Num mundo em que só se fala em mudança muitas vezes é preciso ter a coragem de não mudar. Vejo com espanto e tristeza mudanças sendo feitas sem necessidade alguma.
Mudar só para dizer que mudou ou para parecer ser moderno é uma grande besteira. Mudar para pior então é mediocridade! E quantas vezes vemos produtos e serviços, marcas e embalagens mudando para pior?
É preciso ter muita coragem para não dar ouvidos a maus conselheiros que nos querem fazer mudar quando na verdade sabemos que não devemos, ou simplesmente estamos muito bem sem mudar.
É preciso coragem para não se deixar levar por pessoas que, na verdade, querem mesmo é se aproveitar de nós propondo mudanças desnecessárias.
É preciso ter juízo crítico e tomar cuidado para não pensar que quem não muda é antigo, retrógrado, fora do tempo. Nem sempre. Às vezes quem muda muito é que demonstra ausência de uma personalidade forte e de um caráter decidido.
Quem muda muito é que dá a impressão de “Maria vai com as outras” como se diz no interior.
Vejo mulheres que mudam de cortes e cores de cabelo, penteados e unhas e pessoas em geral que mudam tanto que se tornam irreconhecíveis de tantas plásticas, botox, etc. Se acham modernas e atuais sem perceber que estão na verdade fazendo uma verdadeira desconstrução de sua imagem.
Vejo empresas que alteram produtos de sucesso, embalagens vencedoras, slogans e logomarcas, sem nenhuma necessidade, só para satisfazer o ego de publicitários.
Vejo pessoas mudando de emprego simplesmente porque estão há alguns anos na mesma empresa e mudam para um emprego pior, onde terão que recomeçar sua carreira.
Vejo pessoas que mudam até de profissão e com isso não permitem que o mercado as reconheçam. Mudam por mudar. Mudam por não pensar com a própria cabeça.
Antes de mudar, pense se você realmente deseja aquela mudança e se ela deve ser feita. Não acredite em mudar por mudar. Não vá pela conversa dos outros, pois a vítima será sempre você.
Pense nisso. Sucesso!
O antropólogo Luiz Marins, mais conhecido como Professor Marins, é um dos mais conhecidos e populares palestrantes e consultores do Brasil e colaborador fixo da AutoMOTIVO.
Perguntas relativas ao assunto podem ser encaminhados ao e-mail:
consultores@revistaautomotivo.com.br