SUV médio tem motor de 1.3 litro turbo e com um elétrico, que juntos rendem 240 cv
A Jeep já começou a vender o Compass 4xe híbrido no Brasil por R$ 349.990. O crossover, que será posicionado acima da configuração S, ganhou uma tonalidade de azul nas logomarcas da empresa e da versão. O crossover também contará com equipamentos exclusivos e será equipado com motor 1.3 litro turbo com um outro elétrico, que juntos entregam 240 cv.
O que não mudou – Visualmente não há mudanças profundas. Portanto, segue com o padrão que consagrou o Compass no Brasil e no mundo. Dito isso, a versão híbrida traz alguns equipamentos já conhecidos como painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, carregador de smartphone por indução, sete airbags, teto solar panorâmico Command View, além de piloto automático adaptativo, frenagem autônoma com reconhecimento de pedestres, ciclistas e veículos, sistema de reconhecimento de placas de trânsito, detector de fadiga do motorista, park assist, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa e monitoramento de pontos cegos. Diferente do modelo pernambucano, o modelo 4Xe é feito em Melfi, na Itália.
O que há de novo – Se não houve mudanças no design, a Jeep colocou novos equipamentos no Compass 4xe. O crossover passa a contar com câmera de 360º, sistema de som premium da Alpine com 8 alto-falantes, subwoofer e 506 Watts de potência além do sistema Adventure Intelligence com a Alexa da Amazon, que também está presente no Commander. Esse sistema permite ao motorista pesquisar pontos de recarga para o modelo plugin diretamente na central multimídia. Vale lembrar que aplicativos gratuitos no celular fazem a mesma função.
O utilitário esportivo também poderá ser comprado com as novas cores azul Shade, branco Alpine, prata Glacier e Black. As rodas de liga leve de 19 polegadas receberam um acabamento exclusivo na tonalidade preta.
Mecânica – O novo Jeep Compass 4xe híbrido vem equipado com um motor de 1.3 litros turbo a gasolina que entrega 180 cv a 5.750 rpm com torque de 27,5 kgfm a 1.750 rpm. Esse propulsor ainda conta com sistema eletro hidráulico MultiAir III, com um eixo para as válvulas de escape e motor gerador auxiliar acoplado para gerar energia aos sistemas elétricos. Além disso, tem um trem de força elétrico no eixo traseiro colocado na transversal, que entrega 60cv e tem torque de 25kgfm. Juntos os dois motores entregam a potência de 240 cv.
Por ser um híbrido plug-in, o crossover pode utilizar apenas o propulsor elétrico para rodar. Por conta disso, tem bateria de 11,4 kWh e uma autonomia no modo elétrico de 44 km. Em uma Wallbox de 7,4 kw, que será comercializada pela Jeep em parceria com a Weg, será possível carregar as baterias em 1,6 h. Já em uma tomada padrão pode levar até 4h.
Mesmo com as baterias o modelo não teve alterações nas dimensões. Desta forma, segue com 4.404 mm de comprimento, 2.636 mm de entre eixos, 1.645 de altura e 1.819 mm de largura. A capacidade do porta-malas é de 420 litros e do tanque de combustível é de 36,5 litros.
Segundo a Jeep o novo Compass 4xe pode cumprir de zero a 100 km/h em 6,8 segundos e atingir a velocidade máxima de 206 km/h. O consumo no trecho urbano é de 25,4 km/l e de 24,2 km/l na estrada, além de ter autonomia no modo híbrido de 927 km.
Outra novidade são os três modos de condução. O motorista tem a opção de utilizar o modo híbrido, que privilegia o motor elétrico, mas aciona o motor a combustão atrás de algoritmos para conferir mais eficiência na direção. Já o modo elétrico utiliza 100% o motor elétrico que pode atingir a velocidade máxima de até 130 km/h. Por fim, tem a opção E-Save que prioriza a recarga da bateria, com a utilização do motor a gasolina sendo ideal quando as baterias do elétrico estão em níveis muito baixos.
Concorrentes – Pelo preço o Jeep Compass 4xe terá como concorrentes o Toyota Rav4 Hybrid, Volvo XC60 e o recém-lançado Lexus NX 350h. Já no futuro pode ganhar os rivais Kia Sportage e Caoa Chery Tiggo 8 Pro híbrido, que podem chegar ao Brasil ainda neste ano. Em relação às versões híbridas do Toyota Corolla Cross, um rival direto nas configurações a combustão, não devem rivalizar diretamente, uma vez que são mais baratas do que o crossover da Jeep e apenas com tração 4×2. Para uma mudança de chave na linha Jeep o Compass é um bom começo e sua tecnologia pode se nacionalizar aqui com o tempo.
Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de abril, nas redes sociaise também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.