Pick-up grande da Toyota será lançada nos Estados Unidos
Apesar do grande número de fãs brasileiros da pick-up Tundra, a Toyota não pretende apresentá-la ao mercado brasileiro. Segundo a montadora, o consumidor brasileiro possui uma linha de produtos extensa de luxo que o atende dentro das necessidades atuais. Atualmente a Toyota só comercializa a Hilux no Brasil, o que parece ser o suficiente, já que a mesma está no 5º lugar no ranking das pick-ups mais vendidas, com cerca de 15 mil unidades até junho de 2013.
Mesmo com este cenário, é importante que o empresário brasileiro conheça os lançamentos internacionais. Até porque, o mercado sinaliza que o que hoje é tendência internacional, será fato nos veículos nacionais em breve. Por isso apresentamos a última versão da Pick-up Tundra, apresentada oficialmente no início deste ano e com previsão de estreia em setembro nos Estados Unidos.
Totalmente redesenhada por dentro e por fora, segundo a Toyota, a Tundra 2014 é uma evolução da pick-up vendida até aqui no mercado norte-americano, e para chegar ao resultado final fez questão de ouvir a opinião dos clientes. A atual geração da pick-up, da marca japonesa, foi lançada há sete anos e deverá ser substituída para competir com concorrentes renovadas. Além do design, as novidades estão na lista de equipamentos.
Na parte frontal uma ampla grade, cromada em algumas versões. Além disso, vários outros itens mudam na dianteira, como para-choques e faróis. Na lateral as rodas foram redesenhadas e podem ser de 20 polegadas. As caixas de roda também sofreram alterações, assim como o spoiler traseiro. Ainda na parte traseira, são novas as lanternas e a tampa da caçamba. Por dentro, também há mudanças, como novos bancos, novo painel de instrumentos, câmera de ré e conexão Bluetooth como itens de série. Destaque para a cobertura em aço escovado de algumas peças e detalhes em madeira.
A Tundra foi “atualizada” para ficar frente às já repaginadas concorrentes: Chevrolet Silverado, a GMC Sierra, a Ram 1500 e a nova Ford F-150 baseada no conceito Atlas.
Para atender a todos os perfis de consumidores, serão oferecidas cinco opções de acabamento e equipamentos, a SR, SR5, Limited, Platinum e 1794 Edition, esta última para encarar a F-150 King Ranch, equipada com GPS, detalhes na cor marrom e monitor de ponto cego com alerta de tráfego traseiro.
Outros equipamentos encontrados nas demais versões da pick-up são a tela multifuncional de 3,5 polegadas no quadro de instrumentos e sistema de som com 12 alto-falantes, este último, opcional. Serão oferecidas três opções de motores, já a transmissão é sempre automática, com cinco ou seis velocidades, dependendo da versão.
O menor motor é um 4.0 V6 de 273 cv e torque de 38,34 kgfm, seguido do V8 4.6 de 314 cv e torque de 45,17 kgfm. O mais potente também é um V8, mas de 5,7 litros, com 386 cv e torque de 55,37 kgfm. As vendas começam em setembro, os preços ainda não foram divulgados. A versão atual é comercializada atualmente nos valores: US$ 25.355 (R$ 51.500) e vão a US$ 48.070 (R$ 97.600).
Por: Denise Andrade
Fotos: Divulgação