A indústria automotiva ganhou ainda mais espaço nesta edição.
Realizada entre os dias 7 e 10 de janeiro, a Consumer Electronics Show (CES) mostrou ao mundo os novos produtos e tendências de tecnologia. Durante os quatro dias de feira, passaram pelo centro de convenções de Las Vegas mais de 150 mil pessoas para ver os cerca de 3,5 mil novos produtos de todos os tipos, como TV’s 4K, carros inteligentes, capas de smartphones, câmeras digitais, tablets, notebooks, e muito mais.
As TVs 4K, com quatro vezes mais definição do que a resolução Full HD, devem dominar o mercado de televisores em 2014 e foram um dos destaques do evento. Elas são diferentes dos aparelhos com função 3D, que quase não apareceram na feira e definitivamente não caíram nas graças do consumidor, os televisores de ultra-alta definição (UHD) devem alcançar vendas expressivas graças à constante redução de custos e a maior variedade de modelos, pelo menos nos Estados Unidos.
Mas também houve espaço, e nesta edição ainda maior, para a indústria automotiva. Como sempre os grandes destaques foram os carros inteligentes. Tarefas como estacionar o veículo, procurar uma vaga ou liga-lo à distância, não são mais coisa do futuro. Aplicativos de smartphone que se comunicam com o computador dos carros permitem controlá-los à distância, enquanto sensores instalados nos veículos impedem que eles batam durante uma manobra.
Uma das novidades que chamou a atenção da imprensa foi o anúncio do Google de uma parceria com quatro montadoras de automóveis. A parceria visa implantar o sistema operacional Android em carros. Denominada Open Automotive Alliance (OAA), a parceria reúne Audi, GM, Honda, e Hyundai, a fabricante de placas gráficas Nvidia e tem como objetivo lançar até o fim de 2014 veículos equipados com o sistema mobile do Google.
Em comunicado oficial as empresas informaram que estão dedicadas para a criação de uma plataforma que resulte em carros mais seguros e intuitivos. Elas querem também aproveitar o sucesso do Android para acelerar a inovação na indústria automobilística, aproveitando a familiaridade das pessoas com o sistema.
A GM, por exemplo, apresentou já na feira as oportunidades no uso do Android em conjunto com serviço de conectividade OnStar 4G LTE para modelos Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac. O novo serviço oferece uma loja de aplicativos com foco em música, notícias e previsão do tempo.uitivos. Elas querem também aproveitar o sucesso do Android para acelerar a inovação na indústria automobilística, aproveitando a familiaridade das pessoas com o sistema.
Mas as montadoras apresentaram também outras tecnologias, a Audi, por exemplo, destacou o Audi TT, mais precisamente o painel de instrumentos do carro que é totalmente digital. O monitor TFT de 12,3 polegadas exibe informações em dois diferentes modos: no tradicional, velocímetro e conta-giros aparecem grandes e em primeiro plano. No modo infotainment, esses itens ficam diminutos, e a região central da tela é dedicada à função que o usuário deseja. O sistema é comandado pelo volante multifuncional, e o menu é semelhante ao de um smartphone, para facilitar a navegação.
Já a Ford apresentou o C-Max Solar Energi Concept, modelo com placas fotovoltaicas no teto para captação de energia do sol. O híbrido plug-in também tem a opção de carregar a bateria na tomada e tem autonomia total de mil quilômetros, dos quais 33,8 quilômetros apenas usando energia elétrica. O modelo será testado nas ruas para avaliar a viabilidade de produção.
Outra que apostou em conectividade foi a BMW, que apresentou um assistente de pilotagem que garante o realinhamento do carro em alta velocidade e sem interferência do motorista. De acordo com a alemã, o protótipo foi posto à prova em circuito circular, contornando cones e desviando de obstáculos. O assistente reconheceria situações como aquaplanagem e derrapagens , por exemplo, e reagiria de modo particular em cada caso. A BMW reforça que os sensores que captam os dados são os padrões já encontrados nos veículos da marca.
Brasil presente na CES
A Ruchi , responsável pela importação e comercialização de acessórios como palhetas, tapetes, pedaleiras e amortecedores para porta-malas, marcou presença na CES 2014 como parte da parceria oficializada há cerca de sete meses com a Dual – uma das maiores fabricantes de componentes eletrônicos da Coréia, com sua central de negócios para a América Latina localizada na Flórida, Estados Unidos.
A participação na CES teve como objetivo principal estreitar o relacionamento com a marca, já que desde 20 de janeiro passaram a comercializar oficialmente as centrais multimídia da Dual no Brasil.
“A proposta da Ruchi com a entrada dos produtos Dual no mercado nacional é a de consolidar os produtos junto aos consumidores nacionais, pois as pretensões para o futuro são as de, junto com a marca, implantarem processo fabril no Brasil”, afirmou o representante Arnaldo Spinato Jr.
Na visita ao evento, a equipe da Ruchi pode conhecer toda a diretoria, engenharia e o presidente da Dual, além de conhecer detalhes dos últimos lançamentos.
A Stetsom marcou presença mais uma vez na CES para estreitar laços com o mercado internacional. Se sentindo orgulhosa por ser a única fabricante brasileira a participar deste evento, apresentou as novas tecnologias que tem empregado nos amplificadores digitais, crossovers, equalizadores, voltímetros, além de novos produtos que lançaram na feira.
Com resultados positivos a STETSOM investe na participação da CES, porque é uma feira reconhecida mundialmente e tem contribuído para que a marca se torne cada vez mais popular no mercado mundial, ampliando a abertura de portas para novas conquistas. “A apresentação da completa linha dos novos produtos lançados no mercado brasileiro e o lançamento de outras novidades na CES significa mais uma etapa alcançada em busca da excelência no desenvolvimento de novidades relacionadas ao setor automotivo”, afirma o Assist. de Marketing Thiago Calza.
Curiosidade
O DeLorean, carro que se torna uma máquina do tempo nos filmes da franquia “De volta para o futuro” virou hit no evento em Las Vegas, como parte de uma ação da fabricante de guitarras Gibson.
O exemplar exposto é uma versão do modelo que esteve nas telonas no segundo filme da série. No longa, o cientista Doc Brown leva Marty McFly de 1985 para o “distante” futuro de 2015.
Por Denise Andrade
Fotos: Divulgação
Gostaria de receber notícias da revista por e-mail, mas não consigo acessar.
Obrigado
Bom dia Carlos! Nossas notícias estão disponíveis no site, que é atualizado diariamente. É só acessar http://www.revistaautomotivo.com.br que você terá acesso a todo o nosso conteúdo. Abraço! Equipe Revista AutoMOTIVO.