Primeiro modelo a seguir essa estratégia será o Tiguan, que será lançado na Europa em 2023
Segundo a revista alemão Auto Motor und Sport, a Volkswagen venderá apenas carros com transmissão automática a partir de 2030 na Europa. O primeiro modelo a seguir essa estratégia será o Tiguan, que será lançado no mercado europeu em 2023. No Brasil ainda não há nenhuma informação sobre o fim do câmbio manual.
10 acessórios indispensáveis para o novo VW Nivus. Veja o vídeo!
Outro modelo que seguirá esse plano será o Passat, que deve ser apresentado oficialmente no mesmo ano que o crossover. É importante dizer que essa medida está ligada diretamente com a estratégia de eletrificação de toda linha da marca alemã, uma vez que em 2030 a empresa deve oferecer apenas carros elétricos no mercado europeu.
Acessórios para o VW T-CROSS! Saiba como deixar o seu muito mais equipado! Veja o vídeo!
Portanto, como os veículos eletrificados não utilizam câmbio manual, mas sim apenas uma transmissão redutora, não fará sentido a montadora europeia continuar a produzir o câmbio manual. Além da Volkswagen, a Mercedes-Benz já havia tomado essa decisão há alguns anos.
Em relação ao mercado brasileiro, não há nenhuma informação que a marca irá adotar essa medida no país nos próximos anos. Contudo, a empresa já vende o T-Cross, Taos, Amarok e Nivus apenas com transmissão automática por aqui. Já os modelos de entrada como o Gol, Voyage, Fox, Polo e Virtus todos são oferecidos com uma versão com câmbio manual.
Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de Agosto, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.