Home / Veículos / Carros / Volkswagen terá centro de pesquisa de biocombustíveis no Brasil

Volkswagen terá centro de pesquisa de biocombustíveis no Brasil

Segundo a marca, essa tecnologia será complementar aos carros elétricos e híbridos

Até 2030 os biocombustíveis no Brasil devem suprir 72% da demanda local de combustíveis

A Volkswagen informou que terá um centro de pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias baseadas em biocombustíveis no país. Com isso, a fabricante alemã irá criar soluções com novos combustíveis biodegradáveis e, também, com etanol para no futuro os carros da empresa serem carbono neutro. Essas inovações serão complementares aos modelos híbridos e elétricos.

10 acessórios indispensáveis para o novo VW Nivus. Veja o vídeo!

“Sediar aqui no Brasil o novo Centro de P&D para etanol e outros biocombustíveis nos coloca em evidência no mundo Volkswagen. Poder liderar, desenvolver e exportar soluções tecnológicas a partir do uso da energia limpa dos biocombustíveis se caracteriza como uma estratégia complementar às motorizações elétrica, híbrida e à combustão a mercados emergentes é um reconhecimento enorme para a operação na América Latina. Vamos atuar em parceria com Governo, universidades e a agroindústria para que possamos trabalhar com o que há de melhor para o futuro da mobilidade”, detalha Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

Como o Brasil ainda é um país que carece de infraestrutura para veículos elétricos, essas novas tecnologias baseadas em biocombustíveis devem ser uma solução a curto e médio prazo. Além do fator infraestrutura, a marca enxerga em mercados emergentes que o nível de renda local também deve fazer com que os carros elétricos demorem a chegar por aqui com um preço acessível, o que a faz buscar novidades para neutralizar as emissões de carbono nesta região.

Modelos elétricos serão menos competitivos em curto e médio prazo no Brasil

Essa medida tomada pela marca vem de encontro com um estudo publicado pelo World Wildlife Fund (WWF), que mostra que até 2030 os biocombustíveis no Brasil devem suprir 72% da demanda local de combustíveis. É importante lembrar que atualmente o país tem apenas 1,2% do território sendo utilizado para o cultivo da cana-de-açúcar e 0,8% para produção de etanol da cana ou do milho. Deste montante, 92% do cultivo de cana-de-açúcar está no centro-sul do país e os 8% restantes estão na região Nordeste. Isso significa para o meio ambiente que estas áreas cultivadas estão a quase dois mil quilômetros da Amazônia, ou seja, sem a necessidade de desmatar a floresta.

Outra empresa que desenvolve tecnologias a base de biocombustíveis é a Nissan, que inclusive já mostrou um protótipo que é capaz de andar com etanol e ter zero emissões de poluentes.

Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de maio, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo