Medida é válida apenas para Europa, Estados Unidos e China
A Volkswagen divulgou que venderá apenas carros elétricos a partir de 2035. A medida será válida para os mercados europeu, estadunidense e chinês. Já a América do Sul e África deverão esperar um pouco mais para ter apenas veículos eletrificados. Vale ressaltar que outras montadoras também só venderão automóveis deste porte nas próximas décadas.
Com isso, a companhia seguirá as regras da União Europeia, em que estabelece redução de 100% das emissões de gases nocivos ao meio ambiente até 2035. A fabricante alemã também informou que pretende ter 70% de participação de mercado nas vendas de carros elétricos até 2030. Atualmente, a marca oferece ID.3 e o ID.4, inclusive já trabalha em uma versão esportiva para estes modelos.
Já para os países africanos e sul-americanos essa medida de não vender mais veículos a combustão deve levar mais tempo, uma vez que a marca não enxerga esta região com infraestrutura suficiente para carros deste porte. Contudo, para o mercado brasileiro a empresa tem planos de lançar seis modelos por aqui até 2027. Além disso, a companhia defende a utilização do etanol para gerar a eletricidade em carros com células de combustível, semelhante ao projeto da Nissan com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN.
Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de maio, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.