O Salão de Shanghai, que encerrou no final do mês de maio, se tornou um dos mais importantes do mundo. Isso porque reflete a atual situação do mercado chinês, que este ano pode chegar aos 20 milhões de automóveis vendidos (incluindo comerciais leves, caminhões e ônibus).
No Salão, além dos modelos já conhecidos e comercias, também foram apresentados lançamentos e protótipos, mostrando o quão atrativo está o consumidor chinês e que as Marcas estão de olho na classe média.
O que se pôde perceber, foi a predominância de SUV’s, crossovers e modelos esportivos, deixando um pouco de lado os sedans mais baratos e econômicos. Assim como no Brasil, com dinheiro disponível no bolso para comprar automóveis, a classe média aumentou nos últimos anos e enriqueceu. As montadoras enxergaram esse crescimento e investiram neste consumidor que quer cada vez mais se aproximar do público de alto padrão.
O Mercedes-Benz GLA é o novo SUV compacto da marca alemã, irmão do CLA e do Classe A. Como inovação ele traz faróis a laser, que podem projetar de filmes a traçados do GPS. O modelo é um dos cogitados para ser fabricado no Brasil, se a montadora retomar a produção local de automóveis.
O Citroën DS Wild Rubis encheu os olhos de quem visitou o Salão de Shanghai. Sua pintura especial destaca de forma diferente as linhas ousadas do carro, conforme a incidência de luz. O modelo é descrito pela fabricante como uma verdadeira joia, um rubi selvagem, como diz seu nome. O Wild Rubis é um híbrido plug-in (a bateria pode ser recarregada em tomada comum). Juntos, o motor a combustão 1.6 THP e o elétrico somam 295 cv. O SUV tem tração nas quatro rodas.
A BMW não economizou nos vincos para desenvolver o novo X4 Concept. O ainda protótipo será o novo modelo da linha X, que será produzido nos Estados Unidos a partir do ano que vem. Ele vai servir de base para a renovação de toda a linha de crossovers da marca. O X4 Concept tem 4,6 m de comprimento, 2,8 m de distância entre-eixos, 1,91 m de altura e 1,62 m de largura. As rodas de liga leve são de 21 polegadas e bicolores.
A Lamborghini expôs uma nova versão do Aventador 720-4, em comemoração aos 50 anos da marca. O carro tem 720 cavalos, sendo 20 cavalos mais potente que o Aventador LP 700-4, e vai de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos.
Apenas 200 unidades deste modelo, que tem estrutura de fibra de carbono, motor de doze cilindros e tração nas quatro rodas, serão lançadas nesta edição especial de aniversário, sendo 100 cupês e 100 roadsters.
A Maserati reservou para o Salão de Shanghai a apresentação do novo Ghibli. A ideia da marca italiana é que ele seja um sedan de entrada para concorrer com Mercedes-Benz Classe E, BMW Série 5 e Audi A6. Com a ajuda deste modelo, a Maserati quer elevar as vendas anuais para 50 mil unidades.
O modelo chega ao Brasil já no fim deste ano, de acordo com o portal de notícias G1. O carro é equipado com motor 3.0 V6 a diesel, que desenvolve 275 cavalos de potência e 61,18 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,3 segundos.
A Honda utilizou o Salão de Shanghai como palco para a apresentação do Concept M, anunciado anteriormente. Este conceito de minivan antecipa um modelo exclusivo para o mercado chinês. Seu design é constituído por linhas futuristas. A minivan promete novos patamares de atributos para passageiros, com muito espaço interno e conforto. Na parte frontal, o destaque fica com a ampla grade ao lado dos faróis de LED posicionados quase na horizontal.
Outros destaques do salão:
Por: Denise Andrade
Equipe: Divulgação