmento de GNV – gás natural veicular, deixando de produzir acessórios e mantendo apenas serviços de assistência técnica. Desde então, ela se tornou a principal marca desse segmento.

Mais tarde, como resultado de planejamento estratégico, ela decidiu voltar ao mercado de acessórios e depois de 3 ou 4 anos de desenvolvimento, patenteou e lançou uma nova linha de produtos.

Equipamento de ponta na Tury Acessórios, fabricante de acessórios automotivosEle explica que a empresa é hoje não o resultado da sorte nos negócios, mas de muito planejamento. “A empresa teve uma visão, foi detectada a carência de produtos que até então não existiam no nosso mercado, caso de módulos de vidro plug and play com anti-esmagamento. Conseguimos desenvolver um produto confiável e inovador e logo nos destacamos em um mercado tão disputado. Tudo é resultado de visão de mercado, planejamento, preparação e muito trabalho.”

Planejamento, controle e melhoria contínua não são mero discurso na Tury nem objetivos apenas de seus executivos. Quem visita a fábrica da empresa encontra painéis com gráficos que mostram o desempenho de todos os setores em relação às metas traçadas, expostos para serem vistos e analisados por todos os funcionários.

Pode ser que em alguns casos a melhor defesa seja o ataque. Mas não um ataque cego e sim o resultado de trabalho duro, um volume apreciável de investimentos, planejamento cuidadoso, mão de obra qualificada e uso de modernas ferramentas de administração.

Texto: Amadeu Castanho Neto

Imagens: Equipe AutoMOTIVO

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo